Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

António Cotrim / Lusa

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais.

Em comunicado citado pela agência Lusa, a Direção Nacional da PSP refere que regista, até ao momento, 52 profissionais infetados com covid-19, 46 dos quais são polícias e seis técnicos sem funções policiais.

A PSP avança que segue os protocolos em vigor, sendo de imediato sinalizadas às autoridades de saúde e encaminhados para isolamento as pessoas que mantiveram contacto direto permanente ou partilhado o mesmo espaço de trabalho com os infetados.

Segundo a polícia, menos de quatro centenas de polícias estão em confinamento obrigatório ou vigilância ativa. A PSP refere que 43 polícias obtiveram resultado de contágio negativo em teste médico realizado após apresentarem sintomatologia suspeita e 207 que se encontravam em isolamento já regressaram ao serviço.

Esta força de segurança garante também que, desde o dia 30 de março, que nenhuma esquadra “se encontra em plano de contingência”, o que significa que não há instalações policiais “temporariamente encerrada ou a executar a missão quotidiana com apoio permanente de outras subunidades”.

A PSP frisa que a divisão de psicologia encontra-se a apoiar psicologicamente os polícias e pessoal com funções não policiais, garantindo “o funcionamento permanente da linha interna com o empenho permanente de mais de três dezenas de psicólogos”.

“Em todos os casos de confirmação/suspeita/quarentena devido ao covid-19, a divisão de psicologia garante o acompanhamento próximo com 12 psicólogos dedicados”, salienta, acrescentando que, neste âmbito, é feita uma avaliação “do estado emocional, contexto psicossocial e eventuais vulnerabilidades associadas em situações de isolamento profilático ou diagnóstico positivo”.

A PSP destaca que se verifica, até à data, “uma taxa de crescimento dos casos confirmados inferior à média nacional”, apesar do trabalho de primeira linha em direta interação com os cidadãos em espaços abertos e locais de risco.

No comunicado, a polícia dá conta das medidas preventivas adotadas para proteger todo o pessoal da PSP, nomeadamente a difusão de diretivas que particularizam os procedimentos a adotar nas principais situações de risco, “atempada distribuição” de equipamento de proteção individual, recentemente reforçada com a distribuição individual permanente viseiras, e difusão de diversos vídeos informativos sobre comportamentos preventivos que minimizem o risco de contágio.

Entre os vídeos divulgados junto dos polícias, a PSP destaca a forma como se faz a desinfeção de equipamentos de uso coletivo, nomeadamente viaturas utilizadas por várias pessoas em contexto de trabalho, a desinfeção do local de trabalho e segurança individual ao sair e entrar em casa e desinfeção dos objetos de uso pessoal.

O estado de emergência foi renovado até 17 de abril com mais medidas restritivas. Portugal regista esta sexta-feira 246 mortes associadas à covid-19, mais 37 o que na quinta-feira, e 9.886 infetados (mais 852), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …