Uma só pessoa terá contaminado 700 no Diamond Princess

Franck Robichon / EPA

O navio Diamond Princess atracado no porto de Yokohama, no Japão

Uma única pessoa, infetada com o novo coronavírus no cruzeiro Diamond Princess, foi responsável por 697 infeções e sete mortes que ocorreram no navio japonês.

De acordo com um estudo, publicado recentemente na PNAS, o vírus idêntico ao de Wuhan, a província chinesa onde teve origem a pandemia, foi introduzido no barco por uma única pessoa ou por um grupo muito restrito, como uma família.

Os cientistas levaram a cabo uma análise genética exaustiva do vírus presente nas amostras nasais de 73 passageiros do cruzeiro infetados com covid-19 e concluíram que uma só pessoa foi responsável por 697 infeções e sete mortes que ocorreram no navio japonês.

A disseminação do vírus terá acontecido através de grandes grupos de passageiros nos eventos coletivos, mas também se espalhou através de contactos pessoais entre companheiros de camarote, antes e depois do isolamento no porto japonês de Yokohama.

De acordo com o Diário de Notícias, os autores do estudo conseguiram traçar a sequência completa de ADN do vírus que infetou os 73 passageiros que participaram na investigação e cujas amostras nasais foram recolhidas entre 15 e 17 de fevereiro.

Uma das principais conclusões é que todas as amostras partilham a mesma mutação, o que significa que todos os vírus a bordo têm origem numa única fonte. Além disso, concluíram que o vírus é praticamente idêntico ao de Wuhan, sugerindo assim que foi transmitido por alguém que esteve naquele local ou em contacto com alguém da província.

Ainda que seja possível que outros passageiros tenham introduzido outros vírus (uma vez que o estudo se debruça apenas sobre 10% dos infetados, essa possibilidade é dada como “muito improvável, dado que a mesma mutação está presente em 100% das amostras sequenciadas”.

Desde que foi introduzido no navio, o SARS-coV-2 propagou-se por grupos: dos participantes, 29 partilhava um vírus idêntico ao inicial, cinco apresentavam um vírus com mais uma mutação e seis pessoas um vírus com duas mutações.

As mutações ocorrem a um determinado ritmo e permitem identificar a evolução temporal, o que leva a crer que foi sendo transmitido de uns grupos para outros. Isto significa que os grupos de contágio não correspondem a uma determinada área do navio, mas, por exemplo, à partilha de mesas para as refeições.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …

Hong Kong. Magnata da imprensa Jimmy Lai libertado sob caução

O magnata da imprensa e uma das principais figuras do movimento pró-democracia de Hong Kong Jimmy Lai foi esta terça-feira libertado sob caução, constatou a agência France-Presse. Jimmy Lai tinha sido detido na segunda-feira, ao …

Lar de Reguengos de Monsaraz diz ter feito tudo para salvar vidas

A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de covid-19 que causou 18 mortos garantiu ter feito “tudo” ao seu “alcance” para “salvar vidas”, nesta “crise” com “contornos dramáticos”. A Fundação …

Israel fecha os olhos e deixa palestinianos cruzarem a fronteira para ir a banhos

As autoridades israelitas têm deixado milhares de palestinianos cruzar a barreira de separação entre os dois territórios para poderem ir às praias. Este foi um fim-de-semana muito especial para Siham e os seus cinco filhos. …

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …