Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

António Cotrim / Lusa

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais.

Em comunicado citado pela agência Lusa, a Direção Nacional da PSP refere que regista, até ao momento, 52 profissionais infetados com covid-19, 46 dos quais são polícias e seis técnicos sem funções policiais.

A PSP avança que segue os protocolos em vigor, sendo de imediato sinalizadas às autoridades de saúde e encaminhados para isolamento as pessoas que mantiveram contacto direto permanente ou partilhado o mesmo espaço de trabalho com os infetados.

Segundo a polícia, menos de quatro centenas de polícias estão em confinamento obrigatório ou vigilância ativa. A PSP refere que 43 polícias obtiveram resultado de contágio negativo em teste médico realizado após apresentarem sintomatologia suspeita e 207 que se encontravam em isolamento já regressaram ao serviço.

Esta força de segurança garante também que, desde o dia 30 de março, que nenhuma esquadra “se encontra em plano de contingência”, o que significa que não há instalações policiais “temporariamente encerrada ou a executar a missão quotidiana com apoio permanente de outras subunidades”.

A PSP frisa que a divisão de psicologia encontra-se a apoiar psicologicamente os polícias e pessoal com funções não policiais, garantindo “o funcionamento permanente da linha interna com o empenho permanente de mais de três dezenas de psicólogos”.

“Em todos os casos de confirmação/suspeita/quarentena devido ao covid-19, a divisão de psicologia garante o acompanhamento próximo com 12 psicólogos dedicados”, salienta, acrescentando que, neste âmbito, é feita uma avaliação “do estado emocional, contexto psicossocial e eventuais vulnerabilidades associadas em situações de isolamento profilático ou diagnóstico positivo”.

A PSP destaca que se verifica, até à data, “uma taxa de crescimento dos casos confirmados inferior à média nacional”, apesar do trabalho de primeira linha em direta interação com os cidadãos em espaços abertos e locais de risco.

No comunicado, a polícia dá conta das medidas preventivas adotadas para proteger todo o pessoal da PSP, nomeadamente a difusão de diretivas que particularizam os procedimentos a adotar nas principais situações de risco, “atempada distribuição” de equipamento de proteção individual, recentemente reforçada com a distribuição individual permanente viseiras, e difusão de diversos vídeos informativos sobre comportamentos preventivos que minimizem o risco de contágio.

Entre os vídeos divulgados junto dos polícias, a PSP destaca a forma como se faz a desinfeção de equipamentos de uso coletivo, nomeadamente viaturas utilizadas por várias pessoas em contexto de trabalho, a desinfeção do local de trabalho e segurança individual ao sair e entrar em casa e desinfeção dos objetos de uso pessoal.

O estado de emergência foi renovado até 17 de abril com mais medidas restritivas. Portugal regista esta sexta-feira 246 mortes associadas à covid-19, mais 37 o que na quinta-feira, e 9.886 infetados (mais 852), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.