/

Sporting goleia Guimarães e iguala FC Porto

2

José Sena Goulão / Lusa

Um Sporting autoritário manteve-se hoje ‘colado’ ao FC Porto no topo da classificação da I Liga portuguesa de futebol, ao receber e golear o Vitória de Guimarães, por 5-1, em jogo da sétima jornada.

Depois de terem visto o FC Porto vencer o Belenenses por números folgados, os ‘leões’ não cederam e aplicaram a ‘chapa cinco’ aos vitorianos, graças a um ‘hat-trick’ de Slimani (12, 58 e 78 minutos) e golos de Téo Gutiérrez (24) e Adrien (60), tendo Josué atenuado o desaire minhoto (82).

Os ‘verde e brancos’ passam a somar os mesmos 17 pontos que os portistas, além de ficarem com cinco de vantagem sobre o Benfica, que viu o jogo com o União da Madeira ser adiado, enquanto o Vitória de Guimarães, que terminou reduzido a 10 elementos, por expulsão de Bouba Saré, aos 55 minutos, mantém-se próximo da ‘linha de água’.

O treinador ‘leonino’, Jorge Jesus, alterou quase meia equipa relativamente ao ‘onze’ que defrontou o Besiktas, fazendo regressar Ricardo Esgaio, Jefferson, Adrien, João Mário e Slimani, enquanto, do lado vimaranense, Sérgio Conceição optou por não fazer qualquer mudança na formação que iniciou o dérbi diante do Sporting de Braga.

O conjunto de Alvalade teve uma entrada de ‘rompante’ no jogo, concedendo pouquíssimo espaço aos vitorianos para sequer pensarem numa jogada de envolvimento e desde cedo se começou a perceber qual seria o desfecho da partida.

Já depois de Bryan Ruiz ter dado o primeiro aviso, Slimani correspondeu da melhor forma a um cruzamento de João Mário, na direita, e abriu o ativo, que, pouco depois, poderia ter dilatado não fosse a barra a negar as intenções de Téo Gutiérrez.

Contudo, o avançado colombiano acabaria mesmo concretizar o seu primeiro tento no campeonato, à passagem dos 25 minutos, aproveitando da melhor forma um erro de Montoya, que deixou o ex-River Plate na ‘cara’ de Douglas.

Sem conseguir encontrar uma fórmula para travar o ímpeto sportinguista, o Vitória esteve perto de sair para o intervalo com uma desvantagem ainda maior, só que Teo Gutiérrez chegou ligeiramente atrasado a um cruzamento ‘venenoso’ do recém-entrado Gelson Martins.

Nos primeiros instantes da etapa complementar, o árbitro Rui Costa lesionou-se e teve de ser substituído pelo quarto árbitro Hélder Malheiro, que, numa das primeiras ações no jogo, expulsou Bouba Saré, após uma entrada completamente despropositada do médio vimaranense sobre Gelson Martins.

Este seria o primeiro ‘travão’ a uma possível reação dos visitantes, já que, no espaço de dois minutos, o Sporting sentenciou a partida, primeiro por Slimani, novamente de cabeça, e depois por Adrien, que viu um livre por si apontado ser desviado na barreira e enganar Douglas.

A tímida resposta do Vitória de Guimarães, por Ricardo e Josué, pouco incomodou Rui Patrício, enquanto na baliza contrária Douglas via-se impotente para travar o ‘hat-trick’ de Slimani, que contabiliza agora cinco tentos no campeonato.

Josué acabaria por reduzir os números da pesada derrota forasteira, a oito minutos do fim, só que também o conjunto ‘leonino’ esteve perto de chegar à ‘meia-dúzia’, num cabeceamento ao lado de Aquilani.

Futebol 365

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.