Sporting é quem coloca mais jogadores formados nas “Big 5”

(dr) Wolves

João Moutinho, jogador agenciado por Jorge Mendes.

O Sporting CP é o clube português que mais jogadores da sua academia coloca, de momento, nas cinco principais ligas europeias. O SL Benfica destaca-se com a pontuação máxima do coeficiente CIES.

O Observatório do Futebol (CIES) analisou os clubes cujos jogadores da formação jogam nas equipas das 31 primeiras divisões do futebol europeu. Para um atleta ser considerado formado num determinado clube, teve de lá estar pelo menos três épocas, entre os 15 e os 21 anos.

Em Portugal, o Sporting CP é o clube que mais jogadores de formação coloca nas principais ligas do futebol europeu, conhecidas como ‘Big 5’: Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França. De momento, há 19 jogadores formados em Alcochete a jogar nas cinco maiores ligas do continente.

Por sua vez, o SL Benfica conta com 15 jogadores, enquanto o FC Porto conta com 12.

O Real Madrid lidera nesta vertente, com 43 jogadores formados no clube a jogarem atualmente nos principais campeonatos europeus.

Se tivermos em conta todas as 31 divisões de topo da UEFA, é o Partizan Belgrado que se destaca. O emblema sérvio tem 85 jogadores formados no clube a jogarem nestes campeonatos. Segue-se o Ajax, com 77 atletas, e o Dínamo Zagreb, com 71.

Novamente, o Sporting é o clube português com a melhor classificação neste capítulo. Os ‘leões’ contam com 56 jogadores formados na sua academia no ativo.

Através do coeficiente CIES (critério de idade, número de partidas jogadas e nível da competição), o Observatório do Futebol atribui ao SL Benfica a melhor classificação. O emblema da Luz soma 81,3 pontos, superando o Sporting (70,8) e o FC Porto (47,3).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.