Sporting fecha 2018/19 com resultados negativos. Varandas deverá ganhar 13 mil euros mensais

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Sporting, Frederico Varandas

O Sporting Clube de Portugal terminou a época 2018/19 com resultados negativos de 7,9 milhões de euros. Os “leões” deverão pagar ainda um salário de 13 mil euros mensais ao presidente Frederico Varandas.

Apesar dos esforços do clube em reequilibrar as contas, o Sporting CP encerrou a temporada passada com um resultado negativo de 7,9 milhões de euros. No cargo desde 9 de setembro de 2018, o presidente do clube, Frederico Varandas, sempre deixou bastante claro que um dos seus objetivos era a recuperação financeira do clube.

Os “leões” estão num bom caminho, mas não foi o suficiente para apresentar resultados positivos. Num comunicado feito à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD leonina realça que as perdas são causadas, em grande parte, pelas imparidades de jogadores no montante de 8,577 milhões de euros. Segundo o jornal A BOLA, caso estas não existissem, o resultado seria positivo: 700 mil euros.

A SAD leonina também divulgou o pagamento de 20 milhões de euros para garantir a contratação de Luciano Vietto, Rafael Camacho e Luís Neto.

O clube pagou 100% ao Atlético de Madrid pelos direitos desportivos e económicos de Vietto, num negócio que, com comissões incluídas, atingiu os 7,9 milhões de euros. Rafael Camacho também chega ao Sporting com 100% dos direitos adquiridos, custando 5,6 milhões de euros (com comissões incluídas) aos cofres do Sporting. Por fim, os “leões” garantiram a totalidade do passe de Luís Neto a custo zero, mas as comissões elevaram o negócio para os 800 mil euros.

No Relatório e Contas de 2018/19, o emblema de Alvalade regista também uma dívida de mais de 25 milhões de euros a empresários. Desse valor total, 15 milhões são relativos a 42 empresas de agenciamento, enquanto o remanescente foi para “outros fornecedores”.

“Os principais saldos em dívida referem-se fundamentalmente a aquisição de direitos desportivos e económicos e direitos de imagem de jogadores, comissões de intermediação, entre outros”, lê-se no documento, citado pelo Record.

Há ainda a registar um aumento do passivo global em 42,256 milhões de euros e os capitais próprios continuam negativos, no valor de 23,604 milhões.

Salário de Varandas

Os acionistas do Sporting vão ainda reunir-se no próximo dia 1 de outubro para ratificar a política de remuneração dos membros executivos do Conselho de Administração. Será proposta um valor de 131 mil euros brutos anuais, pagos em 14 meses, com subsídios incluídos.

Para o presidente, Frederico Varandas, o valor será ligeiramente maior, com o presidente leonino a poder ganhar 182 mil euros nesse mesmo espaço de tempo. Este valor equivale a algo como 13 mil euros brutos por mês.

Além disso, segundo explica o Observador, o rendimento poderá aumentar 50 por cento, caso sejam cumpridos alguns objetivos desportivos e financeiros. Desta forma, Frederico Varandas passaria a ganhar 273 mil euros brutos – sensivelmente 19,5 mil euros por mês.

O documento de convocatória para a reunião dos acionistas refere ainda que os vencimentos poderão ser revistos no futuro. “(…) Serão objeto de revisão anual pela Comissão de Acionistas, que elaborará uma proposta de revisão anual da Política de Remunerações que será subsequentemente submetida à apreciação da Assembleia Geral da Sociedade”, lê-se no comunicado.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …