/

Smartfone russo YotaPhone 2 é a inovação do ano para a Forbes

1

Yota Devices

-

A revista norte-americana Forbes considerou o novo smartphone russo YotaPhone 2 a “inovação do ano”. Alguns especialistas acreditam que o smartphone é mesmo o mais interessante no mercado, e até o líder chinês, Xi Jinping, já tem um.

O  YotaPhone 2, o “telemóvel que tem duas frentes”, é desenvolvido por uma empresa russa privada, a Yota Devices, especializada no desenvolvimento e fabrico de equipamentos e meios de comunicação inovadores.

O YotaPhone 2 é um smartphone Android topo de gama que a revista Forbes considerou “excitante, interessante, inovador – o mais disruptivo smartphone de 2014”.

Yota Devices

-

Ao desenvolver o novo smartphone, os seus criadores procuraram construir um dispositivo essencialmente novo. A principal característica distintiva dos dois modelos existentes do YotaPhone são os seus dois ecrãs – o primeiro smartphone do mundo com um ecrã de cada lado.

Um dos ecrãs é bastante comum, táctil, um 1080p AMOLED. O segundo ecrã, instalado na parte de trás do dispositivo, usa tecnologia de “tinta electrónica” E-ink, comum nos livros eletrónicos.

O ecrã E-ink traseiro é usado para mostrar informações adicionais, como as horas, eventos perdidos ou lembretes. Podem também ser transferidos para o ecrã de trás algumas aplicações do écrã principal.

A vantagem do ecrã adicional é estar ligada permanentemente e praticamente não consumir energia.

Os engenheiros russos tiveram que trabalhar duro para criar o ecrã adicional.

Os painéis traseiros dos smartphones são normalmente usados para dissipar o calor. Mas a tinta electrónica “borra-se” com flutuações de temperatura.

Para contornar o problema, a Yota Devices inventou um sistema com sensores de temperatura, um software especial e uma película de grafite que protege o papel eletrónico contra o aquecimento.

O YotaPhone 2, em comparação com o seu antecessor, tem várias vantagens: consumo mais baixo da bateria, ecrã principal maior, e ecrã traseiro completamente táctil, podendo agora até ser utilizada como principal.

A Yota Devices acredita que também que o YotaPhone 2 reduz o nível de stress – uma grande vantagem, no público alvo do dispositivo – porque os utilizadores não precisam de estar constantemente a ligar o ecrã.

Além disso, quando a bateria do telefone fica com pouca carga, as informações essenciais do aparelho permanecem no ecrã.

Segundo a RVR, quase um mês antes do seu lançamento oficial, na cúpula da APEC, o presidente russo Vladimir Putin ofereceu um YotaPhone 2 a Xi Jinping, o presidente da China. Não era um telefone vermelho – o YotaPhone 2 tem apenas modelo em preto.

O aparelho está à venda em Portugal, no site da Yota Devices, por 699€ – apenas 350€ por ecrã.

 

ZAP / RVR

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.