“Uma sova grande” e queimada com água a ferver. Juiz do caso Valentina fala em “tortura”

Carlos Barroso / Lusa

O juiz de instrução que decretou a prisão preventiva do pai e da madrasta da criança assassinada em Atouguia da Baleia, em Peniche, usou a palavra “tortura” na sua decisão. O pai terá confessado ter dado uma “sova grande à filha Valentina”, alguns dias antes da morte.

Os indícios recolhidos no caso da morte de Valentina, a criança de 9 anos que foi dada como desaparecida em Atouguia da Baleia, em Peniche, e que depois foi encontrada morta, apontam para um quadro de grande violência.

Os exames preliminares da autópsia realizada ao corpo da criança detectaram lesões na cabeça, apontando para uma morte violenta. Mas só os resultados laboratoriais vão confirmar a causa de morte.

O que parece, desde já, seguro é que a menina foi alvo de agressões severas por parte do pai. O próprio arguido, Sandro Bernardo, de 32 anos, confessou em tribunal que deu uma “sova muito grande” à filha no dia 1 de Maio. Em causa estaria a intenção de obrigar a criança a confessar se estaria a ser vítima de abusos sexuais por parte de um amigo da mãe, conforme rumores que haveria na localidade.

No dia da morte da criança, que terá ocorrido no passado 6 de Maio, Sandro terá confrontado novamente Valentina com os rumores, voltando a agredir a criança. Os resultados preliminares da autópsia não detectaram indícios de abuso sexual.

O Jornal de Notícias (JN) avança que as agressões desse dia ocorreram num quadro de “tensão familiar, ampliada pelo confinamento obrigatório”, notando que o pai, “pressionado pela companheira para que Valentina voltasse para a casa da mãe, voltou a discutir com a filha”.

Sandro terá despejado “água a escaldar” pelo corpo da filha “ao mesmo tempo que a agredia e até lhe apertava o pescoço”, relata o JN, acrescentando que só parou quando Valentina “já estava a ficar inconsciente”.

“Apertou-lhe o pescoço e acabou por lhe dar uma pancada na cabeça, que lhe provocou um traumatismo cranioencefálico que se revelaria fatal”, relata o Expresso.

A madrasta da criança, Márcia Monteiro, não terá participado nas agressões, mas não fez nada para a ajudar. “Confessou ao juiz que viu “um pedido de ajuda” no olhar da criança mas mesmo assim, nada fez”, refere o Expresso.

Márcia alegou em tribunal que foi ameaçada pelo companheiro e que teve, por isso, que o ajudar a esconder o corpo.

A criança terá ficado em agonia no sofá, embrulhada numa manta, durante várias horas, sem que Sandro, nem Márcia tivessem feito nada para a ajudar. As outras três crianças da casa, filhas do casal – com 7 meses, 4 anos e 12 anos – terão assistido a parte das agressões e à agonia da criança.

O filho mais velho de Márcia, um adolescente de 12 anos, também foi ouvido em tribunal e terá contado que viu o padrasto a bater em Valentina e que viu a menina no sofá, sem reacção. Também terá dito que viu a mãe e Sandro transportarem a criança para fora de casa, durante a noite.

Sandro e Márcia vão aguardar julgamento em prisão preventiva.

O pai de Valentina é acusado de homicídio qualificado, profanação de cadáver e de um crime de violência doméstica. A madrasta está indiciada de homicídio qualificado por omissão e de profanação de cadáver.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Eu só pergunto, para quando justiça neste país a condizer com o grau de crueldade dos assassinos? Porque razão não dar a voz ao povo neste e noutros casos fundamentais da vida em sociedade? Afinal vivemos em democracia ou fingimos que vivemos?

  2. Se desejas que lhe façam o mesmo em nada te diferencias dele.
    Não sabemos o que se passava na cabeça deste homem para cometer tal crime. De certo não estaria capaz de tomar decisões acertadas. A Valentina não merecia este desfecho, ninguém merecia, nem mesmo o Sandro apesar do seu crime.
    Acho que viver com o remorso de ter feito este acto é uma sentença bastante pesada.
    Não nos cabe a nós julgar este indivíduo.

RESPONDER

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …

Covid-19. Vacinação só de adultos pode tornar os jovens "reservatórios" da variante Delta

A vacinação da população adulta pode levar os mais jovens a tornarem-se um "reservatório" da variante Delta, mais contagiosa, e criar um ambiente propício ao surgimento de novas variantes. De acordo com Julian Tang, virologista na …

Mais de metade das Câmaras viola a Lei da Proteção de Dados

Mais de metade das Câmaras Municipais viola a Lei da Proteção de Dados. O levantamento conclui que, das 308 câmaras do país, 177 não cumpriram a lei. O Regulamento Geral de Proteção de Dados dita que …

Após o Brexit, a União Europeia prepara-se para restringir conteúdos britânicos na TV e no streaming

Política, economia e agora cultura. Depois do Reino Unido ter saído da União Europeia, a organização prepara-se para diminuir a quantidade de filmes e séries britânicas disponíveis nas estações de televisão e nos serviços de …

Trincão pode rumar ao Wolverhampton

O jovem internacional português poderá ser o próximo futebolista luso a integrar o projeto do Wolverhampton, servindo como "moeda de troca" por Adama Traoré. De acordo com o diário catalão Sport, Francisco Trincão poderá servir como …

"Da Rússia com amor". Operação de espionagem russa em Itália permitiu recolher dados essenciais à Sputnik V

Em março de 2020, o cenário era negro em Itália, e uma equipa humanitária russa foi enviada para apoiar o país nos piores dias da primeira vaga de covid-19. Contudo, a operação escondeu uma missão …

Gil Dias e Rúben Vinagre estão na rota do Benfica

Gil Dias e Rúben Vinagre podem ser reforços do SL Benfica para a próxima temporada. Os dois jogadores estiveram cedidos ao Famalicão esta época. O interesse do SL Benfica em Rúben Vinagre não é recente. O …

Tribunal declara inútil ação do Chega porque proibição à circulação na AML terminou

O Supremo Tribunal Administrativo (STA) considerou inútil, esta segunda-feira,  apreciar a intimação do Chega contra a proibição de entradas e saídas na Área Metropolitana de Lisboa (AML) no fim-de-semana, uma vez que esta medida temporária …

Samaris vai ficar no Benfica

O médio grego prepara-se para iniciar a sua oitava temporada ao serviço do Benfica, apesar das intenções da direção encarnada de pôr um ponto final na relação. Andreas Samaris só admite sair da Luz se receber …