Sócrates troca subvenção vitalícia de 2 mil euros por salário chorudo como consultor

Tiago Petinga / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates voltou ao mercado de trabalho em Março deste ano, para trabalhar como consultar numa empresa privada. Perdeu, assim, o direito à subvenção vitalícia de 2372 euros brutos, uma vez que estará a ganhar mais de 3700 euros por mês.

A notícia é avançada pelo Correio da Manhã que assegura que Sócrates recomeçou a trabalhar em Março deste ano, numa empresa privada que não é identificada.

O facto de estar a ganhar um salário superior a 3700 euros mensais, conforme os números divulgados pelo jornal, motivou a perda do direito à subvenção vitalícia de 2372 euros brutos que recebia da Caixa Geral de Aposentações (CGA).

Sócrates solicitou a subvenção em Junho de 2016, após ter exercido funções políticas durante 18 anos, mas conseguiu receber o valor com retroactivos até 2011, altura em que deixou de ser primeiro-ministro, como reporta a mesma fonte.

Com o regresso ao mercado de trabalho e uma vez que está a ganhar um valor superior ao da subvenção que lhe foi atribuída, Sócrates tem uma “redução total” do subsídio pago pela CGA.

Sócrates está acusado de 31 crimes no âmbito da Operação Marquês, incluindo crimes de corrupção passiva de titular de cargo político. Em causa estão ligações suspeitas com o Grupo Lena, o Grupo Espírito Santo e o Grupo Vale do Lobo, com o Ministério Público a alegar que o ex-primeiro-ministro recebeu subornos superiores a 30 milhões de euros.

A instrução da Operação Marquês recomeça no próximo dia 22 de Junho depois da paragem motivada pela pandemia de covid-19.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. 1º – Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és;
    2º – Adivinha-se o caráter de quem o contratou;
    3º – Com o “curriculum” do menino, calcula-se em que “áreas” vai dar consultadoria;
    4º – Pelos frutos os conhecereis…

    • Adevinha-se igualmente a inigualável boa actuação do nosso sistema de Justiça, com os ditos “méga processos” com acréscimos perpétuos de supostas novas provas, ce recursos sem fim, para o bem estar destes grandes Artistas da corrupção e vigarices. Enfim !!!!!…cá estamos nós para alimentar esta malta toda!

  2. Olha outro…. o Ventura tambem é consultor!…
    Agora só falta saber para que empresa trabalha…
    .
    Mas é uma boa notícia – porque poupa ao país dois mil e tal euros por mês!…

  3. Se trabalhasse no Ministério Público investigava já a empresa que o contratou. Boa coisa não há de ser.

  4. Vai-se a ver e a empresa é do amigo, ou do primo, ou dos 2, ou de algum testa de ferro para fazer circular a massa surripiada, tal como foi feito com os livros todos comprados pelo primo e amigo…

RESPONDER

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …

Empresas espanholas terão de pagar despesas dos funcionários em teletrabalho

A lei não se aplicará se o teletrabalho tiver sido forçado pela pandemia de covid-19, mas a empresa terá de assumir, porém, as despesas dos funcionários que estejam a trabalhar à distância. De acordo com o …