Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto) para salvar a monarquia

Sergio Barrenechea / EPA

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais.

O destino escolhido pelo pai do Rei Felipe V de Espanha está a ser avançado pela imprensa espanhola nesta terça-feira, sublinhando o diário ABC que alguns dos seus amigos mais próximos, como é o caso do multimilionário Pepe Fanjul, têm ligações ou propriedades nesta ilha e que o terão convidado a deslocar-se até lá.

Segundo a imprensa internacional, Juan Carlos viajou já passado fim-de-semana, ainda antes de ser tornado público que comunicou ao seu filho que deixaria Espanha.

O rei emérito de Espanha deixou Madrid no passado domingo e rumou depois ao Porto, cidade onde apanhou um avião com destino a Santo Domingo, na República Dominicana.

A SIC Notícias adianta contudo que esta ilha das Caraíbas não será o destino definitivo de exílio do monarca espanhol, referindo que Juan Carlos deve voltar a viajar dentro de algumas semanas para um outro destino.

Deverá rumar a Marrocos, país com boas relações com Espanha. Estoril chegou também a ser apontado como possível destino, uma vez que Juan Carlos passou algumas temporadas nesta freguesia do concelho de Cascais na sua juventude, no século XX.

O jornal online El Confidencial escreve que Juan Carlos poderá preferir viver em Portugal, onde passou a primeira infância, ou em França ou Itália, onde tem família.

De acordo com os diários espanhóis, só cinco pessoas saberão ao certo onde está o Reio Emérito: o seu filho, o Rei Filipe VI; o primeiro-ministro, Pedro Sánchez; Félix Sanz Roldán, ex-líder do Centro Nacional de Inteligência, e amigo do rei emérito; o seu advogado Javier Sánchez Junco; e Jaime Alfonsín, chefe da Casa Real Espanhola e braço direito do Rei.

Foi esta segunda-feira noticiado que o rei emérito de Espanha comunicou ao seu filho que decidiu deixar Espanha e escolher outro país para viver por causa das suspeitas que recaem sobre si em alegados esquemas de corrupção.

Juan Carlos diz que pretende facilitar o exercício das funções de Filipe VI, pelo que deixará de viver no Palácio da Zarzuela, perante “a repercussão pública” de “certos eventos do passado”. “Agora, guiado pela convicção de prestar o melhor serviço aos espanhóis, às suas instituições e a ti como Rei, comunico-te a minha ponderada decisão de me trasladar, nesta altura, para fora de Espanha”, cita o jornal online Observador.

Em junho passado, o Supremo Tribunal espanhol decidiu investigar as suspeitas de corrupção do rei emérito na construção do comboio de alta velocidade entre Medina e Meca. Suspeita-se que terá recebido 100 milhões em “luvas” da Arábia Saudita.

No ano passado, o antigo monarca, de 82 anos, também já tinha anunciado que iria deixar de exercer atividades institucionais e que iria abandonar a vida pública, cinco anos depois de ter abdicado da coroa em favor do filho.

Juan Carlos foi o primeiro rei após a ditadura franquista e um artífice essencial na transição espanhola da ditadura para a democracia a partir de 1977.

ZAP //

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Salvar o quê? Não passa de um reles corrupto! Um tipo a viver com todas as mordomias à custa dos contribuintes e “exila-se” na a RD para quê? Salvar o quê?

  2. É impossível de perceber o que se passou na cabeça de um homem com o estatuto social e económico de Juan Carlos, para cair nas teias da corrupção mais reles. O que é que ele queria? Mais dinheiro? Um estatuto mais elevado? No fundo trata-se de um indivíduo estúpido e sem ética que merecia ir parar à prisão. Felizmente Felipe VI parece ter herdado os genes da mãe…

RESPONDER

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …