/

Sporting campeão 2021/22 (na economia)

Mario Cruz / Lusa

Olhando para as contas relativas à época passada, o clube de Alvalade ficou com um saldo mais positivo do que FC Porto e Benfica.

No campo, o FC Porto foi campeão na época passada. Nas contas, o Sporting foi campeão na época passada.

O emblema do Dragão apresentou o seu Relatório e Contas, onde se verifica que teve um resultado líquido positivo de 20.765 milhões de euros no exercício financeiro de 2021/22.

Acaba o regime de fair-play financeiro da UEFA, lembrou o administrador Fernando Gomes: “É um excelente ano para o FC Porto, que definitivamente fica fora do fair play financeiro. Terminou, foram quatro anos de exigências que foram integralmente cumpridas com estas contas. O FC Porto deixa de ter qualquer constrangimento nesse sentido”.

Apesar dos quase 21 milhões de euros de saldo positivo, o FC Porto ficou um pouco atrás dos resultados do Sporting: 25 milhões de euros na temporada passada – o terceiro melhor resultado líquido de sempre, lembra o portal Dinheiro Vivo.

Para este número de topo em Alvalade, foram essenciais a presença (e boa campanha) na Liga dos Campeões e a venda de passes de futebolistas, avaliada em quase 60 milhões de euros. Com o maior valor de sempre em negócios: 181,9 milhões de euros.

O FC Porto supera o Sporting num aspecto: vendas de passes. Os campeões foram campeões também nas transferências, ao terem encaixado quase 84 milhões de euros.

O Benfica foi o único “grande” com prejuízo na época passada: 35 milhões de euros negativos e agravamento das contas do clube da Luz (que também tinha apresentado prejuízo na campanha anterior, de 17,38 milhões de euros). As vendas de passes ficaram abaixo da média dos anos anteriores.

No entanto, é o Benfica que tem relação mais equilibrada entre o nível passivo, activo e capital próprio, entre os três “grandes”.

Já o Sporting de Braga fechou o último exercício com um resultado líquido positivo de 3.1 milhões de euros.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.