Nem com a maternidade o PS segura Coimbra. Sondagem dá vantagem ao PSD, numa corrida apertada

Miguel A. Lopes / Lusa

José Manuel Silva, ex-bastonário da Ordem dos Médicos

Na semana das autárquicas, uma sondagem aponta para que o PSD consiga roubar a Câmara de Coimbra ao PS, apesar da corrida estar apertada.

A corrida autárquica em Coimbra tem sido uma das mais quentes da campanha. Entre uma possível mudança do Constitucional e uma maternidade sacada da cartola que valeu um aviso da Comissão Nacional de Eleições a António Costa, PSD e PS têm puxado de vários trunfos para tentar vencer a Câmara.

Uma nova sondagem do Centro de Sondagens da Universidade Católica Portuguesa para o Público e para a RTP concluiu que a coligação “Juntos Somos Coimbra“, que inclui o PSD, o CDS, o Nós Cidadãos, o PPM, a Aliança, o RIR e o Volt, tem uma ligeira vantagem sobre o candidato do PS e actual autarca, Manuel Machado.

A candidatura encabeçada por José Manuel Silva consegue 35% das intenções de voto, contra os 33% para os socialistas. O ex-bastonário da Ordem dos Médicos foi buscar 11 pontos percentuais aos eleitores que votaram no Cidadãos por Coimbra há quatro anos  e oito pontos a quem votou no PS.

A margem de erro mostra que o PSD deve conseguir entre 31% e 39% dos votos, enquanto que o PS deve ficar entre os 29% e 37%. A nível da divisão no executivo com 11 lugares, ambos os partidos podem conseguir entre quatro e cinco representantes.

Uma maioria absoluta parece impossível. O inquérito abre ainda a porta a um possível regresso do movimento independente Cidadãos por Coimbra, que é apoiado pelo Bloco de Esquerda, ao executivo municipal, onde já teve um membro entre 2013 e 2017. A lista encabeçada por Jorge Gouveia Monteiro conta com 11% das intenções de voto.

Segue-se a CDU, com 7% das intenções de voto, podendo assim a coligação entre comunistas e verdes perder o seu único vereador em Coimbra. O Chega fica-se pelos 4% e a Iniciativa Liberal pelos 3%. O PAN conta com 2% das intenções de voto e a coligação “Coimbra é Capital”, do PDR e do MPT, não chega aos 1%. Os votos brancos ou nulos ficam-se pelos 5%.

O inquérito foi realizado entre 18 e 19 de Setembro a 780 residentes e recenseados em Coimbra maiores de 18 anos. O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de ± 3,5%.

  Adriana Peixoto, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. No título, onde está “PSD”, devia estar “coligação de 7 partidos encabeçada pelo PSD”.
    Não conheço os candidatos, mas o José Manuel Silva parece ser uma pessoa competente.

  2. A promessa da Maternidade em Coimbra é uma das jogadas mais populista que temos visto.
    Torço para que Coimbra dê uma lição aos xuxas.

RESPONDER

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …