Sony registou a patente de uma lente de contato com câmara

bizilagun / FLickr

-

A Sony patenteou um novo tipo de lente de contacto com câmara. A inovação dá-nos um vislumbre do que pode ser um sinistro futuro para a privacidade.

O dispositivo inclui uma câmara totalmente funcional envolvida no globo ocular por uma lente de contacto, um sensor de imagem, um processador e até um unidade de armazenamento de dados, tudo “dentro” de uma simples lente de contacto.

Não poderia faltar também uma antena wireless, utilizada para enviar em tempo real para qualquer outro dispositivo as fotos tiradas pela câmara.

A lente de contacto vai permitir o ajuste de foco e abertura da câmara: “a imagem da unidade inclui um sistema de lentes capaz de capturar imagens, um sistema de ajuste de abertura, de zoom e de foco, sendo assim, o sistema consegue efetuar com sucesso operações de ajuste de foco e zoom”, lê-se no pedido de patente apresentado.

Mas este pequeno conjunto de lentes ainda pode fazer muito mais: “o processo de captação ainda pode fazer ajustes de estabilização de imagem para corrigir a nitidez das fotos capturadas e o efeito esborratado, que pode ser causado pelo movimento do olho do usuário”.

Um sistema de ecran será ainda capaz de projectar a imagem capturada com a câmara directamente na lente de contacto.

Veja abaixo o desenho da patente do novo projecto da Sony:

(dr) SONY

-

Esquema do pedido de patente US2016/0097940A1, de 7 de Abril, apresentado pela Sony

De acordo com o esquema apresentado, o utilizador vai poder controlar o disparo da câmara com o fechar e abrir de uma pálpebra, pois existe um sensor responsável por medir a pressão das pálpebras sobre a lente.

Quando o piscar de olhos acelera, um sensor aumenta a velocidade de captura para evitar imagens borradas. Segundo o documento, todos os ajustes de abertura e zoom podem ser alterados por movimentos oculares.

O projecto da Sony parece ter saído de um filme de ficção, mas tem potencial para se tornar um sucesso.

Ter uma câmara acoplada aos olhos, que ninguém pode ver, pode levantar menos problemas de privacidade do que o antigo Google Glass provocou quando foi apresentado em público.

Mas o facto de a câmara ser invisível a quem está a ser filmado não diminui a invasão de privacidade – antes pelo contrário.

Canaltech

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …