Sonangol está a negociar venda de posição na Galp

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

A Sonangol está a negocia a venda da participação que possui na Galp com grandes companhias internacionais do setor petrolífero com presença em Angola.

Esta terça-feira, o Jornal de Negócios avança que o processo de venda da participação da Sonangol na Galp já está em curso, sendo que o desfecho dependerá essencialmente do fator preço.

A Sonangol pretende concluir esta venda num curto espaço de tempo, contando com a anuência da família Amorim, com a qual partilha os interesses na Galp, adiantou fonte da empresa petrolífera angolana.

A Amorim Energia é uma holding detida em 55% pela família Amorim e 45% pela Esperaza que, por sua vez, tem como acionistas a Sonangol (60%) e Isabel dos Santos (40%). Desta forma, a Esperaza detém indiretamente 15,75% da Galp, numa participação avaliada em cerca de 2,2 mil milhões de euros.

Neste momento, a Sonangol tem em curso uma estratégia de venda de empresas participadas e de desinvestimento, pretendendo transformar-se a longo prazo numa Agência Nacional de Petróleos.

Mas, para já, a intenção de vender a fatia de capital que lhe garante uma participação indireta na Galp é explicada pela nova política da empresa estatal angolana, que passa por libertar-se de investimentos noutras companhias e, assim, conseguir inverter os resultados financeiros de modo a sair do vermelho.

No entanto, segundo o Negócios, o maior obstáculo da Sonangol à venda da posição na Galp pode vir a ser Isabel dos Santos, isto porque, no início deste ano, a empresária veio a público manifestar a sua intenção de continuar como acionista da empresa portuguesa, quando surgiram as primeiras notícias de uma possível saída da Sonangol da Galp.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer bolsas do Ensino Superior automáticas para alunos de ação social escolar

O Governo quer que os alunos do secundário com direito à ação social escolar tenham direito, de forma automática, a bolsas do ensino superior, algo que pode acontecer já no próximo ano letivo. Segundo noticiou o …

Modelo económico do Google e Facebook "ameaça" direitos humanos, diz Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional criticou esta quinta-feira o modelo económico "baseado na vigilância" dos gigantes da internet Google e Facebook, considerando que é uma "ameaça sistémica aos direitos humanos". Num relatório, a organização não-governamental argumentou que, ao …

De Amora a Lima. Jorge Jesus "está a dois passos de alcançar a eternidade"

A cumprir a 31.ª época da sua carreira de técnico, iniciada há 30 anos, na temporada 1989/90, ao serviço do Amora, Jesus precisa de bater os argentinos do River Plate, os detentores do título, para …

Revolucionários colombianos estão a recrutar crianças venezuelanas para guerrilha

A Federação de Associações de Professores Universitários da Venezuela (FAPUV) denunciou na quarta-feira que grupos e subversivos da vizinha Colômbia estão a recrutar crianças em idade escolar para a guerrilha. "Temos jovens e crianças, especialmente nas …

Jornal espanhol arrasa Bale. "Desrespeitoso. Mal-agradecido"

O jornal desportivo espanhol Marca arrasa esta quinta-feira o internacional galês Gareth Bale, que representa o Real de Madrid, na sua manchete. "Desrespeitoso. Mal-aconselhado. Mal-agradecido", pode ler-se no jornal. Em causa esta a atitude do …

Porteiro recua e diz que errou em mencionar Bolsonaro no caso Marielle

O porteiro do condomínio onde o Presidente brasileiro tem casa recuou na informação cedida anteriormente à polícia, admitindo que errou ao citar o nome de Jair Bolsonaro no caso do homicídio da vereadora Marielle Franco. De …

Peixes, pássaros e humanóides. Revelados mais 140 geóglifos de Nazca no Peru

Foram descobertos 142 novos geóglifos, que representam pessoas, animais e outros seres, nas famosas linhas na superfície de Nazca e dos seus arredores no Peru. Localizados principalmente a oeste da Pampa de Nazca, estes novos geóglifos …

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …