PS e PSD com empate técnico. Costa e Rio vão disputar votos “taco a taco”

2

António Pedro Santos / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pelo presidente do PSD, Rui Rio

Sucedem-se as sondagens que revelam uma tendência de aproximação entre PS e PSD nas intenções de voto dos portugueses a cerca de um mês das legislativas antecipadas para 30 de Janeiro. Há um estudo que revela mesmo um empate técnico entre os dois partidos.

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias (JN), o Diário de Notícias e a TSF, divulgada neste sábado, coloca PS e PSD em empate técnico nas intenções de voto dos eleitores.

O PS soma 35,4% das intenções de voto e o PSD tem 33,2% neste estudo de opinião. A diferença de apenas dois pontos percentuais indicia um “empate técnico” porque este valor cabe dentro da “margem de erro” de 3,44%, como aponta o JN.

Assim, prevê-se que António Costa e Rui Rio vão disputar os votos dos portugueses “taco a taco”, segundo o mesmo jornal.

Nesta sondagem, assinala-se a subida evidente do PSD, com mais 8,8 pontos percentuais do que o registado numa sondagem da Aximage feita no mês passado. Isto indicia que a reeleição de Rui Rio como presidente do partido foi “o gatilho para esta explosão”, refere o JN.

Por outro lado, nota-se a queda do PS que perdeu 3 pontos percentuais relativamente a Novembro quando tinham uma vantagem de 14 pontos sobre o PSD.

Há também a assinalar a ideia do Bloco Central em força, com PS e PSD juntos a somarem quase 70% das intenções de voto. É mais um sinal de que a estratégia de Rio, assente precisamente num PSD ao centro, pode dar resultado.

Nos outros partidos, assinala-se a tendência de descida em Bloco de Esquerda (7,3%), CDU (5,1%), PAN (2,5%) e CDS (1,3%).

Já Chega (6,2%) e Iniciativa Liberal (3,7%) estão em crescimento.

Nota-se também, nesta sondagem, que a esquerda continua na frente dos votos, com maioria sobre a Direita, mesmo considerando o Chega no “bolo”.

Porém, desta feita, o PS precisaria do apoio dos dois ex-aliados da geringonça, não lhe bastando apenas um como na anterior legislatura.

Do lado do direita, sem contar com o Chega, fica com 38,2% das intenções de voto, ou seja, acima do PS, mas abaixo de toda a esquerda unida (47,8%). Mesmo com o Chega, a direita ficaria atrás, com 44,4% dos votos.

Distância mais curta entre PS e PSD desde há 1 ano

Outra sondagem realizada pela Pitagórica para a CNN Portugal e para a TVI revela que o PS venceria as eleições com 37% dos votos, ao passo que o PSD conseguiria 31,7%.

Trata-se da diferença mais pequena entre os dois partidos desde há um ano.

No lugar de terceira força política aparece o Chega, com 6,3% das intenções de voto, seguido de CDU e Iniciativa Liberal, com 5,9% cada.

Os últimos dois partidos têm registado uma tendência crescente, com os liberais a serem os que mais sobem face à sondagem anterior.

Já o Bloco de Esquerda cai cerca de meio ponto, para os 4,9%.

O PAN conseguiria, neste cenário, superiorizar-se ao CDS com 3% dos votos.

De acordo com a CNN, quase metade do eleitorado da CDU e do Bloco de Esquerda gostaria de ver António Costa reeleito.

ZAP //

2 Comments

  1. Eu penso desta vez ajudar o PS a ter a maioria absoluta, para bem de Portugal, não podemos andar a brincar ás eleições, iremos ter de pagar isto tudo para alem das enormes contas do Covide que nos serão apresentadas mais tarde ou mais cedo, se os resultados das eleições forem os das sondagens o PS quase empatado com o PSD acho que é a nossa desgraça, porque continuamos na mesma, poderei, ou poderemos reconsiderar no caso do PSD não se ficar pelas criticas, passar a comprometer-se com as soluções, só com as soluções a par das criticas conseguirá mudar o sentido de voto, apesar de estarmos queimados com o PSD que o Passos Coelho prometeu umas coisas depois fez o contrario, de qualquer forma quem quer que ganhe tem de ser com maioria absoluta, ajudarei a quem me parecer que a consegue.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.