Para Sócrates, o TGV “é um problema de preconceito político”

José Coelho / Lusa

José Sócrates voltou a falar numa das grandes bandeiras do seu Governo, depois de Rui Rio ter descartado a hipótese do TGV, garantindo que só apoia o projeto de um comboio de alta velocidade.

No debate televisivo eleitoral, Rui Rio descartou a hipótese do TGV e defendeu recentemente um “comboio com uma velocidade elevada, que seja um investimento muito mais reduzido”. José Sócrates não gostou da sugestão do social-democrata e escreveu um artigo de opinião, publicado no Diário de Notícias, no qual ataca o líder do PSD.

Segundo o antigo primeiro-ministro, Rio falou com “aquele ar de domínio técnico do assunto que torna tudo evidente e simples” e afirmou que “o TGV só se justifica para cidades com distâncias entre si de mais de seiscentos quilómetros”, dando como exemplo a ligação entre Paris e Bruxelas.

Sócrates acabou por corrigir: “a distância entre estas duas cidades é de trezentos quilómetros e a distinção entre alta velocidade e TGV não existe“.

Além disso, melhorar o traçado da linha de modo a que o percurso entre Lisboa e Porto possa ser feito em menos de duas horas é uma ideia “errada” e também “impossível“. Para tal, justificou, seria necessário renovar a linha do norte para permitir “uma velocidade máxima de 210 km por hora (de modo a obter uma velocidade média de 163 km por hora)” e o que significaria “refazer 77% da linha”.

“O custo estimado seria de 3.000 milhões de euros para ganhar cinquenta minutos”, sublinhou, acrescentando que a velocidade “dificilmente seria atingida em razão dos tráfegos heterogéneos – comboios rápidos, comboios urbanos e comboios de mercadorias, todos convivem na mesma infraestrutura”.

Sócrates referiu ainda que todas estas razões explicam o “fracasso continuado do projeto da chamada modernização da linha do Norte”, que levou a “investimentos elevados e a melhorias pouco significativas”.

“Todavia, como julgo que está cada dia mais claro, o problema do TGV em Portugal não é um problema técnico mas político ou, melhor dito, um problema de preconceito político“, escreveu, comparando o comboio de alta velocidade ao Alqueva e ao novo aeroporto e referindo que há uma ideia de se ser “contra tudo o que seja projeto público, modernizador e ambicioso”.

Para Sócrates, o problema reside ainda no facto de o TGV ter sido uma das principais bandeiras do seu Governo. “A extraordinária história política do projeto vem do tempo em que a direita política começou por o defender, ainda no Governo Durão Barroso. Depois, na oposição, resolveu criticá-lo e, mais tarde, já de novo no Governo, decidiu suspendê-lo, apresentando-o como símbolo de despesismo.”

O resto do trabalho sujo foi feito pelo Ministério Público que, conscientemente, criminalizou o projeto, incluindo-o na acusação do Processo Marquês.”

No artigo, Sócrates explica que “a acusação, na verdade, é a de que eu como Primeiro-Ministro terei manipulado os Ministros de modo a que fosse introduzida no contrato de concessão do TGV uma cláusula que daria ao vencedor do concurso um direito a ser indemnizado de forma desproporcional no caso de o contrato não obter o visto do Tribunal de Contas. Confuso? Repito – cláusula, manipulação de ministros, indemnização.”

“Eis uma acusação que parece saída de um romance policial que tem a vantagem de ser escrito do fim para o princípio – há certamente um crime, resta agora descobrir qual. E quanto mais surpreendente melhor”, afirmou.

Em relação à cláusula, Sócrates deixou claro que “não resultou de nenhum impulso político, não é ilegal, não é prejudicial ao interesse público e resultou de uma negociação informada, diligente, racional e vantajosa para ambas as partes”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. TGV Lisboa- Porto? Não obrigado. Tanto interesse pelo tgv, porque será? O país esta falido mas este ex governante continua a sonhar com o tgv. O país gasta 122% do que recebe, mas esta tudo bem para este politico. Politicos como este Sr. não servem Portugal.

RESPONDER

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …