Sorriso de Mona Lisa pode ser do amante de Leonardo da Vinci

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci

Um investigador de arte italiano tem a certeza de que Leonardo da Vinci usou dois modelos, uma mulher e um homem, para criar o famoso retrato da Mona Lisa. E o modelo masculino pode ter sido o amante do pintor.

A Mona Lisa foi um retrato encomendado por um abastado mercador de seda de Florença, que terá pago a Da Vinci para que este pintasse a sua mulher, Lisa Gherardini, que seria conhecida como Mona Lisa del Giocondo e cujos restos mortais terão sido encontrados por investigadores italianos.

Mas Silvano Vinceti, que lidera um grupo de investigação denominado Comité Nacional para o Património Cultural, garante que o pintor recorreu não apenas à mulher do mercador para fazer o quadro, mas também a um modelo masculino.

Nada mais nada menos do que Gian Giacomo Caprotti, um aprendiz de Leonardo da Vinci que era mais conhecido como Salai ou “Pequeno Diabo” e que seria também amante do pintor.

O detective de arte baseia a sua teoria em análises feitas com infravermelhos ao quadro que está no Museu do Louvre, em Paris, e na história que se conta de que a mulher do mercador estaria muito triste enquanto posava para o pintor.

Na tentativa de a animar, o mercador terá até contratado palhaços para a fazer sorrir, mas, nada resultando, Leonardo da Vinci terá recorrido ao amante para agradar ao cliente e colocar um sorriso no retrato.

“Há um elemento indisputável de prova que pode ser visto, com o uso da tecnologia de infravermelhos, na primeira camada da pintura da Mona Lisa. Nessa camada, podemos ver que ela não estava a sorrir e animada, mas parecia melancólica e triste”, explica Silvano Vinceti em declarações à Euronews.

O especialista relata: “pegamos em todos os quadros em que Leonardo usou Salai como modelo e comparámos-los com o da Mona Lisa e alguns detalhes correspondem perfeitamente. Por isso, ele usou dois modelos e depois acrescentou detalhes criativos, isso veio da sua própria imaginação”.

“Penso que isto está em linha com um fascínio de há muito tempo de Leonardo que era o assunto da androginia. Por outras palavras, para Leonardo, a pessoa perfeita era uma combinação de um homem e de uma mulher“, diz ainda o investigador.

Silvano Vinceti fala em particular do nariz, da testa e do sorriso da Mona Lisa, que serão idênticos a outros quadros de Leonardo da Vinci em que este usou Salai como modelo, nomeadamente em S. João, o Baptista e em Santa Ana.

Estas conclusões são contudo, olhadas com desconfiança por alguns investigadores, nomeadamente pelo professor de História da Arte britânico, Martin Kemp, que diz ao jornal inglês The Telegraph que os argumentos de Vinceti não passam de “uma mixórdia de coisas conhecidas, coisas meio conhecidas e de completa fantasia“.

Certo é que o sorriso enigmático da Mona Lisa vai continuar a intrigar o mundo por mais algum tempo, enquanto as diversas teorias em torno dele não se confirmarem – o que pode nunca vir a acontecer.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …

Booking abandona a criptomoeda do Facebook

  Booking junta-se ao Mastercard, eBay, Visa, PayPal, Stripe e Mercado Pago e desiste do projeto da Associação Libra, promovida por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para a desenvolver a infraestrutura financeira que está na base …