//

Sony registou a patente de uma lente de contato com câmara

bizilagun / FLickr

-

A Sony patenteou um novo tipo de lente de contacto com câmara. A inovação dá-nos um vislumbre do que pode ser um sinistro futuro para a privacidade.

O dispositivo inclui uma câmara totalmente funcional envolvida no globo ocular por uma lente de contacto, um sensor de imagem, um processador e até um unidade de armazenamento de dados, tudo “dentro” de uma simples lente de contacto.

Não poderia faltar também uma antena wireless, utilizada para enviar em tempo real para qualquer outro dispositivo as fotos tiradas pela câmara.

A lente de contacto vai permitir o ajuste de foco e abertura da câmara: “a imagem da unidade inclui um sistema de lentes capaz de capturar imagens, um sistema de ajuste de abertura, de zoom e de foco, sendo assim, o sistema consegue efetuar com sucesso operações de ajuste de foco e zoom”, lê-se no pedido de patente apresentado.

Mas este pequeno conjunto de lentes ainda pode fazer muito mais: “o processo de captação ainda pode fazer ajustes de estabilização de imagem para corrigir a nitidez das fotos capturadas e o efeito esborratado, que pode ser causado pelo movimento do olho do usuário”.

Um sistema de ecran será ainda capaz de projectar a imagem capturada com a câmara directamente na lente de contacto.

Veja abaixo o desenho da patente do novo projecto da Sony:

(dr) SONY

-

Esquema do pedido de patente US2016/0097940A1, de 7 de Abril, apresentado pela Sony

De acordo com o esquema apresentado, o utilizador vai poder controlar o disparo da câmara com o fechar e abrir de uma pálpebra, pois existe um sensor responsável por medir a pressão das pálpebras sobre a lente.

Quando o piscar de olhos acelera, um sensor aumenta a velocidade de captura para evitar imagens borradas. Segundo o documento, todos os ajustes de abertura e zoom podem ser alterados por movimentos oculares.

O projecto da Sony parece ter saído de um filme de ficção, mas tem potencial para se tornar um sucesso.

Ter uma câmara acoplada aos olhos, que ninguém pode ver, pode levantar menos problemas de privacidade do que o antigo Google Glass provocou quando foi apresentado em público.

Mas o facto de a câmara ser invisível a quem está a ser filmado não diminui a invasão de privacidade – antes pelo contrário.

Canaltech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.