Sporting condenado a pagar 12 milhões à Doyen Sports

d.r. Sporting_CP / Facebook

-

O clube leonino conheceu esta segunda-feira o desfecho do caso contra a Doyen Sports, tendo o Tribunal Arbitral do Desporto decidido dar razão à agência desportiva.

O Sporting foi condenado a pagar 12 milhões de euros à Doyen Sports pelo Tribunal Arbitral do Desporto, devido à rescisão dos contratos com a agência desportiva, nomeadamente pelo contrato relativo ao futebolista argentino Marcos Rojo, revelou em comunicado à CMVM.

Além do pagamento, foi “conferido à Doyen, em caso de futura venda do atleta Marcos Rojo pelo Manchester United acima de 23 ME, o direito a receber 75% do montante que a Sporting SAD venha a receber, que corresponde a 20% da mais-valia acima do identificado valor”.

“A Sporting SAD não se conforma com a sentença pelo que, tendo em vista a defesa dos seus legítimos interesses, se encontra a avaliar os mecanismos legais e processuais ao seu dispor”, remata o clube.

O clube lisboeta e a Doyen, que investiu três milhões e era detentora de 75% dos direitos económicos do defesa internacional argentino, entraram em conflito no ano passado, a propósito da proposta do Manchester United para a transferência do Rojo, que acabou por acontecer por 20 milhões de euros.

Dias antes da mudança do defesa para Old Trafford, o Sporting rescindiu unilateralmente os contratos que tinha com o fundo de investimento, relativos a Rojo e também ao marroquino Labyad, alegando justa causa.

Com esta decisão, o clube de Alvalade restituiu à Doyen os três milhões de euros que o fundo tinha investido no jogador e pagou quatro milhões ao Spartak Moscovo, clube em que Rojo tinha atuado antes de ingressar em Alvalade e que tinha direito a uma percentagem numa futura transferência.

Na altura, em agosto de 2014, o Sporting anunciou que, da restante verba que recebeu do Manchester United, iria investir nove milhões de euros na construção de um novo pavilhão para o clube.

Na sua página do Facebook, o presidente Bruno Carvalho considera que este “é um dia muito triste para o futebol” e prometeu tomar medidas contra este desfecho.

Hoje é um dia muito triste para o futebol. Como sempre disse, tudo é possível quando se trata de futebol. Um mundo com o qual não me identifico e que cada vez mais me envergonha”, reagiu.

“Num subsistema onde tudo vale e os ‘bandidos’ reinam, a nossa resposta será dada em 2016: manter o foco, manter o rumo e manter a identidade”.

ZAP / Futebol365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Aguarde-se pelo que a UEFA terá a dizer sobre FAIR PLAY financeiro ao SCP. B.Carvalho arrisca fazer implodir o Sporting de Lisboa… É que, de facto, há muitas formas de os clubes se financiarem, mas tirar proveito próprio de milhões que nunca lhe pertenceram!!! Apenas à conta temporária de gincana de preceitos?!? Alerta! Navio ao fundo!

RESPONDER

Lay-off simplificado estende-se a empresas de carnes e cervejas

O 'lay-off' simplificado vai voltar a estar disponível para empresas que estão a registar quebras de faturação significativas devido à pandemia, mesmo que não estejam encerradas. Segundo referiu ao ECO a Confederação do Comércio e Serviços …

Caçadores da Torre Bela não tinham de comunicar transporte de animais abatidos para Espanha

Os caçadores espanhóis não tinham de comunicar à Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) o transporte das carcaças para Espanha, nem era obrigatória a presença de um veterinário na Herdade. Segundo a TSF, o esclarecimento …

Morreu Bunny Wailer, derradeiro ícone do reggae

O cantor e percussionista jamaicano Bunny Wailer, uma lenda do reggae, morreu esta terça-feira, aos 73 anos, no Andrew’s Memorial Hospital de Kingston, o que marca o fim de uma época para este movimento musical. A …

Exilados sauditas sentem-se em perigo após dissidente desaparecer no Canadá

Exilados sauditas no Canadá temem que o dissidente que está de volta ao país de origem tenha sido forçado a revelar informações sobre a comunidade exilada. De acordo com o jornal Público, os exilados sauditas no …

Internamentos voltam a diminuir. Há mais 979 casos e 41 mortes

Portugal registou esta quarta-feira 979 novos casos de infeção por covid-19 e mais 41 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Festas ilegais aumentaram nos últimos 15 dias. PSP já deixa avisos para a Páscoa

Numa altura em que a população já está confinada há mais de um mês, a tendência é cada vez mais para sair de casa e procurar algum contacto social. Por isso mesmo, a PSP já …

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …