Sony registou a patente de uma lente de contato com câmara

bizilagun / FLickr

-

A Sony patenteou um novo tipo de lente de contacto com câmara. A inovação dá-nos um vislumbre do que pode ser um sinistro futuro para a privacidade.

O dispositivo inclui uma câmara totalmente funcional envolvida no globo ocular por uma lente de contacto, um sensor de imagem, um processador e até um unidade de armazenamento de dados, tudo “dentro” de uma simples lente de contacto.

Não poderia faltar também uma antena wireless, utilizada para enviar em tempo real para qualquer outro dispositivo as fotos tiradas pela câmara.

A lente de contacto vai permitir o ajuste de foco e abertura da câmara: “a imagem da unidade inclui um sistema de lentes capaz de capturar imagens, um sistema de ajuste de abertura, de zoom e de foco, sendo assim, o sistema consegue efetuar com sucesso operações de ajuste de foco e zoom”, lê-se no pedido de patente apresentado.

Mas este pequeno conjunto de lentes ainda pode fazer muito mais: “o processo de captação ainda pode fazer ajustes de estabilização de imagem para corrigir a nitidez das fotos capturadas e o efeito esborratado, que pode ser causado pelo movimento do olho do usuário”.

Um sistema de ecran será ainda capaz de projectar a imagem capturada com a câmara directamente na lente de contacto.

Veja abaixo o desenho da patente do novo projecto da Sony:

(dr) SONY

-

Esquema do pedido de patente US2016/0097940A1, de 7 de Abril, apresentado pela Sony

De acordo com o esquema apresentado, o utilizador vai poder controlar o disparo da câmara com o fechar e abrir de uma pálpebra, pois existe um sensor responsável por medir a pressão das pálpebras sobre a lente.

Quando o piscar de olhos acelera, um sensor aumenta a velocidade de captura para evitar imagens borradas. Segundo o documento, todos os ajustes de abertura e zoom podem ser alterados por movimentos oculares.

O projecto da Sony parece ter saído de um filme de ficção, mas tem potencial para se tornar um sucesso.

Ter uma câmara acoplada aos olhos, que ninguém pode ver, pode levantar menos problemas de privacidade do que o antigo Google Glass provocou quando foi apresentado em público.

Mas o facto de a câmara ser invisível a quem está a ser filmado não diminui a invasão de privacidade – antes pelo contrário.

Canaltech

PARTILHAR

RESPONDER

Para muitos, ir ao Rock in Rio é para "viver a experiência"

Há quem gaste 200 euros, quem não dispense um brinde e quem espere à sombra até ao concerto desejado. Para muitos dos espetadores, a ideia é viver “a experiência” do Rock in Rio Lisboa, que …

Francesa esteve detida 2 semanas por atravessar por engano fronteira EUA-Canadá

A francesa Cedella Roman, de 19 anos, passou o "maior susto da sua vida": foi detida pelo serviço de imigração norte-americano e esteve presa durante duas semanas num centro de imigrantes por ter atravessado acidentalmente …

Os buracos negros podem ser dois wormholes que colidiram

Quando dois wormholes colidem, são criadas ondulações no espaço-tempo. Esses ecos gravitacionais poderiam ser detetados por instrumentos futuros, fornecendo evidências de que essa hipotética colisão através do espaço-tempo existe mesmo. O Observatório de Ondas Gravitacionais por …

Bruno de Carvalho destituído da presidência do Sporting

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi destituído do cargo, por decisão da maioria dos sócios que votaram em Assembleia Geral extraordinária, este sábado, na Altice Arena, em Lisboa. O presidente da Mesa da Assembleia …

É hoje: mulheres sauditas conquistam o direito de conduzir automóveis

A Arábia Saudita levanta este domingo, 24 de Junho, a proibição imposta às mulheres de conduzirem automóveis nas estradas do reino, decisão do príncipe herdeiro Mohammad bin Salman integrada num plano de modernização do país. "Será …

Sobrinho alvo de tentativa de agressão. Bruno foi votar

O empresário Álvaro Sobrinho, líder da Holdimo, segundo maior acionista do Sporting, foi hoje alvo de tentativa de agressão dentro do Altice Arena, em Lisboa, durante a Assembleia Geral (AG) de destituição que decide o …

Marcelo já teve alta. Causa do desmaio apurada

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já deixou o hospital de Braga onde foi observado depois de se ter sentido mal ao final da manhã, tendo o próprio explicado aos jornalistas que teve …

Bélgica vs Tunísia | Goleada “dos diabos”

Num dos melhores jogos desta fase de grupos, a Bélgica apurou-se para os oitavos-de-final do Mundial, graças a uma goleada por 5-2 ante a Tunísia. Sete golos numa partida de futebol ofensivo, aberto, com muitas …

Este é o primeiro dia do resto da vida do Sporting

Os sócios do Sporting reúnem-se hoje para a primeira Assembleia Geral (AG) de destituição da história do clube, na qual decidirão o futuro do presidente, Bruno de Carvalho, legitimado há quatro meses por larga maioria. A …

Costa recupera assessor arguido no caso das viagens ao Euro2016

O assessor económico de António Costa que foi constituído arguido na sequência da investigação às viagens pagas pela Galp para assitir a jogos do Euro2016, em França, continua a trabalhar com o primeiro Ministro. O economista …