“Uma sova grande” e queimada com água a ferver. Juiz do caso Valentina fala em “tortura”

Carlos Barroso / Lusa

O juiz de instrução que decretou a prisão preventiva do pai e da madrasta da criança assassinada em Atouguia da Baleia, em Peniche, usou a palavra “tortura” na sua decisão. O pai terá confessado ter dado uma “sova grande à filha Valentina”, alguns dias antes da morte.

Os indícios recolhidos no caso da morte de Valentina, a criança de 9 anos que foi dada como desaparecida em Atouguia da Baleia, em Peniche, e que depois foi encontrada morta, apontam para um quadro de grande violência.

Os exames preliminares da autópsia realizada ao corpo da criança detectaram lesões na cabeça, apontando para uma morte violenta. Mas só os resultados laboratoriais vão confirmar a causa de morte.

O que parece, desde já, seguro é que a menina foi alvo de agressões severas por parte do pai. O próprio arguido, Sandro Bernardo, de 32 anos, confessou em tribunal que deu uma “sova muito grande” à filha no dia 1 de Maio. Em causa estaria a intenção de obrigar a criança a confessar se estaria a ser vítima de abusos sexuais por parte de um amigo da mãe, conforme rumores que haveria na localidade.

No dia da morte da criança, que terá ocorrido no passado 6 de Maio, Sandro terá confrontado novamente Valentina com os rumores, voltando a agredir a criança. Os resultados preliminares da autópsia não detectaram indícios de abuso sexual.

O Jornal de Notícias (JN) avança que as agressões desse dia ocorreram num quadro de “tensão familiar, ampliada pelo confinamento obrigatório”, notando que o pai, “pressionado pela companheira para que Valentina voltasse para a casa da mãe, voltou a discutir com a filha”.

Sandro terá despejado “água a escaldar” pelo corpo da filha “ao mesmo tempo que a agredia e até lhe apertava o pescoço”, relata o JN, acrescentando que só parou quando Valentina “já estava a ficar inconsciente”.

“Apertou-lhe o pescoço e acabou por lhe dar uma pancada na cabeça, que lhe provocou um traumatismo cranioencefálico que se revelaria fatal”, relata o Expresso.

A madrasta da criança, Márcia Monteiro, não terá participado nas agressões, mas não fez nada para a ajudar. “Confessou ao juiz que viu “um pedido de ajuda” no olhar da criança mas mesmo assim, nada fez”, refere o Expresso.

Márcia alegou em tribunal que foi ameaçada pelo companheiro e que teve, por isso, que o ajudar a esconder o corpo.

A criança terá ficado em agonia no sofá, embrulhada numa manta, durante várias horas, sem que Sandro, nem Márcia tivessem feito nada para a ajudar. As outras três crianças da casa, filhas do casal – com 7 meses, 4 anos e 12 anos – terão assistido a parte das agressões e à agonia da criança.

O filho mais velho de Márcia, um adolescente de 12 anos, também foi ouvido em tribunal e terá contado que viu o padrasto a bater em Valentina e que viu a menina no sofá, sem reacção. Também terá dito que viu a mãe e Sandro transportarem a criança para fora de casa, durante a noite.

Sandro e Márcia vão aguardar julgamento em prisão preventiva.

O pai de Valentina é acusado de homicídio qualificado, profanação de cadáver e de um crime de violência doméstica. A madrasta está indiciada de homicídio qualificado por omissão e de profanação de cadáver.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Eu só pergunto, para quando justiça neste país a condizer com o grau de crueldade dos assassinos? Porque razão não dar a voz ao povo neste e noutros casos fundamentais da vida em sociedade? Afinal vivemos em democracia ou fingimos que vivemos?

  2. Se desejas que lhe façam o mesmo em nada te diferencias dele.
    Não sabemos o que se passava na cabeça deste homem para cometer tal crime. De certo não estaria capaz de tomar decisões acertadas. A Valentina não merecia este desfecho, ninguém merecia, nem mesmo o Sandro apesar do seu crime.
    Acho que viver com o remorso de ter feito este acto é uma sentença bastante pesada.
    Não nos cabe a nós julgar este indivíduo.

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …