Investigadores italianos acreditam ter encontrado restos da Mona Lisa (de carne e osso)

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci

Fragmentos do fémur, dos ossos do queixo e de um tornozelo: eis os vestígios que uma equipa de investigadores italianos acredita pertencerem à mulher que deu o rosto para a obra-prima de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa.

Após vários anos de pesquisas e de escavações num convento em Florença, onde a mulher que terá posado para o pintor morreu em 1542, os investigadores encontraram aqueles que serão os seus vestígios mortais.

A Mona Lisa terá sido um retrato encomendado a Leonardo da Vinci por Francesco del Giocondo, mercador de sedas de Florença, da sua mulher Lisa Gherardini.

Arqueólogos e historiadores italianos começaram a exumar esqueletos em 2011 no convento onde esta mulher passou os últimos anos da sua vida.

Os primeiros oito que encontraram estavam bem conservados, mas os testes de carbono executados revelaram que eram demasiado velhos para terem pertencido a Mona Lisa, relata o Discovery.

Encontraram então mais quatro numa sepultura comum, entre os quais fragmentos de um fémur, ossos do queixo e de um tornozelo que pertencem ao mesmo período em que Mona Lisa viveu.

“É um juntar de elementos, de exames antropológicos a documentos históricos, que nos permitem concluir que os restos pertencem provavelmente a Lisa Gherardini”, salienta o líder da investigação, o historiador Silvano Vinceti, citado pelo Discovery.

Os resultados não podem contudo ser comprovados por via de testes de ADN, já que os ossos se encontravam num local demasiado húmido que deteriorou os esqueletos a um tal ponto que não permite a realização destes testes.

A expectativa dos investigadores é que, brevemente, a tecnologia se desenvolva a um ponto que permita confirmar cientificamente e sem sombras de dúvida que os restos encontrados são de facto da mulher que se acredita ter inspirado a Mona Lisa de Da Vinci.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …