Quem tiver sol e vista privilegiada vai pagar mais IMI

A nova tabela de cálculo do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) entra esta terça-feira em vigor e apresenta um aumento da ponderação dos critérios como a vista e a exposição solar.

As novas regras foram publicadas esta segunda-feira em Diário da Republica e aumentam para 20% o fator de “localização e operacionalidade”, que era de 5%. Isto significa que as casas que sejam reavaliadas podem ter de pagar mais IMI caso tenham maior exposição solar ou uma vista mais privilegiada.

No entanto, alguns imóveis podem até vir a beneficiar com a mudança. As casas que pertençam a frações com pouca vista deverão ter o IMI reduzido até 10%, destacou o Jornal de Negócios.

As alterações apenas são válidas para as casas novas ou para as antigas que sejam reavaliadas pelas Finanças a pedido dos municípios.

Segundo afirmou à TSF o presidente da Associação Lisbonense de Proprietários, Menezes Leitão, as autarquias não vão perder esta a oportunidade para “encherem os cofres“.

“Tudo está feito para que as pessoas que estão a pagar as suas casas tenham este aumento fiscal que não vão conseguir suportar e, por isso, a maioria dos cidadãos está desprotegido contra este brutal aumento”, adiantou.

Já o advogado Joaquim Silvério Mateus garantiu à TSF que o que está em causa é “uma melhoria da fórmula de cálculo” e alerta os proprietários para que façam as contas antes de pedirem uma reavaliação fiscal da casa.

BZR, ZAP

PARTILHAR

38 COMENTÁRIOS

  1. Por estes motivos é que escrevo que Portugal NÃO PRESTA, é só SACAR à grande e à francesa, mas VOTEM, de seguida recebem a paga desse mesmo VOTO.

    • Pois, mas Portugal presta sim e é lindo e maravilhoso, as pessoas é que nem sempre estão à altura…
      Pagar o sol é que é algo de inimaginável! É mesmo de loucos!
      O Júlio de Matos fechou e olha no que deu…

  2. por este andar, qualquer dia ate vamos pagar a agua da chuva que cai no nosso jardim (serviu para regar as plantas). têm que ir a algum lado buscar o dinheiro que nos estão a dar (as taxas e sobretaxas que o passos criou), os cofres ficam vazios e é preciso enche-los. a natureza da-nos o sol e vem o governo (mamoes, chulos, etc) cobrar o que a natureza nos dá.
    gostava que o IMI das casas destes senhores pensadores subisse uns 1000%. assim queria ver se gostavam da ideia
    acho que quem teve esta ideia deve ter apanhado muito sol e fritou os miolos (para nao dizer outra coisa) e teve uma ideia de m…….., ou foi operado e deve ter o intestino ligado ao cerebro.

  3. Estes srs da esquerda, aqueles q dizem que são os q olham pelo interesse dos portugueses!! Ora não vejam só o interesse deles… incentivam as pessoas a investir depois passados 2 anos se tanto levam c/ mais impostos. Realmente a natalidade deste país tem q parar p/ q não haja ninguém q pague impostos p/ esta gentalha q está na politica tão somente p/ SACAR, ROUBAR e VIGARIZAR os portugueses.
    Conselho: NÃO VOTEM … NÃO QUEREMOS ESTA “DEMOCRACIA”

    • Pode-se fundar um Partido da Justa Retribuição. Examinem todos os factos reportados pela imprensa ao longo destes anos e examinem quem foi agraciado com altos cargos após meter algo ao fundo, p.ex Bancos, e não estou a pensar em salgadices sequer. Os bancos europeus foram tomados de assalto por gente que os quer meter ao fundo. Brevemente perceberemos quem lucrou com isso. Deve estar até no exterior. Os nossos “vigias da banca” falham sempre e são nomeados para altíssimos cargos. Que bela reprimenda. Afinal estavam a trabalhar em prol de quem? Do invisível, mas que existe e já é enorme.

  4. E porque não baixa quando nos enfiam, numa casa na posse da autarquia mesmo ao lado, uma família de rendimentos mínimos que não sabe se comportar em vizinhança? E quando a inoperância da PSP permite carros estacionados no passeio e aumento da insegurança? Pois, este critério deve ser subjetivo…

  5. Esquerda ou direita, o poder parece atrair maioritariamente as almas desonestas ou que não querem saber senão deles proprios. Como impedir que eles se apossem do poder? Ou melhor, como colocar (e achar) gente que não seja corrompível. Em teoria, democracia só funciona se entre os elegíveis houver alguma vez gente digna. Não havendo disso, a democracia equivale a uma ditadura encapotada.

