Sony testa o seu primeiro carro elétrico nas estradas austríacas

Os veículos elétricos estão em voga e nem a Sony faltou à chamada. A empresa revelou que o Vision-S está a ser testado em condições de inverno em estradas públicas na cidade austríaca de Graz.

No Consumer Electronics Show (CES) de 2020, a Sony apresentou o Vision-S, um conceito de carro elétrico desenhado para servir como uma plataforma de demonstração dos produtos e tecnologias (como baterias, sistemas de carga, sensores e telas) que desenvolve para o setor automóvel. Agora, o veículo chegou às ruas.

Durante o CES 2021, realizado virtualmente devido à pandemia de covid-19, a japonesa adiantou informações sobre o progresso do projeto. De acordo com a empresa, citada pelo Russia Today, o Vision-S está a ser testado em condições de inverno na cidade de Graz, na Áustria.

“A Sony Corporation (‘Sony’) anunciou a conclusão do seu protótipo em dezembro de 2020, que estava em desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a evolução da mobilidade e que começou a testar em estradas públicas na Europa”, lê-se num comunicado da marca.

O automóvel deverá ter um motor duplo (um em cada eixo), capaz de o levar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos, e atingir uma velocidade máxima de 240 km/h.

Um conjunto de 40 sensores deverá tornar este veículo “consciente” do que o rodeia. Para detetar obstáculos, o Vision-S usa um sistema LiDAR que lhe permite mapear o trajeto, evitar colisões e manter uma distância e velocidade seguras em relação aos outros automóveis.

Em termos de entretenimento, o carro será uma “extensão” da casa do utilizador, uma vez que a empresa irá proporcionar aos passageiros do banco traseiro a oportunidade de jogarem PlayStation durante a viagem, graças a um sistema de “Remote Play”.

O som é garantido através de altifalantes embutidos em cada assento, equipados com a tecnologia “360 reality audio”. Tal como os modelos da Tesla, o Vision-S será capaz de se conectar à nuvem para receber novos recursos e correções de segurança.

Para já, a Sony ainda não revelou quando pretende lançar o Vision-S no mercado. Este projeto é desenvolvido em parceria com empresas como a Nvidia, Qualcomm, Amazon Web Services, Blackberry/QNX, Vodafone, Bosch e Continental.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …