Álvaro Sobrinho suspeito de desviar quase 500 milhões de euros do BESA

António Cotrim / Lusa

O antigo CEO do Banco Espírito Santo Angola (BESA), Álvaro Sobrinho, é suspeito de ter desviado 615 milhões de dólares, quase 500 milhões de euros, do Banco Espírito Santo Angola (BESA). 

O empresário luso-angolano Álvaro Sobrinho é suspeito de ser o beneficiário efetivo de três companhias angolanas que terão recebido de forma não justificado um total de 433 milhões de dólares do banco.

A estes juntam-se 182 milhões de dólares que o antigo CEO do Banco Espírito Santo Angola (BESA) terá recebido em nome próprio através de duas empresas offshore, num total que perfaz 615 milhões de dólares, 499 milhões de euros, que teriam sido originalmente concedidos pelo BESA como empréstimos a empresas.

Segundo o Expresso, estas informações têm por base um conjunto de documentos – que incluem extratos bancários, e-mails e ficheiros Excel sobre movimentos – obtidos pela revista alemã Der Spiegel e agora partilhados com o semanário, através do consórcio internacional de jornalismo de investigação.

Consta na documentação um depósito de 277 milhões de dólares em dinheiro vivo numa conta do BESA, cuja verba seguiu para outras entidades.

Além disso, consta também o levantamento de quase 50 milhões de dólares em numerário de uma companhia controlada por Sobrinho, assim como o depósito de metade desse valor no dia seguinte numa conta Ocean Private – uma operação referida num e-mail no qual Sobrinho assume a responsabilidade pela mesma.

Com base nesta documentação, o semanário Expresso sugere que centenas de milhares de dólares terão acabado em entidades controladas por Álvaro Sobrinho.

O empresário poderia assim ter contribuido para o buraco financeiro de 5,7 mil milhões de dólares detetado no BESA, em 2013, determinante para a queda do Grupo Espírito Santo (GES).

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Que intuição e habilidade têm os comunistas para estas coisas! Repare-se como umas dezenas deles por lá se encheram em pouco tempo enquanto a quase totalidade do povo vai vivendo de mal a pior, na ex-URSS assim que o comunismo expirou foi ver de imediato grandes capitalistas russos a investir em grandes clubes de futebol europeus, dá para entender para que serve de facto o comunismo!.

  2. uns a arrecadarem-se e outros s fod..rem-se…
    é por isso que não pago impostos,
    para o fdp do Sobrinho ficar com 500M com quanto é que ficaram
    outros tantos politicos?

  3. Se fosse um TROLHA ou algum velhinho, não seria um DESVIO mas sim um ROUBO e estaria preso sem qualquer caução, com certeza

RESPONDER

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …

Taxa para descolagens e aterragens no Montijo reduz fatura da ANA em oito milhões

Uma das decisões da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que fazem parte da aprovação da construção do novo aeroporto do Montijo é a criação de uma taxa de 4,5 euros a aplicar a cada movimento …

Vitória-Porto: O guião de uma vingança aos minhotos com Telles e Soares como atores principais

Depois da derrota com o Braga para a liga, o FC Porto conseguiu derrotar o Vitória de Guimarães, avançando para a final da Taça da Liga, que se jogará frente aos bracarenses. Antes de se falar …