/

SpaceX envia a primeira mulher saudita para o espaço

Uma cápsula da empresa SpaceX acoplou esta segunda-feira na Estação Espacial Internacional  com quatro passageiros a bordo, incluindo dois astronautas da Arábia Saudita, que viajavam numa missão privada organizada pela empresa americana Axiom Space.

Organizada pela empresa norte-americana Axiom Space em colaboração com a NASA e a Space X, a segunda missão privada da história rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) partiu este domingo da Florida.

A missão levava a bordo a bordo a primeira mulher saudita a viajar ao espaço: a cientista Rayyanah Barnawi, e o piloto de combate Ali Al Qarni.

“Este é um sonho tornado realidade para todos”, disse Barnawi antes do voo. “Só o facto de podermos perceber que isto é possível. Se eu e o Ali o conseguimos fazer, outros também conseguem“, declarou a cientista, citada pela DW.

Os dois astronautas são os primeiros cidadãos do país do Golfo Pérsico a chegar à Estação Espacial Internacional, e os primeiros sauditas a viajarem até ao espaço desde 1985, ano em que o príncipe Sultan bin Salman bin Abdulaziz participou de uma viagem organizada pelos EUA.

“Foi uma boa viagem”, disse a comandante da missão, Peggy Whitson, ex-astronauta da NASA, agora na SpaceX, que esteve três vezes na ISS. “É a acoplagem mais suave que tive“, disse durante a transmissão ao vivo da operação.

O quarto membro da tripulação é o empresário americano John Shoffner.

Os quatro astronautas juntaram-se a outros sete que já se encontram a bordo da ISS: três russos, três americanos e Sultan al-Neyadi, astronauta dos Emirados Árabes Unidos que no mês passado se tornou o primeiro cidadão árabe a fazer uma caminhada espacial.

A missão Ax-2 é a segunda de caráter totalmente privado para a Estação Espacial, depois de uma primeira realizada em abril de 2022. Os membros da missão vão estar durante dez dias na ISS e realizar 20 experiências científicas — entre as quais um estudo sobre o comportamento de células estaminais em gravidade zero.

Fundada em 2016 em Houston, Texas, pelo ex-gestor da NASA Michael Suffredini e pelo empresário iraniano-americano Kam Ghaffarian, a Axiom Space tem planos ambiciosos no mercado espacial: construir a sua própria estação, com o lançamento do primeiro módulo previsto para 2025.

Inicialmente ligada à ISS, a ideia é que a estação espacial da Axiom Space se separe no futuro e fique numa orbita independente. A ISS, por sua vez, deve ser descontinuada em 2030. A partir de então, a NASA planeia enviar os seus astronautas para estações privadas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.