Sporting: espanhóis analisam o “maior” Haaland

(dr) BVB

Erling Braut Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham.

O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma das duas maiores “estrelas” da nova geração do futebol: Erling Haaland.

O avançado, que pode nem defrontar o campeão português devido a uma lesão muscular, é o destaque no jornal Marca, nesta terça-feira (dia do jogo em Dortmund) – e esse encontro nem envolve qualquer equipa espanhola.

Haaland completou 21 anos e, com 21 anos, já marcou 21 golos na Liga dos Campeões. Precisou de apenas 17 jogos para chegar a esse número.

Este recorde foi alcançado na primeira jornada desta edição, contra o Beşiktaş. Nenhum futebolista ou ex-futebolista (como Mário Jardel) fica perto desses números.

Lionel Messi, após 17 jogos na Liga dos Campeões, tinha marcado seis golos. E Cristiano Ronaldo… zero.

O jovem norueguês estreou-se na Liga dos Campeões no dia 17 de Setembro de 2019, há pouco mais de dois anos. Na altura representava o Red Bull Salzburgo e, na sua estreia no torneio… marcou três golos. Todos na primeira parte da vitória austríaca contra o Genk por 6-2.

A partir daí foi sempre a facturar e a fazer tremer as defesas adversárias: oito golos em seis jogos pelo Salzburgo e 13 golos em 11 jogos pelo Borussia. Foi mesmo o maior goleador da edição passada da Liga dos Campeões, com 10 golos.

Pela selecção da Noruega acertou até agora 12 vezes, em 15 jogos: “Não marco golos suficientes pela selecção. Estou próximo da média de um golo por jogo, tenho que atingir essa média”, disse o jogador no início deste mês, depois da vitória norueguesa sobre Gibraltar por 5-1, numa partida que contou com três golos do próprio Haaland.

E, olhando para os números, a média do internacional norueguês pelos dois últimos clubes que representou é mesmo de um golo por jogo. Até um pouco mais: 29 golos em 27 encontros do Salzburgo e 68 golos em 67 partidas do Borussia.

Nesta análise é recordado ainda o primeiro dia em que Erling Haaland apareceu nas notícias em vários países: no Mundial sub-20, em 2019, a Noruega venceu as Honduras por 12-0 e Haaland marcou… nove golos. E, mesmo assim, a Noruega não passou da fase de grupos – curiosamente Noruega e Portugal foram os únicos terceiros classificados que não chegaram aos oitavos-de-final desse torneio.

  Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …