Só os professores ficam de fora da regularização de precários na Função Pública

partidosocialista / Flickr

O ministro José António Vieira da Silva

O ministro José António Vieira da Silva.

O Governo propõe o alargamento do programa de regularização de precários a todas as carreiras da Função Pública, com excepção dos professores que estão abrangidos por um concurso de vinculação extraordinária.

Inicialmente, aquando da criação do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), em Fevereiro passado, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, tinha notado que a medida ia “abranger casos relativos a postos de trabalho que, não abrangendo carreiras de regime especial que têm as suas próprias regras de vinculação, respondam a necessidades permanentes dos serviços da administração central directa e indirecta, incluindo empresas públicas”.

O PREVPAP excluía assim as ditas carreiras especiais, embora não especificasse quais. Agora, o Governo muda de estratégia e alarga o programa de regularização de precários a toda a Função Pública, conforme noticia o jornal Público que teve acesso ao projecto de portaria que foi enviado na quarta-feira aos Sindicatos e ao Parlamento.

A excepção são os professores que estão abrangidos por uma “legislação reguladora da integração extraordinária de pessoal”, atesta a portaria conforme transcreve o Público.

Abrangidos pelo PREVPAP estão “todos os trabalhadores da administração directa e indirecta do Estado sujeitos a uma hierarquia e a um horário de trabalho, que assegurem necessidades permanentes e que não têm um vínculo jurídico adequado”, refere a portaria citada pelo Público.

“Os trabalhadores do sector empresarial do Estado que assegurem funções permanentes sem vínculo considerado adequado” poderão igualmente, ser considerados na regularização de precários, sublinha o documento.

Os precários terão um período de 60 dias para, por iniciativa própria, se candidatarem aos quadros permanentes do Estado.

Estas candidaturas serão analisadas por 14 Comissões de avaliação bipartida, uma para cada Ministério, que serão constituídas por representantes das pastas das Finanças, do Trabalho e da respectiva tutela, por um dirigente do serviço e por dirigentes dos três sindicatos da Função Pública.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E ficam de fora porque carga de água ?!
    Medo das greves, da FENPROF e do Rui Nogueira ?!
    É a democracia socialista a brilhar.

RESPONDER

Hospital da Luz em Lisboa limita acesso a urgências pediátricas no verão

O acesso dos clientes ao Atendimento Urgente de Pediatria "será limitado temporariamente" devido a obras de expansão do hospital. Condicionamento vai durar de 1 de julho a 15 de setembro. O Hospital da Luz, em Lisboa, …

Português entre as vítimas mortais em incêndio em Paris

Um cidadão português é uma das três vítimas mortais do incêndio ocorrido no sábado num prédio no centro de Paris, França, disse esta terça-feira à Lusa fonte oficial do Governo. Uma fonte oficial do gabinete do …

Restaurante de Avillez entre os 50 melhores do mundo

O restaurante Belcanto, do chef José Avillez, entrou pela primeira vez para a lista dos melhores 50 melhores restaurantes do mundo, para a 42ª posição. No ano passado, o restaurante, situado no Largo de São Carlos, …

Sevilha terá recusado contratar João Félix por 1,5 milhões. Era "muito dinheiro"

Reforço já garantido pelo Atlético Madrid para a próxima temporada, João Félix poderia por estes dias já andar na Liga espanhola, ao serviço do Sevilha, clube que no arranque da temporada 2018/19 terá recusado contratar …

Carrossel internacional do IVA. 15 empresários detidos em megaoperação da PJ

A Polícia Judiciária (PJ) deteve nesta terça-feira 15 empresários por suspeitas de fraude fiscal e de branqueamento de capitais no âmbito de um esquema conhecido por carrossel internacional do IVA. Está em causa um tipo de …

Portugal é “campeão” dos atrasos na aplicação de medidas anti-corrupção

Portugal foi o país com a maior proporção (73%) de recomendações não implementadas do Grupo de Estados Contra a Corrupção (GRECO), seguido da Turquia (70%), indica o relatório de 2018 deste órgão de monitorização anti …

"Cansado da insolência dos europeus", Irão renuncia a dois compromissos do acordo nuclear

O Irão libertar-se-á “resolutamente” de dois outros dos seus compromissos no quadro do acordo internacional sobre o seu programa nuclear “a partir de 7 de julho”, noticiou esta terça-feira a agência iraniana Fars, citando um …

Héctor Herrera já terá data de apresentação definida no Atlético de Madrid

O internacional mexicano Héctor Herrera vai ser reforço do Atlético de Madrid para as próximas épocas a partir do próximo dia 1 de julho. De acordo com o que escreve esta terça-feira o jornal catalão Mundo …

Ferro Rodrigues escreveu a Itália: "Miguel Duarte agiu por razões humanitárias"

O presidente da Assembleia da República transmitiu ao homólogo italiano a apreensão do parlamento com o processo de Miguel Duarte, investigado em Itália por suspeita de ajuda à imigração ilegal, defendendo que o jovem português …

Últimos moradores do prédio Coutinho ficam sem gás

Os últimos 11 moradores do prédio Coutinho, no centro de Viana do Castelo, ficam esta terça-feira sem fornecimento de gás, afirmou Agostinho Correia, residente que admite ser "difícil" continuar a "fazer vida" no edifício já …