Sousa Cintra vai procurar petróleo no Algarve

O empresário José de Sousa Cintra, ex-presidente do Sporting, ganhou a concessão para a prospecção e produção de petróleo no Algarve. A pesquisa vai decorrer nas zonas de Aljezur e de Tavira, na chamada “zona emersa” da Bacia do Algarve.

A informação foi divulgada esta sexta-feira pela Entidade Nacional do Mercado de Combustíveis (ENMC).

A entidade liderada por Paulo Carmona dá conta da assinatura de contratos com a Portfuel, empresa de Sousa Cintra, para a prospecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo no Algarve.

“Os trabalhos mínimos previstos contratualmente fornecerão dados e informação adicionais ao conhecimento sobre o potencial petrolífero do onshore da Bacia do Algarve, importantes para o país”, constata a ENMC citada pelo Público.

CV Youtube

O empresário Sousa Cintra, ex-presidente do Sporting

O empresário Sousa Cintra, ex-presidente do Sporting

Paulo Carmona explica que está em causa um contrato de oito anos. Se for encontrado petróleo “será bom para todos”; e se as pesquisas não derem em nada fica-se com “um maior conhecimento das estruturas geológicas desta zona do Algarve”, salienta o presidente da ENMC.

A empresa de Sousa Cintra vai fazer a prospecção nas zonas de Aljezur e de Tavira e tem autorização da ENMC para negociar directamente com os proprietários dos terrenos onde pretende actuar. Todavia, “todos os furos terão de ter o aval da ENMC”, frisa o Público.

Paulo Carmona refere ao jornal que os procedimentos de prospecção “não são complexos”. “É como se fosse um furo para sondagem de água, como se fazem milhares todos os anos, mas com uma dimensão maior”, nota.

A ENMC sublinha que “os contratos de concessão prevêem apenas pesquisa e exploração em terra, com recurso a métodos tradicionais”. Está em causa o chamado “fracking”, que é basicamente a introdução de água e de pedras no subsolo.

“Caso entendam que devem evoluir para métodos não-convencionais de pesquisa, como a fracturação hidráulica, cada projecto específico será submetido à avaliação de impacte ambiental”, acrescenta Paulo Carmona.

Sousa Cintra já teve negócios no domínio do retalho de combustíveis, mas em 2013 vendeu a rede de bombas de gasolina que possuía através da marca Cipol.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Há quem diga mal deste homem e outros dizem mal.
    Mas convenhamos ,não pára e tem muita iniciativa.
    Oxalá seja bafejado pela sorte,desta feita.

  2. Como empresário há que aplaudir e acarinhar a iniciativa em caso de sucesso há o problema de que depois os proprietários dos carros dos lampiões vão-se queixar que o produto é forte demais e as multas por excesso de velocidade vem do combustível.

  3. Espero bem que não apareça petróleo nenhum !
    Não só daria cabo duma zona turística de eleição, talvez a mais importante de Portugal continental, como nos iria tornar um país dependente desse mesmo petróleo. Como aliás sucede aos países em desenvolvimento que conheço. A Venezuela é o caso mais gritante.
    Quanto à “fracturação hidráulica” basta ler os problemas que isso está a levantar nos Estados Unidos. Mas nesta terra TUDO é possível…

RESPONDER

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …