Sporting sarou as feridas, está revigorado e fez as pazes com as claques

José Sena Goulão / Lusa

Artur Torres Pereira (E), presidente da Comissão de Gestão do Sporting, e Sousa Cintra (D) , presidente da SAD

O presidente da Comissão de Gestão do Sporting saiu em defesa das claques do clube, que se “demarcaram e condenaram os acontecimentos de Alcochete”, afirmando que cumprem a lei, ao contrário das claques do Benfica.

“Os Grupos Organizados de Adeptos (GOA) têm formalizado com o clube um protocolo que os identifica e caracteriza, explicitando os direitos e deveres de cada uma das partes, estão legalizadas junto do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e funcionam às claras, ao contrário do que sucede com o Benfica, que, apesar da legalização ser obrigatória desde 2009, não teve a decência de reconhecer, legalizar e responsabilizar os seus próprios GOA”, disse Torres Pereira, ladeado por Sousa Cintra, presidente da administração da SAD e por representantes das quatro claques do clube, Juventude Leonina, Diretivo Ultras XXI, Torcida Verde e Brigada Ultras.

Para o responsável pela Comissão de Gestão, as claques do clube “não só se demarcaram e condenaram o que passou em Alcochete como suspenderam alguns dos seus membros envolvidos”, ações que configuram “um exercício de responsabilidade e autorregulação”.

“Faz-me impressão que levantem essas questões em relação aos GOA do Sporting que cumprem a lei e aqui ao lado, no Benfica, não os reconhecem, não cumprem a lei e ninguém lhes aponta o dedo”, reiterou Torres Pereira, para quem o Sporting de hoje “já não é o de há um mês, sarou as feridas e está revigorado e forte de novo“.

Torres Pereira elogiou as claques ao afirmar que “fazem parte da história e do património do clube, acompanham todos os passos da sua vida com intensa paixão e incentivam as suas equipas com esforço, dedicação e devoção” e negou que uma delas, a Juventude Leonina, tenha uma dívida de um milhão de euros ao clube como foi noticiado.

Explicou que as claques vendem bilhetes dos jogos de futebol e que isso gera uma conta corrente entre estas e o clube que “vai variando ao longo do tempo, umas vezes pende para um lado e outras pende para outro”, mas admitiu que essa conta corrente “tem de ser atualizada com maior permanência com que tem sido até agora”.

Sousa Cintra lembrou que cumpriu três mandatos na presidência do Sporting e que nunca enfrentou o mínimo problema com as claques e que sempre ultrapassou pequenas questões com diálogo.

“Sei que os tempos mudaram, mas estão aqui os responsáveis pelas quatro claques do clube. Sou amante da liberdade, mas com responsabilidade. A primeira sem a segunda não funciona. É isso que lhes peço, responsabilidade, educação, respeito, civismo, apoio às nossas equipas. As claques fazem falta ao nosso clube“, disse Sousa Cintra, para quem os acontecimentos de Alcochete “são passado” e só se lembra de “coisas boas, como a goleada por 7-1 ao Benfica”.

Questionado sobre declarações de um dos potenciais candidatos à presidência do clube, Dias Ferreira, segundo as quais conta com Sousa Cintra para a presidência da SAD após as eleições de dia 8 de setembro, este fechou, aparentemente, a porta a essa possibilidade.

“Toda a gente sabe que não sou candidato a nada. Faço o meu trabalho e não vou pronunciar-me sobre nenhuma candidatura. Darei todas as informações e esclarecimentos ao dr. Dias Ferreira, como a todas as restantes candidaturas”, rematou.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. tudo em paz… abraçadinhos,. o bosta ja pediu desculpa por ter sido atingido na cabeça… o fernandes, talvez por ter levado com o taco e nao querer que se saiba…..
    provavelmente os presos de alcochete ja devem estar com algum pedido de habeas corpus para se organizarem de novo e em liberdade agora de grupo de paz e amizade entre cintra e o bruno do carvalho que o f…aça erger de novo os sportingados ao nivel de lixo!!!!!.
    parabens revigorados, prontos para mais assaltos em nome do bem e da verdade desportiva!!!!
    para quando uma previdencia cautelar para impedir que por tudo e por nada misturem a palavra BENFICA com a porcaria que lhes sai da boca!!!!

    • É pá!!! No início do texto e depois do ponto final e do ponto de exclamação e depois do ponto de interrogação etc, escreve-se com inicial maiúscula e não é previdencia cautelar, é providência cautelar. Seu… bruto!

      • oh pá… nao seja por isso.. alguma coisa dessas te impediu de entender o que quer que seja???? .
        apesar do portugues ser uma lingua dificil de falar e de escrever, nao deves ser tao radical. é mais urgente que haja gente com etica, honestos de todo o tipo, educados e pacificadores do que betinhos que escrevam bem. mas aceito que cada um tenha as suas prioridades na vida!!!!obrigado

RESPONDER

Este pôr-do-sol arroxeado foi causado por uma erupção do outro lado do mundo

A erupção do vulcão Raikoke, em junho, fez com que o nascer e o pôr-do-sol no outro lado do mundo, mais concretamente nos Estados Unidos, ficassem anormalmente roxos. Quando o outrora adormecido vulcão Raikoke, nas Ilhas …

Catarina Martins pede "voto útil" dos socialistas que não querem maioria absoluta

Catarina Martins defende que nas eleições legislativas o voto útil dos socialistas que não querem maioria absoluta é no Bloco de Esquerda, considerando que o crescimento do partido que lidera "pode ser o fator decisivo" …

Mudança do Infarmed para o Porto. Costa prometeu, mas não cumpriu

O primeiro-ministro prometeu, mas a Comissão Independente para a Descentralização não recebeu nenhum pedido do Governo para estudar deslocalização do Infarmed para o Porto. A decisão polémica de mudar a localização da Autoridade do Medicamento para …

Podem chover pedras no "lado noturno" dos exoplanetas de Júpiter

De acordo com um "relatório meteorológico astronómico", os lados escuros dos exoplanetas de Júpiter podem ter um clima bastante rochoso. As nuvens espessas de minerais vaporizados podem estar a chover pedras. Uma equipa de astrónomos da …

Boris compara Reino Unido a super-herói. "Quanto mais enfurecem o Hulk, mais forte ele fica"

O primeiro-ministro britânico comparou o Reino Unido ao super-herói da Marvel, que nunca se deixa prender, deixando subentendido o aviso de que pode ignorar a decisão do Parlamento que quer impedir uma saída sem …

Dente de rinoceronte deu aos cientistas a mais antiga informação genética já registada

Cientistas conseguiram extrair de um dente com 1,7 milhões de anos (de um rinoceronte já extinto) aquela que é a informação genética mais antiga alguma vez registada. Entre o período de há 2,5 milhões e 700 mil …

SNS "é âncora para os portugueses e sabe resistir às pressões"

A ministra da Saúde elogiou o Sistema Nacional de Saúde no dia em este cumpre 40 anos. A data só não está a ser assinalada com mais vigor devido à proximidade das eleições, explicou …

Um terço dos diplomados no curso de Aeroespacial vai trabalhar para o estrangeiro

A nota mínima de entrada no curso de Engenharia Aeroespacial do Técnico bateu um novo recorde. As oportunidades e os salários levam os diplomados para o estrangeiro. O único curso de Engenharia Aeroespacial no ensino superior …

Morreu o cantor Roberto Leal

Morreu o cantor Roberto Leal, confirmou o antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local. Tinha 67 anos e lutava contra um cancro. A notícia foi avançada pelo antigo secretário de Estado das Comunidades …

Estudo mostra que o canguru gigante tinha uma parecença com os pandas

O já extinto canguru gigante tinha uma característica muito semelhante com o panda-gigante dos dias modernos: grandes mandíbulas que lhe permitiam comer alimentos que outros animais não conseguiam. Há mais de 40 mil anos, o sudoeste …