Sp. Braga vs Porto | “Dragão” tropeça na Pedreira

goalpoint-braga-porto-liga-nos-201617

FC Porto não foi além de um empate a um golo no terreno do SC Braga e vê o Benfica aumentar a vantagem no topo da tabela para três pontos.

A equipa minhota entrou bem no jogo, marcando cedo, e acabou por desperdiçar uma grande penalidade já perto do intervalo.

A segunda parte pertenceu inteiramente aos “dragões”, que no entanto só conseguiram bater Matheus por uma vez.

O Jogo explicado em Números

  • Início forte da equipa do SC Braga, a marcar logo aos seis minutos, num cabeceamento certeiro de Pedro Santos após cruzamento de Cartabia, numa altura em que os da casa tinham ligeira vantagem na posse (58%).

  • Com o passar dos minutos, o FC Porto foi crescendo no jogo, chegando à meia-hora já com o mesmo número de remates enquadrados (dois) e com 63% de posse de bola. De salientar a baixa eficácia de passe das duas equipas (67% para os da casa, 79% para os visitantes), que contrastava com o elevado número de faltas – 17.
  • Pouco antes do intervalo, o Braga teve uma oportunidade de ouro para aumentar a vantagem, depois de Óliver Torres ter tocado com o braço na bola. Só que Pedro Santos falhou na de bater da marca dos 11 metros, atirando ao poste. Esta foi a primeira grande penalidade desperdiçada pelo avançado português no campeonato, tendo convertido as duas anteriores.

O primeiro tempo terminou com o FC Porto a ter mais bola (60%), maior eficácia de passe (79%-70%) e clara vantagem nos duelos (63%-37%). Os “dragões” tinham também mais remates do que o adversário (6-5), embora os arsenalistas revelassem maior pontaria, com três disparos à baliza contra dois dos visitantes. Vukcevic era o jogador que mais se destacava em campo, com um GoalPoint Rating de 6.4, graças a dois passes para finalização e seis acções defensivas. Um pouco atrás, surgia Danilo Pereira5.7, sempre imperial nos duelos (nove ganhos em dez disputados) e ainda com quatro desarmes e 32 passes efectuados. Já Pedro Soares, o autor do golo, caíra para 5.5, graças à grande penalidade desperdiçada.

  • A segunda parte arrancou com um FC Porto mais dominante, uma tendência que se acentuou com a entrada de Corona para o lugar de Óliver Torres, aos 55 minutos. Os “azuis-e-brancos” chegariam aos 63% de posse de bola nos primeiros 15 minutos, perante a passividade da equipa da casa, que pouco podia fazer para aguentar a pressão.
  • E foi então que surgiu, por fim, o golo portista, marcado pelo suspeito do costume, Soares, depois de um pontapé de canto batido por Alex Telles. Décimo primeiro golo apontado pelo avançado brasileiro ao serviço dos “dragões” e oitava assistência de Telles, a igualar Gelson Martins e Wilson Eduardo.
  • Nuno Espírito Santo apostou em refrescar o meio-campo com as entradas de Otávio e Herrera, mas nem assim a sua equipa foi capaz de quebrar a muralha minhota. Os “dragões” somaram dez remates na segunda parte, embora apenas três deles tenham sido à baliza, e tiveram 71% de posse de bola.
  • Perante a enorme pressão exercida pelo FC Porto, o SC Braga completou a segunda parte apenas com um remate, 111 passes (contra 262 do adversário), 55% dos quais eficazes. De salientar o elevado número de faltas, 53, que mostra o nervosismo sentido pelas duas equipas.

O Homem do Jogo

Mais um jogo, mais um golo. São já 11, os tentos que Soares leva de “dragão” ao peito. Esta noite, o antigo jogador do Vitória de Guimarães voltou a ser decisivo, apontando o golo que a sua equipa tanto procurava. Ao todo, Soares somou três remates, todos eles enquadrados, um passe para finalização e dois dribles eficazes em três executados. Tudo somado, o brasileiro sai da Pedreira com um GoalPoint Rating de 7.0, o mais alto da noite.

Jogadores em foco

  • Alex Telles 6.7 – Voltou a mostrar por que motivo é um dos melhores laterais do campeonato. Entrou 13 vezes na área adversária (mais do que qualquer outro jogador), venceu 11 dos 12 duelos que disputou e fez três passes para finalização, um deles resultante em golo.
  • Matheus 6.7 – Fez uma exibição de grande nível, com quatro defesas, três saídas pelo solo e outras tantas a soco. Falhou na distribuição, somando 26 passes falhados.
  • Corona 6.4 – Entrou já na segunda parte e deu nova alma ao ataque portista. Criou uma ocasião flagrante e foi o autor de três passes para finalização. Dos quatro cruzamentos que fez, três deles foram eficazes.
  • André Silva 4.3 – Esteve 90 minutos em campo mas pouco se viu dele. Fez um remate, perdeu a bola 16 vezes e foi desarmado em três ocasiões. Acertou apenas 67% dos passes que realizou.
  • Rui Fonte 4.0 – O pior jogador da noite. Venceu somente três dos 18 duelos que disputou, fez 10 passes e foi desarmado cinco vezes.

Resumo

goalpoint-braga-porto-liga-nos-201617-ratings

PARTILHAR

RESPONDER

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …

Surto na Nova Zelândia faz 17 novas infeções (e não se sabe de onde veio)

Após 102 dias sem casos de covid-19, a Nova Zelândia registou um novo surto na sua maior cidade, Auckland. O número de infeções subiu para 17, mas não se sabe de onde veio. De acordo com …

Ameaças de morte a deputadas. Bloco vai fazer queixa ao Ministério Público

O Bloco de Esquerda vai apresentar duas queixas ao Ministério Público, uma por cada deputada ameaçada no e-mail enviado à SOS Racismo. A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez …