Afinal, Sócrates vai a julgamento por corrupção. Relação desfaz decisão de Ivo Rosa

9

Manuel De Almeida / Lusa

José Sócrates vai ser julgado por três crimes de corrupção, 13 de branqueamento de capitais e seis de fraude fiscal. A decisão foi tomada pelo Tribunal da Relação de Lisboa que reverteu decisões anteriores do juiz Ivo Rosa.

Saiu nesta quinta-feira a decisão do recurso do Ministério Público (MP) contra a decisão instrutória de Ivo Rosa que “livrou” o antigo primeiro-ministro de vários crimes, incluindo os de corrupção.

A Relação recuperou a maior parte dos crimes apurados pelo MP. Assim, José Sócrates será julgado por 22 crimes, incluindo três de corrupção, 13 de branqueamento de capitais e seis de fraude fiscal.

Sócrates, de 66 anos, foi acusado de 31 crimes no processo Operação Marquês em 2017. Mas na decisão instrutória, divulgada a 9 de Abril de 2021, o juiz Ivo Rosa decidiu ilibar o antigo governante de 25 dos 31 crimes, pronunciando-o para julgamento apenas por três crimes de branqueamento de capitais e três de falsificação de documentos.

Agora, a Relação reverte a decisão do magistrado, aceitando a maioria dos argumentos da acusação. É uma vitória para o MP.

Sócrates revela “grande desapontamento” e vai recorrer

O antigo primeiro-ministro já anunciou que vai recorrer da decisão da Relação.

“É uma decisão que me deixa uma grande sensação de desapontamento“, confessou Sócrates aos jornalistas, frisando que vai “contestar” para um “tribunal superior”.

“Na fase de instrução ficou provado que as alegações do MP eram falsas“, realçou ainda Sócrates, notando ainda que as juízas da Relação pronunciam-no por “crimes mais graves do que a acusação” e “não podem fazer isso”.

Além de Sócrates, também o seu amigo Carlos Santos Silva vai ser julgado no âmbito do mesmo processo, respondendo por 23 crimes, dois de corrupção, 14 de branqueamento de capitais e sete de fraude fiscal.

O empresário é apontado pelo MP como o “testa de ferro” de Sócrates.

Salgado julgado por corrupção e branqueamento

A Relação de Lisboa também decidiu que o ex-banqueiro Ricardo Salgado vai ser julgado por três crimes de corrupção e oito crimes de branqueamento no âmbito da Operação Marquês.

Na decisão hoje conhecida sobre o recurso interposto pelo MP à decisão instrutória de Ivo Rosa, o colectivo de juízas pronunciou o antigo presidente do extinto Banco Espírito Santo (BES) por um crime de corrupção activa de titular de cargo político, para actos ilícitos, relativo a negócios entre o grupo Portugal Telecom (PT) e o Grupo Espírito Santo (GES) “no que concerne aos pagamentos efectuados ao arguido José Sócrates“.

A decisão pronuncia também Salgado por outros dois crimes de corrupção activa, para actos ilícitos, relativos a negócios entre a PT e o GES, por pagamentos efectuados aos antigos administradores da PT Zeinal Bava e Henrique Granadeiro.

O antigo presidente do BES é também acusado de oito crimes de branqueamento em co-autoria.

ZAP // Lusa

9 Comments

  1. A melhor prova da culpabilidade deste indivíduo é o seu profundo medo de ir a tribunal. É isso que o leva a pagar fortunas aos seus advogados para adiar o veredito final através de recursos e mais recursos até que os crimes prescrevam.

  2. As culpas de Sócrates podem ter sido inflacionadas ao longo dos anos e por conta dos amores e desamores políticos e outros interesses, reflectidos na opinião pública ep publicada.
    Não obstante, as evidências e o bom senso impedem-nos de acreditar na inocência por ele proclamada.
    O julgamento, (com a justiça a funcionar), será a forma mais acertada para pôr fim a esta novela triste esclarecendo dúvidas e “certezas”.

  3. Ainda bem que o querem prender! Julguem até não ser mais possível.
    Só acho que ele não vai parar à prisão, porque… honestamente, o país é para os corruptos, que parecem safar-se quase sempre.

    Abaixo PS e demais corruptos.

  4. E o PS não o conhece pois não? Nunca ouviram falar dele, o Costa nunca foi ministro dele, que ideia….PS UM ANTRO DE MISERÁVEIS LADRÕES QUE DESGRAÇARAM PORTUGAL, CRIMINOSOS

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.