Sporting está no pódio dos melhores clubes de formação (com Benfica à porta)

Patricia De Melo Moreira / AFP

O Ajax é o clube com mais jogadores da sua formação a atuar nas 31 principais divisões europeias. O Sporting surge no terceiro posto, Benfica no oitavo e FC Porto no 16.º.

O Observatório do Futebol lançou, esta segunda-feira, o ranking dos clubes cujas academias mais jogadores lançaram nas atuais divisões do top-31 da UEFA.

O ranking é liderado pelo Ajax, clube holandês que desde sempre foi conhecido pela sua academia.

Na última década, o emblema de Amesterdão produziu talentos como Thomas Vermaelen, Jan Vertonghen, Toby Alderweireld, Christian Eriksen, Daley Blind, Davy Klaassen, Justin Kluivert, Donny Van de Beek, entre outros. O Ajax formou 81 jogadores que estão ativos nestes campeonatos europeus.

No segundo posto surge o Shakhtar Donestk, da Ucrânia, clube que também é muito forte na vertente da formação de atletas. O clube ucraniano é também uma ativa ponte de passagem para jovens jogadores brasileiros, como Willian ou Douglas Costa. O Shakhtar formou 75 atletas que competem nestas mesmas ligas.

O Sporting CP completa o pódio, com 70 futebolistas formados. Dínamo Zagreb e Dínamo Kiev partilham o terceiro posto com os lisboetas, com o mesmo número de jogadores formados nas suas academias.

O Benfica não anda longe dos lugares cimeiros, surgindo no oitavo lugar, com 60 atletas formados. O FC Porto, por sua vez, surge apenas no 16.º lugar, com 45 jogadores ‘nascidos’ no Dragão.

O Observatório do Futebol também desenvolveu um ranking com base no índice de treino — em que é considerado o número de jogadores formados consoante o nível desportivo do clube, assim como a percentagem dos que se tornaram profissionais, explica o Record. Quanto mais novos os jogadores, mais pesa no ranking.

Mais uma vez, o Ajax domina este ranking, com os ‘leões’ a surgirem agora no segundo lugar. O Real Madrid fecha o pódio, o Benfica é quinto e o FC Porto surge no 17.º posto.

Se apenas se tiver em consideração o top-5 das ligas europeias (Premier League, La Liga, Serie A, Bundesliga e Ligue 1), o Real Madrid é líder isolado, seguido por Barcelona e Paris Saint-Germain.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.