Sporting indignado: Liga de clubes proíbe “expelir fumo ou saliva na zona técnica”

A Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) aprovou, esta segunda-feira, a proibição do “uso de expressões ou gestos ameaçadores ou indignos”, bem como “expelir fumo ou saliva” na zona técnica.

A proposta de alteração ao artigo 136.º-A do Regulamento Disciplinar, apresentada pelo Benfica, define o “uso de expressões ou gestos ameaçadores ou indignos” nas áreas técnicas, descrevendo agora “revelador de indignidade agravada o ato de fumar na zona técnica, incluindo cigarros eletrónicos, e expelir fumo ou outras substâncias, tais como saliva, na direção de dirigentes, jogadores ou quaisquer outros agentes desportivos”.

A proposta foi aprovada com quatro votos a favor e 36 abstenções, tendo merecido a contestação do representante do Sporting.

Isto é uma palhaçada, uma indignidade, que recebeu apenas a proposta favorável de Benfica, Arouca, Vitória de Setúbal e Famalicão. Temos votos contra de Sporting e FC Porto, todos os outros assobiaram para o ar e abstiveram-se. Considero que isto é uma perseguição ao nosso presidente, Bruno de Carvalho, e esta aberração terá consequência jurídicas nos locais próprios”, afirmou o dirigente ‘leonino’ Bruno Mascarenhas.

A discussão da versão final do Regulamento Disciplinar – que inclui as propostas apresentadas pela direção da LPFP e incorpora as apresentadas pelos clubes – começou a 29 de maio e terminou esta segunda-feira, às 17h15, na sede da Liga.

Depois do final do jogo da 10.ª jornada da I Liga de futebol, a 6 de novembro, que os leões venceram por 3-0, Bruno de Carvalho e Carlos Pinho desentenderam-se na zona dos balneários, levando mesmo à intervenção dos ‘stewards’ e da PSP.

Na altura, o clube arouquense acusou o dirigente leonino de cuspir no seu presidente. Por sua vez, o diretor de comunicação dos leões, Nuno Saraiva, reagiu às acusações, garantindo que Bruno de Carvalho estava a fumar um cigarro eletrónico e que a única coisa que saiu da sua boca foi vapor.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Pois, se há uma coisa onde realmente não me revejo minimamente é na forma alucinada como muitos vivem o futebol. Para mim futebol é apenas um desporto, à volta do qual infelizmente gravitam muitas coisas más e que estão para além do desporto… entre algumas dessas coisas más estão a maioria das claques, o comportamento de muitos adeptos, e grande parte da classe dirigente, pelo menos daquela que vai tendo mais visibilidade.
    O nível intelectual desta gente vê-se agora neste comunicado, onde se lê: “… expelir fumo ou outras substâncias…”. Então quer dizer que agora nas áreas técnicas não se vai poder respirar? É que cada vez que o fazemos expelimos uma grande quantidade de substâncias, nomeadamente H2O, N2, O2, CO2, só para citar as mais importantes.
    O conjunto desta gente é um forte candidato a ganhar o prémio da maior miséria intelectual!

  2. Sentem-se indignados pela aprovação, mas não se sentem indignados pelas repetidas acções indignas de um suposto presidente. Assim vai o Sporting. Simplesmente vergonhoso!

  3. Coitadinho do pequeno líder ex-gordo (mais conhecido por trinca-bolotas), agora já não vai poder cuspir em ninguém. É uma verdadeira injustiça; não há direito.

  4. Respirar pode -se mas acho bem que seja proibido o fumo e o peido quer na sua versão ruidosa quer na versão cínica conhecida por bufa.

  5. Já agora porque não proibir armar barulho em casa alheia «caso do senhor presidente do Arouca» ou de assaltos a estádios, «caso dos adeptos benfiquistas em Guimarães», tudo isto parece ser bem mais grave e ser aqui a origem dos conflitos, esta medida agora tomada é tão mesquinha e tão provida de imbecilidade como aqueles que a propuseram e aprovaram embora evidentemente havendo provas de ofensa seja por quem for e onde for a justiça existe para as punir, ou pelo menos assim deveria ser!.

RESPONDER

Vulcão Kilauea provoca nuvem de gases ácidos e farpas de vidro

O vulcão Kilauea está a originar um novo perigo para a população da zona, devido às nuvens de gases ácidos, vapor e de partículas semelhantes ao vidro que estão a ser causadas pela chegada da …

Estudar música ou falar mais do que uma língua torna o cérebro mais eficiente

Uma equipa de cientistas do Centro de Cuidados Geriátricos de Baycrest, no Canadá, realizou uma investigação e concluiu que músicos bilingues têm um cérebro mais eficiente. Cientistas do Centro de Cuidados Geriátricos de Baycrest, no Canadá, …

Gel inteligente "caminha" e move objetos debaixo de água

Uma equipa de engenheiros criou um gel inteligente impresso em 3D capaz de caminhar debaixo de água, agarrar e mover objetos. O produto tem potencial em engenharia biomédica por ser semelhante a tecidos do corpo …

Ferramentas de madeira encontradas em Espanha eram de neandertais

Não é muito comum encontrarem-se na Europa ferramentas de madeira associadas a neandertais. Os instrumentos encontrados em Espanha têm cerca de 90 mil anos e as ferramentas de madeira descobertas em Itália têm cerca de …

600 anos e 4 terramotos: cientistas desvendam como é que a Torre de Pisa ainda continua em pé

Era um mistério que há anos intrigava engenheiros: como é que a Torre de Pisa consegue resistir a terremotos estando tão inclinada? Com 58 metros de altura, o campanário da catedral da cidade italiana de Pisa …

Descoberto primeiro asteróide extrassolar que se fixou no Sistema Solar

Cientistas descobriram o primeiro asteróide extrassolar que se fixou no Sistema Solar, na órbita de Júpiter, revela um estudo publicado esta segunda-feira. O "2015 BZ509", com origem fora do Sistema Solar, está 'aninhado' na órbita de …

"Não sejas malvado". Google apagou o seu popular lema do código de conduta

A gigante tecnológica eliminou do código de conduta que distribui aos seus funcionários o popular lema "Bon't Be Evil", "não sejas malvado", que fazia parte da cultura da empresa desde os anos 2000. O lema não …

Prisão preventiva para todos os agressores de Alcochete

O juiz de instrução criminal do Tribunal do Barreiro decretou, esta segunda-feira, a medida de coação de prisão preventiva a todos os 23 arguidos detidos na sequência das agressões na Academia do Sporting, em Alcochete. Num …

12 anos depois, nasceu o primeiro bebé na ilha onde é proibido nascer

Este fim de semana, uma brasileira deu à luz uma bebé, na remota ilha de Fernando de Noronha onde, por falta de de estrutura hospitalar, os nascimentos não são autorizados. O arquipélago Fernando Noronha, no Brasil, …

Sem-abrigo multados e detidos por pedirem esmola e dormirem na rua

O número de pessoas em situação de sem-abrigo que estão a ser multadas, condenadas e presas por mendigar ou dormir nas ruas é cada vez maior em Inglaterra e no País de Gales. Em relação a …