/

Sondagens continuam a dar empate entre Syriza e Nova Democracia

Fotis Plegas A. / EPA

Alexis Tsipras dirigiu-se à nação para garantir que o "Não" no referendo não significa uma saída da Grécia da zona euro.

O Syriza e a Nova Democracia continuam praticamente empatados nas sondagens, a oito dias das eleições antecipadas gregas, salvo uma que dá uma vantagem de cinco pontos percentuais ao partido de esquerda.

Numa sondagem da Universidade da Macedónia para a cadeia privada Skai, o Syriza obtém 28,5% dos votos, contra a Nova Democracia, que consegue 27,5%.

Um outro estudo de opinião, do instituto GPO para a cadeia Mega, dá uma margem mínima de 0,2 pontos ao Syriza, que obtém 26% das intenções de voto, contra 25,8% para a Nova Democracia.

A sondagem do Metron Analysis, para o jornal Parapolitika, dá ao Syriza 25% e à Nova Democracia 24,7%.

A sondagem do instituto Pro Rata, para o diário de esquerda Efimerida ton Syntaktón, é a única que se afasta desta tendência ao dar ao Syriza uma vantagem de cinco pontos percentuais, ou seja 28,5% contra 23,5% para os conservadores.

Todas as sondagens indicam o partido neonazi Amanhecer Dourado como terceira força, com uma percentagem de votos entre os 4,9% e 7%, relegando o PASOK para uma votação inexpressiva.

Segundo a análise do GPO, a votação da Nova Democracia é muito mais estável que a do Syriza, por ter 80% de eleitores fiéis, enquanto a formação de Alexis Tsipras apenas tem 60%.

Conforme as sondagens, a percentagem de indecisos varia entre 10% 15,5%.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.