Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014.

Entre os 751 assentos parlamentares em jogo, de acordo com a projeção do Politico, haverá uma maioria 467 deputados provenientes de partidos pró-UE, contra 257 que são eurocéticos. Há ainda 27 deputados de forças políticas cuja posição em relação à UE não é totalmente clara.

Ainda assim, quando analisados os deputados que deverão caber a cada um dos grupos políticos que se concentram em Bruxelas, os números tornam-se mais dispersos e deixam adivinhar tempos de negociações difíceis logo desde o início, em que cabe ao Parlamento Europeu eleger o próximo presidente da Comissão Europeia.

Para chegar a uma maioria, são precisos 376 deputados. O que se torna evidente nesta sondagem é que vai ter de haver algum tipo de entendimento entre bancadas para viabilizar uma solução para a liderança Comissão Europeia — e para aprovar diplomas nos próximos cinco anos.

De acordo com o Politico, o maior grupo continuará a ser o do Partido Popular Europeu (PPE, onde se inclui o PSD, CDS e MPT), com 168 deputados — suficiente para ficar em primeiro mas bem longe dos 214 de 2014 e uma queda significativa dos 288 em apenas 10 anos, contando a partir das eleições de 2009.

Logo a seguir, ainda em segundo mas também em queda, está a Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D, onde se insere o PS). Aquele grupo poderá ficar-se pelos 147 deputados.

Segue-se depois o grupo dos liberais, do ALDE, onde está inserido o PDR, de Marinho Pinto. O Politico prevê 104 deputados a este grupo — uma subida dos 83 nas eleições de 2014, para a qual muito contribui a entrada do Renaissance, de Emmanuel Macron, nas suas fileiras.

Seguem-se depois a aliança ENF, que junta vários partidos da extrema-direita e direita radical eurocética. Ali, além da Liga (Itália), estão os franceses União Nacional (ex-Frente Nacional), os holandeses do PVV, os britânicos do UKIP e também os austríacos do FPÖ. Para este grupo eurocético, o Politico prevê 73 deputados — o que faz deste o quarto maior grupo em Bruxelas.

Logo a seguir deverá ficar o ECR, também de tendência eurocética e de direita. Por ali, deverão ficar 59 deputados. Seguem-se depois os Verdes (pró-UE, ecologistas e alguns regionalistas), com 54 deputados; o GUE/NGL (extrema-esquerda e esquerda radical com diferentes matizes de euroceticismo, onde está a CDU e o Bloco de Esquerda, com 50 deputados).

Por fim, há a soma do Movimento 5 Estrelas e do Partido do Brexit, de Nigel Farage. Somadas, as duas tendências eurocéticas deverão ter 49 deputados. A fechar, estão ainda 47 deputados para partidos novos e cuja posição em relação à UE não é ainda clara.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …

PJ deteve português suspeito de apoiar Estado Islâmico

Um português foi detido, na madrugada de domingo, por suspeitas de apoiar o Estado Islâmico, tendo sido hoje ouvido em tribunal, que decretou como medida de coação a prisão preventiva, informaram as autoridades judiciais. Num comunicado …