Sócrates troca subvenção vitalícia de 2 mil euros por salário chorudo como consultor

7

Tiago Petinga / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates voltou ao mercado de trabalho em Março deste ano, para trabalhar como consultar numa empresa privada. Perdeu, assim, o direito à subvenção vitalícia de 2372 euros brutos, uma vez que estará a ganhar mais de 3700 euros por mês.

A notícia é avançada pelo Correio da Manhã que assegura que Sócrates recomeçou a trabalhar em Março deste ano, numa empresa privada que não é identificada.

O facto de estar a ganhar um salário superior a 3700 euros mensais, conforme os números divulgados pelo jornal, motivou a perda do direito à subvenção vitalícia de 2372 euros brutos que recebia da Caixa Geral de Aposentações (CGA).

Sócrates solicitou a subvenção em Junho de 2016, após ter exercido funções políticas durante 18 anos, mas conseguiu receber o valor com retroactivos até 2011, altura em que deixou de ser primeiro-ministro, como reporta a mesma fonte.

Com o regresso ao mercado de trabalho e uma vez que está a ganhar um valor superior ao da subvenção que lhe foi atribuída, Sócrates tem uma “redução total” do subsídio pago pela CGA.

Sócrates está acusado de 31 crimes no âmbito da Operação Marquês, incluindo crimes de corrupção passiva de titular de cargo político. Em causa estão ligações suspeitas com o Grupo Lena, o Grupo Espírito Santo e o Grupo Vale do Lobo, com o Ministério Público a alegar que o ex-primeiro-ministro recebeu subornos superiores a 30 milhões de euros.

A instrução da Operação Marquês recomeça no próximo dia 22 de Junho depois da paragem motivada pela pandemia de covid-19.

  ZAP //

7 Comments

  1. 1º – Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és;
    2º – Adivinha-se o caráter de quem o contratou;
    3º – Com o “curriculum” do menino, calcula-se em que “áreas” vai dar consultadoria;
    4º – Pelos frutos os conhecereis…

    • Adevinha-se igualmente a inigualável boa actuação do nosso sistema de Justiça, com os ditos “méga processos” com acréscimos perpétuos de supostas novas provas, ce recursos sem fim, para o bem estar destes grandes Artistas da corrupção e vigarices. Enfim !!!!!…cá estamos nós para alimentar esta malta toda!

      • Não é por acaso que, das 15 indicações anti-corrupção propostas pela UE, Portugal apenas implementou 1…

  2. Olha outro…. o Ventura tambem é consultor!…
    Agora só falta saber para que empresa trabalha…
    .
    Mas é uma boa notícia – porque poupa ao país dois mil e tal euros por mês!…

  3. Se trabalhasse no Ministério Público investigava já a empresa que o contratou. Boa coisa não há de ser.

  4. Vai-se a ver e a empresa é do amigo, ou do primo, ou dos 2, ou de algum testa de ferro para fazer circular a massa surripiada, tal como foi feito com os livros todos comprados pelo primo e amigo…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE