Ricardo Salgado já se perdeu, saiu à rua de pijama e não entende o que se passa em Israel

10

José Sena Goulão / Lusa

O relatório clínico independente pelo pela defesa do ex-banqueiro confirma que a saúde cognitiva de Ricardo Salgado está gravemente comprometida.

Já são conhecidos os conteúdos do relatório independente elaborado por três médicos (um neurologista, um neuropsicólogo e um psiquiatra) que avaliaram a saúde cognitiva de Ricardo Salgado para confirmarem o diagnóstico de Alzheimer.

De acordo com o documento, Salgado apresenta sinais de um agravamento considerável da doença, após ter começado a ter os primeiros sintomas em 2015. Estes sintomas incluem lentidão cognitiva, problemas em seguir processos judiciais e tendência a repetir-se, estando agora a um passo da “dependência total”.

Durante a sua visita ao Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), Salgado mostrou sinais claros de deterioração cognitiva. Acompanhado pela esposa, Maria João Salgado, o ex-banqueiro tinha uma “marcha titubeante e lenta com passos curtos” e um certo alheamento.

Esta perícia confirmou também o argumento da defesa do ex-dono do Banco Espírito Santo, que tem alegado que os depoimentos de Salgado em tribunal nos vários processos em que está envolvido estão comprometidos face ao seu diagnóstico de Alzheimer, relata a CNN Portugal.

O relatório aponta vários incidentes que mostram a deterioração da sua acuidade mental, enumerando que Salgado já não conduz há dois anos, já saiu de casa de pijama, e que já se perdeu na rua sem conseguir pedir ajuda por telefone, tendo por esta razão também deixado de sair sozinho.

Salgado também já não é o responsável pelas finanças de sua casa, sendo apenas capaz de gerir “dinheiro no bolso”. Os médicos revelam ainda que o ex-banqueiro sabe atender chamadas, mas deixou de saber telefonar a alguém e  “confunde alegadamente o comando da televisão com o telemóvel”.

A perícia aponta ainda que o antigo “Dono Disto Tudo” errou em vários dados biográficos, alegando ter 77 anos (quando tem 79), dando a morada da casa da sua mãe como a sua actual e não se lembrando da data de nascimento do filho. Salgado disse ainda que vive com uma prima Ana, quando na realidade mora com a irmã.

Mesmo em questões relacionadas com a actualidade, Salgado não sabe o nome completo do primeiro-ministro e “não consegue enunciar o resultado do último jogo da sua equipa de futebol (o Benfica)”.

Questionado sobre a actualidade internacional, o ex-banqueiro diz que vê as “notícias malucas dos tiros e dos muçulmanos” e que “uns dizem que são os árabes, os outros dizem que são os do contra” — mas só quando alguém menciona Israel é que se lembra de qual é o país em causa.

Os médicos concluíram assim que, apesar de Salgado ainda manter atenção às perguntas, a sua capacidade cognitiva está gravemente comprometida. Esta condição tem implicações significativas nos vários processos judiciais em que Salgado está envolvido, incluindo a Operação Marquês, o caso BES e o processo EDP.

Adriana Peixoto, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

10 Comments

  1. O Galamba tb já se perdeu, saiu à rua em pijama (vimos na TV) e nem ele nem ninguém entende o que se passa em Israel e muito menos na Ucrânia, e nem por isso está senil.
    A prisão tarda porquê?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.