Sporting entra em campo em nome da igualdade de género

Koshelyev / Wikimedia

Folgas em dia de aniversário e cheques bebé de 250 euros são algumas das propostas do Plano para a Igualdade – ano 2020 do Sporting Clube de Portugal.

O Sporting comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) o plano para a igualdade de género relativo ao ano de 2020.

Segundo o Expresso, o plano dos leões para o próximo ano passa por “assegurar e contribuir para um processo de recrutamento justo e objetivo para mulheres e homens”.

Os verdes-e-brancos pretendem “prevenir práticas de assédio e afirmar uma cultura empresarial de respeito”, bem como “igualdade no acesso ao emprego” e “garantia de justiça social”, reafirmando o compromisso de promover “uma participação mais equilibrada de mulheres e homens no mercado de trabalho e na vida familiar”.

De acordo com o semanário, o clube promete dispensas, sem perda de remuneração, em três casos: nos aniversários dos trabalhadores, nos aniversários dos filhos e na manhã do primeiro dia de escola dos filhos até ao segundo ciclo inclusive.

Além disso, os leões vão oferecer cheques bebé de 250 euros para os trabalhadores que tiverem filhos em 2020.

A SAD do Sporting destaca ainda o trabalho já feito nos últimos tempos, como é o caso do “investimento realizado nos desportos femininos, nomeadamente no futebol feminino que foi criado em 2016″.

Neste momento, entre staff, técnicos e atletas, dos 338 funcionários do clube leonino, só 81 são mulheres (24%). Entre os atletas juniores e profissionais, a representação das mulheres diminui para 19,3%, e, nos cargos de chefia, a quota é de 29%.

Segundo o Record, a 1 de outubro, em Assembleia Geral, os leões vão votar a eleição de Maria Serrano Sancho e Sara Araújo Sequeira para vogais do Conselho de Administração. Catarina Cunha passará a ser vogal do Conselho Fiscal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.