  6. ESTA DEMOCRACIA, não me parece ter quase nada de democratico… mas VOTEM continuem a votar, que mais tarde vos vão meter as maos no bolso.NAO adianta trocar de partido ou cor, pois tem TODOS A MESMA PROFISSAO….politicos…
    A classe politica deste país já desceu ao nivel tão baixo que nao me parece ter retorno….

    • Mundo da ilusão, de democracia como garantia de integridade… a caminho de tudo se pagar e não chiar. A censura está em todas as tvs e até aqui, posso garantir. Acarneiremos, quer demos por isso ou (maioritariamente) não.

  7. Atingimos, agora, o limite do que é razoável. Muitas vezes dizemos que qualquer dia até pagamos o ar que respiramos. Pois bem, desta, ainda não foi o ar, foi o sol… lá chegaremos. O que me deixa mais perplexo é que quem tem visibilidade, quem noticia, não deixe pelo menos esta pergunta no ar para que todos reflictam: Quem lhes deu o sol para poderem taxar. Serão uma cambada de mentecaptos?

  8. O Imi é por si só um roubo descarado. Não têm vergonha. Bando de ladrões que temos em Portugal. Quando um tipo faz um assalto sujeita-se a levar dois tiros. Estes assaltam todos engravatadinhos e nada lhes acontece!

  9. Concordo. Força Costa. Carrega neles.

    E quem tiver vista para um muro de 10 metros de altura, se este estiver devidamente grafitado, deve pagar ainda mais. Nunca se sabe se o grafiter depois de morto não será admirado como um verdadeiro Picasso, acrescentando deste modo valor à casa.

    A vista direta para uma lixeira também deveria ser tributada. No lixo há muitas oportunidades e quem tem vista da sua janela para esta terra de oportunidades também deve pagar por isso.

    A proximidade de uma fossa a céu aberto também deveria pagar mais. Afinal tem perfume de borla, o que constitui uma diferenciação positiva face a todos os desgraçados que não vivem perto de nenhuma nem de Cacia.

  10. O que é uma vista privilegiada?
    Isto significa, se um vizinho a duzentos metros da minha casa construir alguma coisa que em implique com a vista, ou a vista que pago, posso impedi-lo?
    Ou terei de me dirigir a câmara, aqueles “passos perdidos”, que apenas atrapalham a vida de um cidadão cheia de gente ociosa e viciada em nada fazer.

  11. Para combater estes ladrões só temos uma solução, não é deixar de votar´, mas sim votar em BRANCO, este é que é o voto de protesto, porque os votos que contam não é a abstenção, mas os votos em BRANCO, com estes na maioria não podiam constituir poleiros e a república das bananas não podia ser constituída.

    • Em branco, não, porque nunca se sabe o que algum esperto pode lá pôr …
      Deve é votar-se NULO (anular o voto). Não é precisa muita criatividade, bastam 2 riscos …

  12. 1) Se fecharmos as janelas com tábuas de madeira ou um qualquer método mais moderno estilo black out, ainda tenho que pagar este aumento?

    2) Acho que vou por um guarda sol a cobrir a minha varanda!

    3) O prédio à frente da minha casa é feio! Não pago. O vizinho do andar em baixo do meu acha-o bonito. Que pague!

    Estranha lei esta que nos dão;
    Por vezes será para cumprir,
    Outras vezes não!

  13. Se Portugal é um país privilegiado por ter muito sol durante quase todo o ano, desenganem-se os portugueses o sol é para pagar…

  14. É ridículo
    Estes iluminados, enquanto o povo trabalha, têm tempo para pensar como extorquir ainda mais o Zé.
    Nem os do colarinho branco conseguem ter tanta imaginação.
    Quem fez esta Lei deve ter um amendoim no cérebro, nem pensar sabem.
    Em defesa de uma Lei justa, digo.
    Então e quem vive nas proximidades das vias rápidas? Não tem poluição sonora?, e o que tem varanda e ao final do dia tem que limpar o que as pombas fizeram durante o dia?
    Não é desconforto?
    Ridicularizando ainda mais um pouco. E os que vivem nas cidades? Levam com a poluição toda. E os que vivem no campo pagam mais pelo conforto de não ter poluição?
    É triste assistir a tanta estupidez canina ao mesmo tempo.
    Camarada, vê se percebes o recado.
    Não há espaço para mais impostos.
    Não percebes que qq dia tens um levantamento popular?
    E depois como vais fechar a porta?

  15. Paguem. Querem ter casa própria acho muito bem que paguem.

    Vamos acabar com as diferenças sociais existentes no país António Costa!
    A seguir cria um imposto que tenha em consideração o número de sapatos que cada um tem em casa!

    Carrega Costa!

  16. Grande Lei esta, que vai por todos os lacaios do campo a pagar o que já não têm.

    Um bom argumento para pedir à Câmara Municipal o desmantelamento de todos os prédios com mais de 2 andares, que impeçam eu de ter sol em casa 24 horas, porque se pago tenho o DIREITO de desfrutar.

    Que tal taxarem o ar que respiramos (pois servimo-nos dele para viver), a chuva que apanhamos (porque já não precisamos tomar banho nesses dias), os banhos de mar (porque já não usamos o urinol de casa).

    Acho, sobretudo, que a EUROPA devia exigir uma indemnização a Portugal, paga pelos politicos, por termos gente tão incompetente e inculta a fazer o que não sabe, inclusivé o que agora soubemos.

  17. Conta. Se é jeitosa, então tem de pagar! É só uma ou há mais jeitosas em frente? Quantas mais jeitosas, mais paga. CARREGA NELES COSTA!

  18. O que ainda ontem se fosse contado pareceria uma anedota, no campo do limite do ridículo, afinal hoje é uma verdade, criada por um bando de ladrões, incompetentes e sedentos de poder, mas que infelizmente estão no poder.

  19. Há alguns anos, quando a ingenuidade era maior, cheguei a pensar algumas vezes como seria o país se fosse governado por alguns partidos de esquerda, como o PCP ou o Bloco de Esquerda. Ao longo dos anos fui ficando com menos dúvidas, mas hoje fiquei totalmente esclarecido.

  20. Esta iniciativa deste grupo de PARASITAS e INAPTOS, vem mais uma vez comprovar que este país está numa fase que até este imposto ridículo (O IMI é um saque!!!), é usado e abusado para chupar mais este povo anestesiado. Curioso ser no mês de Agosto! Já agora, gostava de saber o que dizem “partidos do povo”, tipo PCP e BE. Todos uns FDP!

  21. Quem deve estar lixado por não ter tido esta ideia crimoluminosa é o Passos eh eh eh!! Afinal o Costa é que é o dono disto tudo! O terrorismo já chegou a este país de miséria política! (Tugadaesh)…

  22. Uma casa com boa exposição solar é uma casa salubre, com reflexos na saúde dos seus habitantes . Logo menos despesa para o estado . Será que para pouparmos uns trocos, o melhor é nos enfiarmos num buraco e engrossar as listas de espera nos hospitais e centros de saúde!? Não percebo que qual a lógica desta alteração ao IMI….!

  23. Pois é.
    Estes descendentes de piratas vão transformar Portugal num País de bunkers, como em alguns países ……
    Para depois vir alguém ainda mais iluminado e pseudointeligente e dizer que temos de pagar o dobro do imposto, simplesmente porque é justo e porque estamos cada vez mais doentes, porque não apanhamos sol e as casas têem cada vez mais humidade e as porque as despesas de saude do Estado aumentam e porque deve vigorar o prinicipio do utilizador pagador.
    Deixem de brincar e gozar com o Povo trabalhador. Vaiam mas é trabalhar seus …..

  24. O curioso é que a ignorância de algumas pessoas só agora as leva a fazer determinado tipo de comentários. As regras já existem desde 2004, tendo sido alteradas em 2006, 2009 e vão ser alteradas novamente, após reavaliação dos imóveis. Se nuns casos aumenta o IMI, noutros seguramente diminuirá.

  25. Será tudo feito em função do coeficiente de zonamento já existente e que é resultado de uma avaliação feita por técnicos designados para o efeito. Existe em todas as zonas de todos os Municípios e pode ser consultado na internet. Varia entre 0,4 e 3,5%.

  26. Li três vezes o que o governo vai fazer e mesmo assim não acredito. Que barbaridade, para não dizer que estupidês. E se eu quisesse antes ter vista para a serra para ver a neve? E os pescadores que têm as suas casas voltadas para o mar? Valha-nos Deus. A cegueira governamental para sacar mais uns euros está a caminho dos limites. Tenham vergonha!!!

RESPONDER

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …