Pode ter sido encontrada a solução para comer sem engordar

Uma equipa de investigadores pode ter descoberto como resolver o problema da obesidade, e como comer sem engordar. Eles conseguiram bloquear a absorção de gordura por parte do corpo, mas, para já, só em ratos.

Esta investigação pode levar ao desenvolvimento de um medicamento que permita continuar a comer grandes quantidades de gordura sem engordar. Mas até que isso seja realidade nos humanos, ainda há um caminho a percorrer.

Na pesquisa publicada no jornal científico Science, explica-se que foi dada uma dieta rica em gordura a ratos, durante oito semanas. Alguns destes ratos ingeriram um medicamento para bloquear a produção da proteína VEGF-A (factor de crescimento endotelial vascular A) que estimula a produção dos vasos sanguíneos.

Quando se bloqueia a VEGF-A, “previne-se que a gordura alcance os pequenos vasos linfáticos”, onde é “transferida para o intestino através dos poros”, nota o site Wired que divulga o estudo.

O medicamento dado aos ratos conseguiu fazer esse bloqueio e os animais não engordaram, enquanto os que não tomaram a substância duplicaram o peso.

“Se isto resultar nos humanos, então toma-se um comprimido mesmo antes da refeição e este fecha o intestino à absorção de lípidos”, explica ao Wired o professor Alan Mackie da Universidade de Leeds, no Reino Unido, um dos investigadores envolvidos no estudo.

“Descobrimos que um mecanismo molecular para fechar estes poros inibe a absorção de gordura nos ratos”, acrescenta a investigadora Anne Eichmann da Universidade de Yale, nos EUA. “Em vez de ser absorvida pelos tecidos, muita da gordura é excretada nas fezes e os ratos não ganham muito peso numa dieta rica em gordura”, acrescenta.

Os inibidores de VEGF já são usados para tratar pacientes com glaucoma e baixos níveis desta proteína foram também associados com a perda de peso em doentes com cancro da mama, refere ainda Alan Mackie.

Os investigadores notam que o tratamento inibidor de VEGF teve efeitos secundários em alguns ratos que desenvolveram edema, já que o bloqueio da gordura também afectou a absorção de líquidos. Este dado pode complicar o próximo passo provável, que seria estudar o impacto da droga nos humanos, como alerta Alan Mackie.

SV, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …