Sporting fecha 2018/19 com resultados negativos. Varandas deverá ganhar 13 mil euros mensais

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Sporting, Frederico Varandas

O Sporting Clube de Portugal terminou a época 2018/19 com resultados negativos de 7,9 milhões de euros. Os “leões” deverão pagar ainda um salário de 13 mil euros mensais ao presidente Frederico Varandas.

Apesar dos esforços do clube em reequilibrar as contas, o Sporting CP encerrou a temporada passada com um resultado negativo de 7,9 milhões de euros. No cargo desde 9 de setembro de 2018, o presidente do clube, Frederico Varandas, sempre deixou bastante claro que um dos seus objetivos era a recuperação financeira do clube.

Os “leões” estão num bom caminho, mas não foi o suficiente para apresentar resultados positivos. Num comunicado feito à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD leonina realça que as perdas são causadas, em grande parte, pelas imparidades de jogadores no montante de 8,577 milhões de euros. Segundo o jornal A BOLA, caso estas não existissem, o resultado seria positivo: 700 mil euros.

A SAD leonina também divulgou o pagamento de 20 milhões de euros para garantir a contratação de Luciano Vietto, Rafael Camacho e Luís Neto.

O clube pagou 100% ao Atlético de Madrid pelos direitos desportivos e económicos de Vietto, num negócio que, com comissões incluídas, atingiu os 7,9 milhões de euros. Rafael Camacho também chega ao Sporting com 100% dos direitos adquiridos, custando 5,6 milhões de euros (com comissões incluídas) aos cofres do Sporting. Por fim, os “leões” garantiram a totalidade do passe de Luís Neto a custo zero, mas as comissões elevaram o negócio para os 800 mil euros.

No Relatório e Contas de 2018/19, o emblema de Alvalade regista também uma dívida de mais de 25 milhões de euros a empresários. Desse valor total, 15 milhões são relativos a 42 empresas de agenciamento, enquanto o remanescente foi para “outros fornecedores”.

“Os principais saldos em dívida referem-se fundamentalmente a aquisição de direitos desportivos e económicos e direitos de imagem de jogadores, comissões de intermediação, entre outros”, lê-se no documento, citado pelo Record.

Há ainda a registar um aumento do passivo global em 42,256 milhões de euros e os capitais próprios continuam negativos, no valor de 23,604 milhões.

Salário de Varandas

Os acionistas do Sporting vão ainda reunir-se no próximo dia 1 de outubro para ratificar a política de remuneração dos membros executivos do Conselho de Administração. Será proposta um valor de 131 mil euros brutos anuais, pagos em 14 meses, com subsídios incluídos.

Para o presidente, Frederico Varandas, o valor será ligeiramente maior, com o presidente leonino a poder ganhar 182 mil euros nesse mesmo espaço de tempo. Este valor equivale a algo como 13 mil euros brutos por mês.

Além disso, segundo explica o Observador, o rendimento poderá aumentar 50 por cento, caso sejam cumpridos alguns objetivos desportivos e financeiros. Desta forma, Frederico Varandas passaria a ganhar 273 mil euros brutos – sensivelmente 19,5 mil euros por mês.

O documento de convocatória para a reunião dos acionistas refere ainda que os vencimentos poderão ser revistos no futuro. “(…) Serão objeto de revisão anual pela Comissão de Acionistas, que elaborará uma proposta de revisão anual da Política de Remunerações que será subsequentemente submetida à apreciação da Assembleia Geral da Sociedade”, lê-se no comunicado.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …