Sony registou a patente de uma lente de contato com câmara

bizilagun / FLickr

-

A Sony patenteou um novo tipo de lente de contacto com câmara. A inovação dá-nos um vislumbre do que pode ser um sinistro futuro para a privacidade.

O dispositivo inclui uma câmara totalmente funcional envolvida no globo ocular por uma lente de contacto, um sensor de imagem, um processador e até um unidade de armazenamento de dados, tudo “dentro” de uma simples lente de contacto.

Não poderia faltar também uma antena wireless, utilizada para enviar em tempo real para qualquer outro dispositivo as fotos tiradas pela câmara.

A lente de contacto vai permitir o ajuste de foco e abertura da câmara: “a imagem da unidade inclui um sistema de lentes capaz de capturar imagens, um sistema de ajuste de abertura, de zoom e de foco, sendo assim, o sistema consegue efetuar com sucesso operações de ajuste de foco e zoom”, lê-se no pedido de patente apresentado.

Mas este pequeno conjunto de lentes ainda pode fazer muito mais: “o processo de captação ainda pode fazer ajustes de estabilização de imagem para corrigir a nitidez das fotos capturadas e o efeito esborratado, que pode ser causado pelo movimento do olho do usuário”.

Um sistema de ecran será ainda capaz de projectar a imagem capturada com a câmara directamente na lente de contacto.

Veja abaixo o desenho da patente do novo projecto da Sony:

(dr) SONY

-

Esquema do pedido de patente US2016/0097940A1, de 7 de Abril, apresentado pela Sony

De acordo com o esquema apresentado, o utilizador vai poder controlar o disparo da câmara com o fechar e abrir de uma pálpebra, pois existe um sensor responsável por medir a pressão das pálpebras sobre a lente.

Quando o piscar de olhos acelera, um sensor aumenta a velocidade de captura para evitar imagens borradas. Segundo o documento, todos os ajustes de abertura e zoom podem ser alterados por movimentos oculares.

O projecto da Sony parece ter saído de um filme de ficção, mas tem potencial para se tornar um sucesso.

Ter uma câmara acoplada aos olhos, que ninguém pode ver, pode levantar menos problemas de privacidade do que o antigo Google Glass provocou quando foi apresentado em público.

Mas o facto de a câmara ser invisível a quem está a ser filmado não diminui a invasão de privacidade – antes pelo contrário.

Canaltech

PARTILHAR

RESPONDER

A Terra está prestes a capturar uma nova mini-lua. Ficará por cá meio ano

A Terra está prestes a capturar uma mini-lua, que os astrónomos acreditam que ficará presa na gravidade do nosso planeta durante cerca de meio ano. Entende-se por mini-lua um objeto de pequenas dimensões que é …

Cientistas medem, pela primeira vez, a distância até um magnetar na Via Láctea

Com a ajuda do observatório Very Long Baseline Array (VLBA), uma equipa de astrónomos conseguiu medir, pela primeira vez, a distância até ao magnetar XTE J1810-197, localizado na Via Láctea.  Os magnetares são um tipo de …

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na bíblia

Os textos da bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …