Só os professores ficam de fora da regularização de precários na Função Pública

partidosocialista / Flickr

O ministro José António Vieira da Silva

O ministro José António Vieira da Silva.

O Governo propõe o alargamento do programa de regularização de precários a todas as carreiras da Função Pública, com excepção dos professores que estão abrangidos por um concurso de vinculação extraordinária.

Inicialmente, aquando da criação do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), em Fevereiro passado, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, tinha notado que a medida ia “abranger casos relativos a postos de trabalho que, não abrangendo carreiras de regime especial que têm as suas próprias regras de vinculação, respondam a necessidades permanentes dos serviços da administração central directa e indirecta, incluindo empresas públicas”.

O PREVPAP excluía assim as ditas carreiras especiais, embora não especificasse quais. Agora, o Governo muda de estratégia e alarga o programa de regularização de precários a toda a Função Pública, conforme noticia o jornal Público que teve acesso ao projecto de portaria que foi enviado na quarta-feira aos Sindicatos e ao Parlamento.

A excepção são os professores que estão abrangidos por uma “legislação reguladora da integração extraordinária de pessoal”, atesta a portaria conforme transcreve o Público.

Abrangidos pelo PREVPAP estão “todos os trabalhadores da administração directa e indirecta do Estado sujeitos a uma hierarquia e a um horário de trabalho, que assegurem necessidades permanentes e que não têm um vínculo jurídico adequado”, refere a portaria citada pelo Público.

“Os trabalhadores do sector empresarial do Estado que assegurem funções permanentes sem vínculo considerado adequado” poderão igualmente, ser considerados na regularização de precários, sublinha o documento.

Os precários terão um período de 60 dias para, por iniciativa própria, se candidatarem aos quadros permanentes do Estado.

Estas candidaturas serão analisadas por 14 Comissões de avaliação bipartida, uma para cada Ministério, que serão constituídas por representantes das pastas das Finanças, do Trabalho e da respectiva tutela, por um dirigente do serviço e por dirigentes dos três sindicatos da Função Pública.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E ficam de fora porque carga de água ?!
    Medo das greves, da FENPROF e do Rui Nogueira ?!
    É a democracia socialista a brilhar.

RESPONDER

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …