Sporting: espanhóis analisam o “maior” Haaland

(dr) BVB

Erling Braut Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham.

O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma das duas maiores “estrelas” da nova geração do futebol: Erling Haaland.

O avançado, que pode nem defrontar o campeão português devido a uma lesão muscular, é o destaque no jornal Marca, nesta terça-feira (dia do jogo em Dortmund) – e esse encontro nem envolve qualquer equipa espanhola.

Haaland completou 21 anos e, com 21 anos, já marcou 21 golos na Liga dos Campeões. Precisou de apenas 17 jogos para chegar a esse número.

Este recorde foi alcançado na primeira jornada desta edição, contra o Beşiktaş. Nenhum futebolista ou ex-futebolista (como Mário Jardel) fica perto desses números.

Lionel Messi, após 17 jogos na Liga dos Campeões, tinha marcado seis golos. E Cristiano Ronaldo… zero.

O jovem norueguês estreou-se na Liga dos Campeões no dia 17 de Setembro de 2019, há pouco mais de dois anos. Na altura representava o Red Bull Salzburgo e, na sua estreia no torneio… marcou três golos. Todos na primeira parte da vitória austríaca contra o Genk por 6-2.

A partir daí foi sempre a facturar e a fazer tremer as defesas adversárias: oito golos em seis jogos pelo Salzburgo e 13 golos em 11 jogos pelo Borussia. Foi mesmo o maior goleador da edição passada da Liga dos Campeões, com 10 golos.

Pela selecção da Noruega acertou até agora 12 vezes, em 15 jogos: “Não marco golos suficientes pela selecção. Estou próximo da média de um golo por jogo, tenho que atingir essa média”, disse o jogador no início deste mês, depois da vitória norueguesa sobre Gibraltar por 5-1, numa partida que contou com três golos do próprio Haaland.

E, olhando para os números, a média do internacional norueguês pelos dois últimos clubes que representou é mesmo de um golo por jogo. Até um pouco mais: 29 golos em 27 encontros do Salzburgo e 68 golos em 67 partidas do Borussia.

Nesta análise é recordado ainda o primeiro dia em que Erling Haaland apareceu nas notícias em vários países: no Mundial sub-20, em 2019, a Noruega venceu as Honduras por 12-0 e Haaland marcou… nove golos. E, mesmo assim, a Noruega não passou da fase de grupos – curiosamente Noruega e Portugal foram os únicos terceiros classificados que não chegaram aos oitavos-de-final desse torneio.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.