“Uma sova grande” e queimada com água a ferver. Juiz do caso Valentina fala em “tortura”

Carlos Barroso / Lusa

O juiz de instrução que decretou a prisão preventiva do pai e da madrasta da criança assassinada em Atouguia da Baleia, em Peniche, usou a palavra “tortura” na sua decisão. O pai terá confessado ter dado uma “sova grande à filha Valentina”, alguns dias antes da morte.

Os indícios recolhidos no caso da morte de Valentina, a criança de 9 anos que foi dada como desaparecida em Atouguia da Baleia, em Peniche, e que depois foi encontrada morta, apontam para um quadro de grande violência.

Os exames preliminares da autópsia realizada ao corpo da criança detectaram lesões na cabeça, apontando para uma morte violenta. Mas só os resultados laboratoriais vão confirmar a causa de morte.



O que parece, desde já, seguro é que a menina foi alvo de agressões severas por parte do pai. O próprio arguido, Sandro Bernardo, de 32 anos, confessou em tribunal que deu uma “sova muito grande” à filha no dia 1 de Maio. Em causa estaria a intenção de obrigar a criança a confessar se estaria a ser vítima de abusos sexuais por parte de um amigo da mãe, conforme rumores que haveria na localidade.

No dia da morte da criança, que terá ocorrido no passado 6 de Maio, Sandro terá confrontado novamente Valentina com os rumores, voltando a agredir a criança. Os resultados preliminares da autópsia não detectaram indícios de abuso sexual.

O Jornal de Notícias (JN) avança que as agressões desse dia ocorreram num quadro de “tensão familiar, ampliada pelo confinamento obrigatório”, notando que o pai, “pressionado pela companheira para que Valentina voltasse para a casa da mãe, voltou a discutir com a filha”.

Sandro terá despejado “água a escaldar” pelo corpo da filha “ao mesmo tempo que a agredia e até lhe apertava o pescoço”, relata o JN, acrescentando que só parou quando Valentina “já estava a ficar inconsciente”.

“Apertou-lhe o pescoço e acabou por lhe dar uma pancada na cabeça, que lhe provocou um traumatismo cranioencefálico que se revelaria fatal”, relata o Expresso.

A madrasta da criança, Márcia Monteiro, não terá participado nas agressões, mas não fez nada para a ajudar. “Confessou ao juiz que viu “um pedido de ajuda” no olhar da criança mas mesmo assim, nada fez”, refere o Expresso.

Márcia alegou em tribunal que foi ameaçada pelo companheiro e que teve, por isso, que o ajudar a esconder o corpo.

A criança terá ficado em agonia no sofá, embrulhada numa manta, durante várias horas, sem que Sandro, nem Márcia tivessem feito nada para a ajudar. As outras três crianças da casa, filhas do casal – com 7 meses, 4 anos e 12 anos – terão assistido a parte das agressões e à agonia da criança.

O filho mais velho de Márcia, um adolescente de 12 anos, também foi ouvido em tribunal e terá contado que viu o padrasto a bater em Valentina e que viu a menina no sofá, sem reacção. Também terá dito que viu a mãe e Sandro transportarem a criança para fora de casa, durante a noite.

Sandro e Márcia vão aguardar julgamento em prisão preventiva.

O pai de Valentina é acusado de homicídio qualificado, profanação de cadáver e de um crime de violência doméstica. A madrasta está indiciada de homicídio qualificado por omissão e de profanação de cadáver.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Eu só pergunto, para quando justiça neste país a condizer com o grau de crueldade dos assassinos? Porque razão não dar a voz ao povo neste e noutros casos fundamentais da vida em sociedade? Afinal vivemos em democracia ou fingimos que vivemos?

  2. Se desejas que lhe façam o mesmo em nada te diferencias dele.
    Não sabemos o que se passava na cabeça deste homem para cometer tal crime. De certo não estaria capaz de tomar decisões acertadas. A Valentina não merecia este desfecho, ninguém merecia, nem mesmo o Sandro apesar do seu crime.
    Acho que viver com o remorso de ter feito este acto é uma sentença bastante pesada.
    Não nos cabe a nós julgar este indivíduo.

RESPONDER

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …