Smartfone russo YotaPhone 2 é a inovação do ano para a Forbes

Yota Devices

-

A revista norte-americana Forbes considerou o novo smartphone russo YotaPhone 2 a “inovação do ano”. Alguns especialistas acreditam que o smartphone é mesmo o mais interessante no mercado, e até o líder chinês, Xi Jinping, já tem um.

O  YotaPhone 2, o “telemóvel que tem duas frentes”, é desenvolvido por uma empresa russa privada, a Yota Devices, especializada no desenvolvimento e fabrico de equipamentos e meios de comunicação inovadores.

O YotaPhone 2 é um smartphone Android topo de gama que a revista Forbes considerou “excitante, interessante, inovador – o mais disruptivo smartphone de 2014”.

Yota Devices

-

Ao desenvolver o novo smartphone, os seus criadores procuraram construir um dispositivo essencialmente novo. A principal característica distintiva dos dois modelos existentes do YotaPhone são os seus dois ecrãs – o primeiro smartphone do mundo com um ecrã de cada lado.

Um dos ecrãs é bastante comum, táctil, um 1080p AMOLED. O segundo ecrã, instalado na parte de trás do dispositivo, usa tecnologia de “tinta electrónica” E-ink, comum nos livros eletrónicos.

O ecrã E-ink traseiro é usado para mostrar informações adicionais, como as horas, eventos perdidos ou lembretes. Podem também ser transferidos para o ecrã de trás algumas aplicações do écrã principal.

A vantagem do ecrã adicional é estar ligada permanentemente e praticamente não consumir energia.

Os engenheiros russos tiveram que trabalhar duro para criar o ecrã adicional.

Os painéis traseiros dos smartphones são normalmente usados para dissipar o calor. Mas a tinta electrónica “borra-se” com flutuações de temperatura.

Para contornar o problema, a Yota Devices inventou um sistema com sensores de temperatura, um software especial e uma película de grafite que protege o papel eletrónico contra o aquecimento.

O YotaPhone 2, em comparação com o seu antecessor, tem várias vantagens: consumo mais baixo da bateria, ecrã principal maior, e ecrã traseiro completamente táctil, podendo agora até ser utilizada como principal.

A Yota Devices acredita que também que o YotaPhone 2 reduz o nível de stress – uma grande vantagem, no público alvo do dispositivo – porque os utilizadores não precisam de estar constantemente a ligar o ecrã.

Além disso, quando a bateria do telefone fica com pouca carga, as informações essenciais do aparelho permanecem no ecrã.

Segundo a RVR, quase um mês antes do seu lançamento oficial, na cúpula da APEC, o presidente russo Vladimir Putin ofereceu um YotaPhone 2 a Xi Jinping, o presidente da China. Não era um telefone vermelho – o YotaPhone 2 tem apenas modelo em preto.

O aparelho está à venda em Portugal, no site da Yota Devices, por 699€ – apenas 350€ por ecrã.

 

ZAP / RVR

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …