Sofia Vergara está a ser processada pelos seus próprios embriões

Felipegallego24 / Wikimedia

A atriz Sofía Vergara

A atriz Sofia Vergara

A estrela da série Modern Family, Sofia Vergara, está a ser processada por dois embriões congelados que concebeu com o empresário Nick Loeb, de quem se separou em 2014.

Sofia Vergara, de 44 anos, e Loeb, um empresário de 41 anos, criaram os embriões – chamados Emma e Isabella – em 2013, através de uma fertilização in vitro na Califórnia.

Um contrato assinado na época prevê que nenhum dos dois pode utilizar os embriões sem o consentimento do outro.

Agora, de acordo com documentos obtidos pelo New York Post, os embriões estão a processar Sofia Vergara em tribunal – ainda não se sabe, realmente, quem interpôs a queixa, mas tudo aponta para que terá sido Loeb.

Segundo o novo processo, Sofia Vergara está a privar os embriões da herança de um fundo criado para eles.

O fundo foi criado para os embriões em Louisiana, embora estes estejam armazenados numa clínica de tratamento de infertilidade na Califórnia. A entrada na justiça foi possível porque o estado norte-americano de Louisiana é considerado “pró-vida” e um embrião é visto como uma “pessoa jurídica”.

Nick Loeb quer ter a custódia para avançar com uma gravidez através de uma barriga de aluguer, mas Sofia Vergara recusa-se a permitir que os embriões sejam implantados na barriga de outra mulher.

Os advogados do empresário argumentam que tanto Vergara como o ex-marido realizaram a fertilização com o objetivo de que os embriões pudessem nascer.

“Vamos para o inferno”

O processo de fertilização in vitro produziu vários embriões e provocou uma troca de mensagens entre Vergara e Loeb, de acordo com os documentos apresentados pelo empresário.

“E agora? Não podes manter vivas quatro vidas congeladas para sempre ou matá-las. Vamos para o inferno”, afirmou Nick Loeb.

“Nós vamos para o inferno independentemente disso”, respondeu a atriz.

O advogado de Vergara, Fred Silberberg, disse ao jornal norte-americano que o processo contra a sua cliente não surtirá qualquer efeito.

“O material genético foi criado de acordo com um contrato que exigia o consentimento por escrito de ambas as partes para que se pudesse tentar criar uma gravidez”, destacou.

No Estado de Ohio, legisladores republicanos aprovaram um projeto de lei que prevê a proibição de abortos nos casos de fertilização, porque foram detetados batimentos cardíacos em embriões.

A medida, que ainda não foi assinada e transformada em lei pelo governador John Kasich, pode significar a proibição de abortos após seis semanas de gestação – e seria uma das leis sobre aborto mais rigorosas a serem aprovadas nos EUA.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Simeone reitera confiança em João Félix. "Acreditamos totalmente nele"

O técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, voltou a falar de João Félix esta sexta-feira, reiterando toda a confiança no avançado de 20 anos. "A Supertaça foi mais um passo de experiência para um rapaz …

Ensino Superior com mais concursos para professores em 2019

As instituições de Ensino Superior abriram, em 2019, mais 948 concursos para a carreira docente do que em 2018, anunciou, esta quinta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com uma nota do …

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …

Países "lutam" por fundos europeus para neutralizar emissões de carbono

Um novo fundo de 100 mil milhões destinado a neutralizar as emissões de dióxido de carbono na Europa até 2050 está em disputa por vários países. A Comissão Europeia quer implementar um fundo de 100 mil …

Tribunal japonês suspende atividade de reator nuclear que tinha recebido luz verde

Um tribunal no Japão ordenou esta sexta-feira que o reator nuclear da central de Ikata (oeste do país) pare por razões de segurança, numa decisão que revoga uma anterior que deu luz verde ao seu …