/

Sporting fecha 2018/19 com resultados negativos. Varandas deverá ganhar 13 mil euros mensais

2

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Sporting, Frederico Varandas

O Sporting Clube de Portugal terminou a época 2018/19 com resultados negativos de 7,9 milhões de euros. Os “leões” deverão pagar ainda um salário de 13 mil euros mensais ao presidente Frederico Varandas.

Apesar dos esforços do clube em reequilibrar as contas, o Sporting CP encerrou a temporada passada com um resultado negativo de 7,9 milhões de euros. No cargo desde 9 de setembro de 2018, o presidente do clube, Frederico Varandas, sempre deixou bastante claro que um dos seus objetivos era a recuperação financeira do clube.

Os “leões” estão num bom caminho, mas não foi o suficiente para apresentar resultados positivos. Num comunicado feito à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD leonina realça que as perdas são causadas, em grande parte, pelas imparidades de jogadores no montante de 8,577 milhões de euros. Segundo o jornal A BOLA, caso estas não existissem, o resultado seria positivo: 700 mil euros.

A SAD leonina também divulgou o pagamento de 20 milhões de euros para garantir a contratação de Luciano Vietto, Rafael Camacho e Luís Neto.

O clube pagou 100% ao Atlético de Madrid pelos direitos desportivos e económicos de Vietto, num negócio que, com comissões incluídas, atingiu os 7,9 milhões de euros. Rafael Camacho também chega ao Sporting com 100% dos direitos adquiridos, custando 5,6 milhões de euros (com comissões incluídas) aos cofres do Sporting. Por fim, os “leões” garantiram a totalidade do passe de Luís Neto a custo zero, mas as comissões elevaram o negócio para os 800 mil euros.

No Relatório e Contas de 2018/19, o emblema de Alvalade regista também uma dívida de mais de 25 milhões de euros a empresários. Desse valor total, 15 milhões são relativos a 42 empresas de agenciamento, enquanto o remanescente foi para “outros fornecedores”.

“Os principais saldos em dívida referem-se fundamentalmente a aquisição de direitos desportivos e económicos e direitos de imagem de jogadores, comissões de intermediação, entre outros”, lê-se no documento, citado pelo Record.

Há ainda a registar um aumento do passivo global em 42,256 milhões de euros e os capitais próprios continuam negativos, no valor de 23,604 milhões.

Salário de Varandas

Os acionistas do Sporting vão ainda reunir-se no próximo dia 1 de outubro para ratificar a política de remuneração dos membros executivos do Conselho de Administração. Será proposta um valor de 131 mil euros brutos anuais, pagos em 14 meses, com subsídios incluídos.

Para o presidente, Frederico Varandas, o valor será ligeiramente maior, com o presidente leonino a poder ganhar 182 mil euros nesse mesmo espaço de tempo. Este valor equivale a algo como 13 mil euros brutos por mês.

Além disso, segundo explica o Observador, o rendimento poderá aumentar 50 por cento, caso sejam cumpridos alguns objetivos desportivos e financeiros. Desta forma, Frederico Varandas passaria a ganhar 273 mil euros brutos – sensivelmente 19,5 mil euros por mês.

O documento de convocatória para a reunião dos acionistas refere ainda que os vencimentos poderão ser revistos no futuro. “(…) Serão objeto de revisão anual pela Comissão de Acionistas, que elaborará uma proposta de revisão anual da Política de Remunerações que será subsequentemente submetida à apreciação da Assembleia Geral da Sociedade”, lê-se no comunicado.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.