Investigadores italianos acreditam ter encontrado restos da Mona Lisa (de carne e osso)

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci

Fragmentos do fémur, dos ossos do queixo e de um tornozelo: eis os vestígios que uma equipa de investigadores italianos acredita pertencerem à mulher que deu o rosto para a obra-prima de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa.

Após vários anos de pesquisas e de escavações num convento em Florença, onde a mulher que terá posado para o pintor morreu em 1542, os investigadores encontraram aqueles que serão os seus vestígios mortais.

A Mona Lisa terá sido um retrato encomendado a Leonardo da Vinci por Francesco del Giocondo, mercador de sedas de Florença, da sua mulher Lisa Gherardini.

Arqueólogos e historiadores italianos começaram a exumar esqueletos em 2011 no convento onde esta mulher passou os últimos anos da sua vida.

Os primeiros oito que encontraram estavam bem conservados, mas os testes de carbono executados revelaram que eram demasiado velhos para terem pertencido a Mona Lisa, relata o Discovery.

Encontraram então mais quatro numa sepultura comum, entre os quais fragmentos de um fémur, ossos do queixo e de um tornozelo que pertencem ao mesmo período em que Mona Lisa viveu.

“É um juntar de elementos, de exames antropológicos a documentos históricos, que nos permitem concluir que os restos pertencem provavelmente a Lisa Gherardini”, salienta o líder da investigação, o historiador Silvano Vinceti, citado pelo Discovery.

Os resultados não podem contudo ser comprovados por via de testes de ADN, já que os ossos se encontravam num local demasiado húmido que deteriorou os esqueletos a um tal ponto que não permite a realização destes testes.

A expectativa dos investigadores é que, brevemente, a tecnologia se desenvolva a um ponto que permita confirmar cientificamente e sem sombras de dúvida que os restos encontrados são de facto da mulher que se acredita ter inspirado a Mona Lisa de Da Vinci.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …

"Prática comercial enganosa". NOS obrigada a retirar campanha publicitária sobre 5G

A Associação da Auto Regulação Publicitária (ARP) deu razão a uma queixa da Meo e mandou a NOS retirar uma campanha de publicidade sobre um tarifário móvel 5G por considerar que constitui "uma prática comercial …