Pode ter sido encontrada a solução para comer sem engordar

Uma equipa de investigadores pode ter descoberto como resolver o problema da obesidade, e como comer sem engordar. Eles conseguiram bloquear a absorção de gordura por parte do corpo, mas, para já, só em ratos.

Esta investigação pode levar ao desenvolvimento de um medicamento que permita continuar a comer grandes quantidades de gordura sem engordar. Mas até que isso seja realidade nos humanos, ainda há um caminho a percorrer.

Na pesquisa publicada no jornal científico Science, explica-se que foi dada uma dieta rica em gordura a ratos, durante oito semanas. Alguns destes ratos ingeriram um medicamento para bloquear a produção da proteína VEGF-A (factor de crescimento endotelial vascular A) que estimula a produção dos vasos sanguíneos.



Quando se bloqueia a VEGF-A, “previne-se que a gordura alcance os pequenos vasos linfáticos”, onde é “transferida para o intestino através dos poros”, nota o site Wired que divulga o estudo.

O medicamento dado aos ratos conseguiu fazer esse bloqueio e os animais não engordaram, enquanto os que não tomaram a substância duplicaram o peso.

“Se isto resultar nos humanos, então toma-se um comprimido mesmo antes da refeição e este fecha o intestino à absorção de lípidos”, explica ao Wired o professor Alan Mackie da Universidade de Leeds, no Reino Unido, um dos investigadores envolvidos no estudo.

“Descobrimos que um mecanismo molecular para fechar estes poros inibe a absorção de gordura nos ratos”, acrescenta a investigadora Anne Eichmann da Universidade de Yale, nos EUA. “Em vez de ser absorvida pelos tecidos, muita da gordura é excretada nas fezes e os ratos não ganham muito peso numa dieta rica em gordura”, acrescenta.

Os inibidores de VEGF já são usados para tratar pacientes com glaucoma e baixos níveis desta proteína foram também associados com a perda de peso em doentes com cancro da mama, refere ainda Alan Mackie.

Os investigadores notam que o tratamento inibidor de VEGF teve efeitos secundários em alguns ratos que desenvolveram edema, já que o bloqueio da gordura também afectou a absorção de líquidos. Este dado pode complicar o próximo passo provável, que seria estudar o impacto da droga nos humanos, como alerta Alan Mackie.

  SV, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Pandora Papers. Morais Sarmento corrige a declaração de rendimentos e património no TC

Nuno Morais Sarmento, vice-presidente de Rui Rio, pediu ao Tribunal Constitucional que sejam acrescentadas as participações sociais que tem em três empresas moçambicanas. De acordo com o jornal Expresso, a alteração surge na sequência dos Pandora …

Pegadas mais antigas de pré-humanos identificadas em Creta

As pegadas mais antigas já conhecidas de pré-humanos foram encontradas na ilha de Creta, na Grécia, e têm pelo menos seis milhões de anos. As pegadas em questão foram descobertas, em 2017, perto da aldeia de …

Enfermeira a preparar uma vacina

Vacina russa de dose única com 70% de eficácia contra variante Delta

A vacina russa contra a covid-19 de dose única, Sputnik Light, apresenta 70% de eficácia contra a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 três meses após a inoculação, anunciou hoje um laboratório daquele país. Segundo o Centro …

Três selecções apuradas para o Mundial 2022 (mas Will Grigg não vai ao Qatar)

Qatar e Alemanha já estavam qualificadas e a Dinamarca completou o trio. Irlanda do Norte está fora destas contas. A Dinamarca já assegurou a qualificação para a fase final do Mundial 2022. A confirmação - do …

Santuário de Fátima repleto na primeira peregrinação sem restrições

A peregrinação internacional aniversária de outubro ao Santuário de Fátima, que hoje termina, está a decorrer "dentro da normalidade" e sem registo de incidentes, informou a GNR. Esta é a primeira que se realiza sem restrições …

Nuvem de dióxido de enxofre do vulcão de La Palma chega à Península Ibérica

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou que uma nuvem de dióxido de enxofre, proveniente do vulcão Cumbre Vieja, em ilha La Palma, nas Canárias, atingiu a Península Ibérica. A informação …

Papa aprova milagre e abre caminho à beatificação de João Paulo I

O Papa Francisco autorizou esta quarta-feira a promulgação do decreto relativo ao milagre atribuído a João Paulo I (Albino Luciani), nascido em 17 de outubro de 1912 em Forno di Canale (hoje Canale d'Agordo, Itália) …

Pedro Nuno defende que OE2022 é "talvez o melhor" - e "seria muito mau se não fosse aprovado"

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, considerou hoje que o Orçamento do Estado (OE) para 2022 é "talvez o melhor" deste Governo e "seria muito mau para o país se não …

Exames de acesso ao ensino superior podem ser usados durante quatro anos

Os exames nacionais vão poder ser utilizados na candidatura ao acesso ao ensino superior durante quatro anos após a sua realização, sendo que os alunos que optem por repetir as provas podem escolher a melhor …

I Liga: Sporting em desvantagem durante... 2% do tempo jogado

Benfica e FC Porto jogam mais tempo a ganhar, no que se disputou até agora no campeonato. Arouca no fundo, embora não esteja no último lugar da classificação. A pausa habitual para jogos entre selecções nacionais …