Só os professores ficam de fora da regularização de precários na Função Pública

partidosocialista / Flickr

O ministro José António Vieira da Silva

O ministro José António Vieira da Silva.

O Governo propõe o alargamento do programa de regularização de precários a todas as carreiras da Função Pública, com excepção dos professores que estão abrangidos por um concurso de vinculação extraordinária.

Inicialmente, aquando da criação do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), em Fevereiro passado, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, tinha notado que a medida ia “abranger casos relativos a postos de trabalho que, não abrangendo carreiras de regime especial que têm as suas próprias regras de vinculação, respondam a necessidades permanentes dos serviços da administração central directa e indirecta, incluindo empresas públicas”.

O PREVPAP excluía assim as ditas carreiras especiais, embora não especificasse quais. Agora, o Governo muda de estratégia e alarga o programa de regularização de precários a toda a Função Pública, conforme noticia o jornal Público que teve acesso ao projecto de portaria que foi enviado na quarta-feira aos Sindicatos e ao Parlamento.

A excepção são os professores que estão abrangidos por uma “legislação reguladora da integração extraordinária de pessoal”, atesta a portaria conforme transcreve o Público.

Abrangidos pelo PREVPAP estão “todos os trabalhadores da administração directa e indirecta do Estado sujeitos a uma hierarquia e a um horário de trabalho, que assegurem necessidades permanentes e que não têm um vínculo jurídico adequado”, refere a portaria citada pelo Público.

“Os trabalhadores do sector empresarial do Estado que assegurem funções permanentes sem vínculo considerado adequado” poderão igualmente, ser considerados na regularização de precários, sublinha o documento.

Os precários terão um período de 60 dias para, por iniciativa própria, se candidatarem aos quadros permanentes do Estado.

Estas candidaturas serão analisadas por 14 Comissões de avaliação bipartida, uma para cada Ministério, que serão constituídas por representantes das pastas das Finanças, do Trabalho e da respectiva tutela, por um dirigente do serviço e por dirigentes dos três sindicatos da Função Pública.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E ficam de fora porque carga de água ?!
    Medo das greves, da FENPROF e do Rui Nogueira ?!
    É a democracia socialista a brilhar.

RESPONDER

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …

Maldivas desesperam por fundos enquanto continuam a afundar

As Maldivas correm o risco de desaparecer completamente a menos que o Governo consiga aceder a financiamentos para combater a subida das águas. Atualmente, 80% do país está um metro abaixo do nível do mar. "Não …

O avião-baleia da Airbus já fez o seu primeiro voo

https://vimeo.com/385554265 O BelugaXL, da Airbus, é um avião-baleia e é a aeronave com mais espaço de carga do mundo. O avião foi desenvolvido para transportar peças de aviões entre as várias fábricas da empresa europeia e …

Decisão histórica. Restaurante de Paul Bocuse perde uma estrela

Esta sexta-feira, o Guia Michelin confirmou que retirou, da sua edição de 2020, uma das três estrelas do restaurante Paul Bocuse. O icónico restaurante L’Auberge du Pont de Collonge, do falecido chef Paul Bocuse, vai perder …

Porto 1-2 Braga | “Guerreiros” de aço gelam Dragão

O SC Braga venceu um jogo no palco do Dragão em duelos do campeonato 15 anos depois. No embate que abriu as contas da 17ª jornada, a última da primeira volta da Liga NOS, os …

Jovem de 17 anos morreu com Síndrome do Choque Tóxico provocada por um tampão

Na semana passada, uma jovem belga morreu vítima de um choque tóxico provocado por um tampão. A Síndrome do Choque Tóxico (SCT) é uma doença rara, mas grave. No dia 6 de janeiro, Maëlle, uma jovem …

Greenpeace aparece em lista de grupos extremistas da polícia britânica

A organização ambientalista Greenpeae aparece numa lista de grupos extremistas da polícia britânica, ao lado de símbolos neonazis. Uma lista da unidade de contraterrorismo da polícia do Reino Unido inclui a Greenpeace como uma organização extremista. …