Sporting sarou as feridas, está revigorado e fez as pazes com as claques

José Sena Goulão / Lusa

Artur Torres Pereira (E), presidente da Comissão de Gestão do Sporting, e Sousa Cintra (D) , presidente da SAD

O presidente da Comissão de Gestão do Sporting saiu em defesa das claques do clube, que se “demarcaram e condenaram os acontecimentos de Alcochete”, afirmando que cumprem a lei, ao contrário das claques do Benfica.

“Os Grupos Organizados de Adeptos (GOA) têm formalizado com o clube um protocolo que os identifica e caracteriza, explicitando os direitos e deveres de cada uma das partes, estão legalizadas junto do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e funcionam às claras, ao contrário do que sucede com o Benfica, que, apesar da legalização ser obrigatória desde 2009, não teve a decência de reconhecer, legalizar e responsabilizar os seus próprios GOA”, disse Torres Pereira, ladeado por Sousa Cintra, presidente da administração da SAD e por representantes das quatro claques do clube, Juventude Leonina, Diretivo Ultras XXI, Torcida Verde e Brigada Ultras.

Para o responsável pela Comissão de Gestão, as claques do clube “não só se demarcaram e condenaram o que passou em Alcochete como suspenderam alguns dos seus membros envolvidos”, ações que configuram “um exercício de responsabilidade e autorregulação”.

“Faz-me impressão que levantem essas questões em relação aos GOA do Sporting que cumprem a lei e aqui ao lado, no Benfica, não os reconhecem, não cumprem a lei e ninguém lhes aponta o dedo”, reiterou Torres Pereira, para quem o Sporting de hoje “já não é o de há um mês, sarou as feridas e está revigorado e forte de novo“.

Torres Pereira elogiou as claques ao afirmar que “fazem parte da história e do património do clube, acompanham todos os passos da sua vida com intensa paixão e incentivam as suas equipas com esforço, dedicação e devoção” e negou que uma delas, a Juventude Leonina, tenha uma dívida de um milhão de euros ao clube como foi noticiado.

Explicou que as claques vendem bilhetes dos jogos de futebol e que isso gera uma conta corrente entre estas e o clube que “vai variando ao longo do tempo, umas vezes pende para um lado e outras pende para outro”, mas admitiu que essa conta corrente “tem de ser atualizada com maior permanência com que tem sido até agora”.

Sousa Cintra lembrou que cumpriu três mandatos na presidência do Sporting e que nunca enfrentou o mínimo problema com as claques e que sempre ultrapassou pequenas questões com diálogo.

“Sei que os tempos mudaram, mas estão aqui os responsáveis pelas quatro claques do clube. Sou amante da liberdade, mas com responsabilidade. A primeira sem a segunda não funciona. É isso que lhes peço, responsabilidade, educação, respeito, civismo, apoio às nossas equipas. As claques fazem falta ao nosso clube“, disse Sousa Cintra, para quem os acontecimentos de Alcochete “são passado” e só se lembra de “coisas boas, como a goleada por 7-1 ao Benfica”.

Questionado sobre declarações de um dos potenciais candidatos à presidência do clube, Dias Ferreira, segundo as quais conta com Sousa Cintra para a presidência da SAD após as eleições de dia 8 de setembro, este fechou, aparentemente, a porta a essa possibilidade.

“Toda a gente sabe que não sou candidato a nada. Faço o meu trabalho e não vou pronunciar-me sobre nenhuma candidatura. Darei todas as informações e esclarecimentos ao dr. Dias Ferreira, como a todas as restantes candidaturas”, rematou.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. tudo em paz… abraçadinhos,. o bosta ja pediu desculpa por ter sido atingido na cabeça… o fernandes, talvez por ter levado com o taco e nao querer que se saiba…..
    provavelmente os presos de alcochete ja devem estar com algum pedido de habeas corpus para se organizarem de novo e em liberdade agora de grupo de paz e amizade entre cintra e o bruno do carvalho que o f…aça erger de novo os sportingados ao nivel de lixo!!!!!.
    parabens revigorados, prontos para mais assaltos em nome do bem e da verdade desportiva!!!!
    para quando uma previdencia cautelar para impedir que por tudo e por nada misturem a palavra BENFICA com a porcaria que lhes sai da boca!!!!

    • É pá!!! No início do texto e depois do ponto final e do ponto de exclamação e depois do ponto de interrogação etc, escreve-se com inicial maiúscula e não é previdencia cautelar, é providência cautelar. Seu… bruto!

      • oh pá… nao seja por isso.. alguma coisa dessas te impediu de entender o que quer que seja???? .
        apesar do portugues ser uma lingua dificil de falar e de escrever, nao deves ser tao radical. é mais urgente que haja gente com etica, honestos de todo o tipo, educados e pacificadores do que betinhos que escrevam bem. mas aceito que cada um tenha as suas prioridades na vida!!!!obrigado

RESPONDER

Conquistadores espanhóis usaram técnicas indígenas para construir as suas armas

Um novo estudo concluiu que os invasores espanhóis foram obrigados a aprender com os indígenas da Mesoamérica sobre a produção de cobre. Descobertas arqueológicas em El Manchón, no México, apoiam a ideia de que invasores espanhóis, desesperados …

Açambarcamento de medicamentos por Portugal? "É um total absurdo", diz Infarmed

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde reagiu à acusação feita por uma organização belga, que dizia que Portugal está a fazer um armazenamento excessivo de medicamentos essenciais para o tratamento …

Descoberto âmbar com 40 milhões de anos com duas moscas a acasalar

Há 40 milhões de anos, no supercontinente Gonduana, duas moscas que se encontravam a acasalar viram-se, inesperadamente, numa situação complicada. De alguma forma, este par de moscas de pernas longas (Dolichopodidae) ficou preso na seiva pegajosa …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …