Sporting indignado: Liga de clubes proíbe “expelir fumo ou saliva na zona técnica”

A Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) aprovou, esta segunda-feira, a proibição do “uso de expressões ou gestos ameaçadores ou indignos”, bem como “expelir fumo ou saliva” na zona técnica.

A proposta de alteração ao artigo 136.º-A do Regulamento Disciplinar, apresentada pelo Benfica, define o “uso de expressões ou gestos ameaçadores ou indignos” nas áreas técnicas, descrevendo agora “revelador de indignidade agravada o ato de fumar na zona técnica, incluindo cigarros eletrónicos, e expelir fumo ou outras substâncias, tais como saliva, na direção de dirigentes, jogadores ou quaisquer outros agentes desportivos”.

A proposta foi aprovada com quatro votos a favor e 36 abstenções, tendo merecido a contestação do representante do Sporting.

Isto é uma palhaçada, uma indignidade, que recebeu apenas a proposta favorável de Benfica, Arouca, Vitória de Setúbal e Famalicão. Temos votos contra de Sporting e FC Porto, todos os outros assobiaram para o ar e abstiveram-se. Considero que isto é uma perseguição ao nosso presidente, Bruno de Carvalho, e esta aberração terá consequência jurídicas nos locais próprios”, afirmou o dirigente ‘leonino’ Bruno Mascarenhas.

A discussão da versão final do Regulamento Disciplinar – que inclui as propostas apresentadas pela direção da LPFP e incorpora as apresentadas pelos clubes – começou a 29 de maio e terminou esta segunda-feira, às 17h15, na sede da Liga.

Depois do final do jogo da 10.ª jornada da I Liga de futebol, a 6 de novembro, que os leões venceram por 3-0, Bruno de Carvalho e Carlos Pinho desentenderam-se na zona dos balneários, levando mesmo à intervenção dos ‘stewards’ e da PSP.

Na altura, o clube arouquense acusou o dirigente leonino de cuspir no seu presidente. Por sua vez, o diretor de comunicação dos leões, Nuno Saraiva, reagiu às acusações, garantindo que Bruno de Carvalho estava a fumar um cigarro eletrónico e que a única coisa que saiu da sua boca foi vapor.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Pois, se há uma coisa onde realmente não me revejo minimamente é na forma alucinada como muitos vivem o futebol. Para mim futebol é apenas um desporto, à volta do qual infelizmente gravitam muitas coisas más e que estão para além do desporto… entre algumas dessas coisas más estão a maioria das claques, o comportamento de muitos adeptos, e grande parte da classe dirigente, pelo menos daquela que vai tendo mais visibilidade.
    O nível intelectual desta gente vê-se agora neste comunicado, onde se lê: “… expelir fumo ou outras substâncias…”. Então quer dizer que agora nas áreas técnicas não se vai poder respirar? É que cada vez que o fazemos expelimos uma grande quantidade de substâncias, nomeadamente H2O, N2, O2, CO2, só para citar as mais importantes.
    O conjunto desta gente é um forte candidato a ganhar o prémio da maior miséria intelectual!

  2. Sentem-se indignados pela aprovação, mas não se sentem indignados pelas repetidas acções indignas de um suposto presidente. Assim vai o Sporting. Simplesmente vergonhoso!

  3. Coitadinho do pequeno líder ex-gordo (mais conhecido por trinca-bolotas), agora já não vai poder cuspir em ninguém. É uma verdadeira injustiça; não há direito.

  4. Respirar pode -se mas acho bem que seja proibido o fumo e o peido quer na sua versão ruidosa quer na versão cínica conhecida por bufa.

  5. Já agora porque não proibir armar barulho em casa alheia «caso do senhor presidente do Arouca» ou de assaltos a estádios, «caso dos adeptos benfiquistas em Guimarães», tudo isto parece ser bem mais grave e ser aqui a origem dos conflitos, esta medida agora tomada é tão mesquinha e tão provida de imbecilidade como aqueles que a propuseram e aprovaram embora evidentemente havendo provas de ofensa seja por quem for e onde for a justiça existe para as punir, ou pelo menos assim deveria ser!.

RESPONDER

Planetas anormalmente gigantes detetados a orbitar uma estrela jovem

Investigadores identificaram uma jovem estrela com quatro planetas do tamanho de Júpiter e de Saturno em órbita, a primeira vez que tantos enormes planetas foram detetados num sistema tão jovem. O sistema também quebrou o recorde …

Diminuição de insetos tem efeitos "inimagináveis" para os seres humanos

A diminuição do número de insetos é um problema muito mais grave do que se julgava. Nova investigação afirma que essa diminuição põe em causa cadeia alimentar e traz "consequências inimagináveis para os seres humanos". O …

Cientistas confirmam que os eletrões são perfeitamente redondos

Com uma precisão sem precedentes, cientistas mediram a forma da carga de um eletrão confirmando que é extremamente redonda. O resultado apoia o Modelo Padrão das Partículas Física e força a revisão de várias teorias …

Morte de Khashoggi foi um "erro monumental". Riade diz não saber do corpo

Em entrevista à Fox News, o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Adel al-Jubeir, afirmou neste domingo não saber onde se encontra o corpo do jornalista Jamal Khashoggi, considerando que a sua morte foi um "erro monumental". …

Médicos voltam a integrar Conselho Nacional de Saúde após renúncia do presidente

A Ordem dos Médicos decidiu voltar a integrar o Conselho Nacional de Saúde, após a renúncia ao cargo do atual presidente do organismo, disse à agência Lusa o bastonário. De acordo com Miguel Guimarães, o Conselho …

Numa vila turca, os muçulmanos têm rezado na direção errada durante décadas

Os muçulmanos de uma pequena aldeia no oeste da Turquia foram obrigados a ajustar as suas orações, depois de descobrirem que estavam a rezar na direção errada durante décadas.  A descoberta partiu do imã Isa Kaya, …

Há um superaglomerado de galáxias escondido no Universo primitivo

É a maior estrutura astronómica alguma vez conhecida do antigo Universo. As evidências sugerem que a sua massa seja equivalente às maiores estruturas encontradas no Universo atual. A equipa de investigadores, liderada por Olga Cucciati, do …

Trump anuncia saída dos EUA de tratado nuclear com a Rússia

Os Estados Unidos vão retirar-se de um tratado sobre armas nucleares assinado com a Rússia durante a Guerra Fria, anunciou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, acusando Moscovo de violar o acordo “há muitos anos”. “A …

Os portugueses têm menos filhos do que gostariam

A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa. Mónica Ferro, que neste …

"Piranha" da era dos dinossauros aterrorizou os mares do Jurássico

Uma nova espécie de peixe, semelhante a uma piranha e que viveu há 150 milhões, no tempo dos dinossauros, é descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Current Biology. O peixe ósseo tinha dentes como …