Sporting indignado: Liga de clubes proíbe “expelir fumo ou saliva na zona técnica”

A Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) aprovou, esta segunda-feira, a proibição do “uso de expressões ou gestos ameaçadores ou indignos”, bem como “expelir fumo ou saliva” na zona técnica.

A proposta de alteração ao artigo 136.º-A do Regulamento Disciplinar, apresentada pelo Benfica, define o “uso de expressões ou gestos ameaçadores ou indignos” nas áreas técnicas, descrevendo agora “revelador de indignidade agravada o ato de fumar na zona técnica, incluindo cigarros eletrónicos, e expelir fumo ou outras substâncias, tais como saliva, na direção de dirigentes, jogadores ou quaisquer outros agentes desportivos”.

A proposta foi aprovada com quatro votos a favor e 36 abstenções, tendo merecido a contestação do representante do Sporting.

Isto é uma palhaçada, uma indignidade, que recebeu apenas a proposta favorável de Benfica, Arouca, Vitória de Setúbal e Famalicão. Temos votos contra de Sporting e FC Porto, todos os outros assobiaram para o ar e abstiveram-se. Considero que isto é uma perseguição ao nosso presidente, Bruno de Carvalho, e esta aberração terá consequência jurídicas nos locais próprios”, afirmou o dirigente ‘leonino’ Bruno Mascarenhas.

A discussão da versão final do Regulamento Disciplinar – que inclui as propostas apresentadas pela direção da LPFP e incorpora as apresentadas pelos clubes – começou a 29 de maio e terminou esta segunda-feira, às 17h15, na sede da Liga.

Depois do final do jogo da 10.ª jornada da I Liga de futebol, a 6 de novembro, que os leões venceram por 3-0, Bruno de Carvalho e Carlos Pinho desentenderam-se na zona dos balneários, levando mesmo à intervenção dos ‘stewards’ e da PSP.

Na altura, o clube arouquense acusou o dirigente leonino de cuspir no seu presidente. Por sua vez, o diretor de comunicação dos leões, Nuno Saraiva, reagiu às acusações, garantindo que Bruno de Carvalho estava a fumar um cigarro eletrónico e que a única coisa que saiu da sua boca foi vapor.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Pois, se há uma coisa onde realmente não me revejo minimamente é na forma alucinada como muitos vivem o futebol. Para mim futebol é apenas um desporto, à volta do qual infelizmente gravitam muitas coisas más e que estão para além do desporto… entre algumas dessas coisas más estão a maioria das claques, o comportamento de muitos adeptos, e grande parte da classe dirigente, pelo menos daquela que vai tendo mais visibilidade.
    O nível intelectual desta gente vê-se agora neste comunicado, onde se lê: “… expelir fumo ou outras substâncias…”. Então quer dizer que agora nas áreas técnicas não se vai poder respirar? É que cada vez que o fazemos expelimos uma grande quantidade de substâncias, nomeadamente H2O, N2, O2, CO2, só para citar as mais importantes.
    O conjunto desta gente é um forte candidato a ganhar o prémio da maior miséria intelectual!

  2. Sentem-se indignados pela aprovação, mas não se sentem indignados pelas repetidas acções indignas de um suposto presidente. Assim vai o Sporting. Simplesmente vergonhoso!

  3. Coitadinho do pequeno líder ex-gordo (mais conhecido por trinca-bolotas), agora já não vai poder cuspir em ninguém. É uma verdadeira injustiça; não há direito.

  4. Respirar pode -se mas acho bem que seja proibido o fumo e o peido quer na sua versão ruidosa quer na versão cínica conhecida por bufa.

  5. Já agora porque não proibir armar barulho em casa alheia «caso do senhor presidente do Arouca» ou de assaltos a estádios, «caso dos adeptos benfiquistas em Guimarães», tudo isto parece ser bem mais grave e ser aqui a origem dos conflitos, esta medida agora tomada é tão mesquinha e tão provida de imbecilidade como aqueles que a propuseram e aprovaram embora evidentemente havendo provas de ofensa seja por quem for e onde for a justiça existe para as punir, ou pelo menos assim deveria ser!.

RESPONDER

Sair das redes sociais não garante privacidade

Uma pessoa que saia das redes sociais não tem garantia de privacidade porque os amigos que lá deixou continuam a permitir prever com alguma certeza as suas atividades, segundo um estudo científico. A investigação da equipa …

Hotel condenado a pagar 19 milhões por discriminação religiosa a funcionária despedida

Quando foi contratada pelo hotel Conrad, Marie Jean fez um acordo: não trabalharia ao domingo, para cumprir os seus compromissos religiosos na igreja Bethel Baptist. Marie Jean Pierre era uma imigrante a tentar ganhar a vida …

"Alpinista de biquiní' morre de hipotermia após queda em desfiladeiro

Famosa pelos seus passeios em biquíni pelas montanhas, Gigi Wu caiu de um desfiladeiro e morreu de hipotermia no Parque Nacional Yu Shan, em Taiwan. Gigi Wu, de 36 anos, apelidada de "alpinista de biquíni" pelos …

Crimes de Vale e Azevedo no Benfica prescreveram

O Tribunal da Relação de Lisboa considerou prescritos os crimes de que o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo estava acusado, relativos ao desvio de dinheiro dos direitos televisivos do clube, disse esta terça-feira …

Suspensão de voos em Gatwick devido aos drones custou quase 17 milhões à easyJet

A transportadora aérea easyJet informou que os custos devido à suspensão da operação em Gatwick, um dos aeroportos que serve Londres, devido à presença de drones, chegou quase aos 17 milhões de euros. Em comunicado enviado …

Passageiro alcoolizado desviou um avião na Rússia

Um avião de passageiros que voava da Sibéria para Moscovo foi desviado por um passageiro que alterou a rota prevista, obrigando-o a aterrar no Afeganistão. O homem estaria alcoolizado e já foi detido. A Associated Press, …

Santana desafia partidos a falar sobre coligações antes das legislativas

O presidente do partido Aliança, Pedro Santana Lopes, desafiou os líderes partidários a dizerem antes das eleições legislativas deste ano se querem alguma coligação pós-eleitoral e com que partidos. Uma coligação pré-eleitoral dos partidos do centro-direita …

Polícia prende cinco suspeitos da morte de Marielle

A operação Os Intocáveis, desencadeada nesta manhã em áreas controladas por milícias do Rio de Janeiro, prendeu cinco suspeitos do envolvimento nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. São integrantes de uma …

Centeno não estará no próximo Governo "para não ter de gerir as consequências" das políticas adotadas

Daniel Bessa, antigo ministro da Economia de António Guterres, alerta que as contas públicas estão "por arames", considerando que Mário Centeno, que lidera a pasta das Finanças no atual Executivo socialista, não fará parte de …

Cientista que criou bebés geneticamente modificados foi despedido

O cientista chinês He Jiankui, que anunciou a criação da primeira modificação genética de bebés, foi acusado pelo Governo chinês de driblar a fiscalização e de quebrar as diretrizes em busca de fama e fortuna. Esta …