Sony registou a patente de uma lente de contato com câmara

bizilagun / FLickr

-

A Sony patenteou um novo tipo de lente de contacto com câmara. A inovação dá-nos um vislumbre do que pode ser um sinistro futuro para a privacidade.

O dispositivo inclui uma câmara totalmente funcional envolvida no globo ocular por uma lente de contacto, um sensor de imagem, um processador e até um unidade de armazenamento de dados, tudo “dentro” de uma simples lente de contacto.

Não poderia faltar também uma antena wireless, utilizada para enviar em tempo real para qualquer outro dispositivo as fotos tiradas pela câmara.

A lente de contacto vai permitir o ajuste de foco e abertura da câmara: “a imagem da unidade inclui um sistema de lentes capaz de capturar imagens, um sistema de ajuste de abertura, de zoom e de foco, sendo assim, o sistema consegue efetuar com sucesso operações de ajuste de foco e zoom”, lê-se no pedido de patente apresentado.

Mas este pequeno conjunto de lentes ainda pode fazer muito mais: “o processo de captação ainda pode fazer ajustes de estabilização de imagem para corrigir a nitidez das fotos capturadas e o efeito esborratado, que pode ser causado pelo movimento do olho do usuário”.

Um sistema de ecran será ainda capaz de projectar a imagem capturada com a câmara directamente na lente de contacto.

Veja abaixo o desenho da patente do novo projecto da Sony:

(dr) SONY

-

Esquema do pedido de patente US2016/0097940A1, de 7 de Abril, apresentado pela Sony

De acordo com o esquema apresentado, o utilizador vai poder controlar o disparo da câmara com o fechar e abrir de uma pálpebra, pois existe um sensor responsável por medir a pressão das pálpebras sobre a lente.

Quando o piscar de olhos acelera, um sensor aumenta a velocidade de captura para evitar imagens borradas. Segundo o documento, todos os ajustes de abertura e zoom podem ser alterados por movimentos oculares.

O projecto da Sony parece ter saído de um filme de ficção, mas tem potencial para se tornar um sucesso.

Ter uma câmara acoplada aos olhos, que ninguém pode ver, pode levantar menos problemas de privacidade do que o antigo Google Glass provocou quando foi apresentado em público.

Mas o facto de a câmara ser invisível a quem está a ser filmado não diminui a invasão de privacidade – antes pelo contrário.

Canaltech

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrada uma câmara oculta atrás do túmulo de Tutankhamon que pode esconder Nefertiti

Uma equipa de arqueólogos encontraram potenciais evidências de câmaras ocultas por trás das paredes do famoso túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, no Egito, que alguns dizem esconder a rainha Nefertiti. Os investigadores, liderados por Mamdouh …

Chega e Bloco são os que mais sobem (e o PS não pára de cair)

O Partido Socialista (PS) continua a cair cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. Já o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes. De acordo com a …

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …