Smartfone russo YotaPhone 2 é a inovação do ano para a Forbes

Yota Devices

-

A revista norte-americana Forbes considerou o novo smartphone russo YotaPhone 2 a “inovação do ano”. Alguns especialistas acreditam que o smartphone é mesmo o mais interessante no mercado, e até o líder chinês, Xi Jinping, já tem um.

O  YotaPhone 2, o “telemóvel que tem duas frentes”, é desenvolvido por uma empresa russa privada, a Yota Devices, especializada no desenvolvimento e fabrico de equipamentos e meios de comunicação inovadores.

O YotaPhone 2 é um smartphone Android topo de gama que a revista Forbes considerou “excitante, interessante, inovador – o mais disruptivo smartphone de 2014”.

Yota Devices

-

Ao desenvolver o novo smartphone, os seus criadores procuraram construir um dispositivo essencialmente novo. A principal característica distintiva dos dois modelos existentes do YotaPhone são os seus dois ecrãs – o primeiro smartphone do mundo com um ecrã de cada lado.

Um dos ecrãs é bastante comum, táctil, um 1080p AMOLED. O segundo ecrã, instalado na parte de trás do dispositivo, usa tecnologia de “tinta electrónica” E-ink, comum nos livros eletrónicos.

O ecrã E-ink traseiro é usado para mostrar informações adicionais, como as horas, eventos perdidos ou lembretes. Podem também ser transferidos para o ecrã de trás algumas aplicações do écrã principal.

A vantagem do ecrã adicional é estar ligada permanentemente e praticamente não consumir energia.

Os engenheiros russos tiveram que trabalhar duro para criar o ecrã adicional.

Os painéis traseiros dos smartphones são normalmente usados para dissipar o calor. Mas a tinta electrónica “borra-se” com flutuações de temperatura.

Para contornar o problema, a Yota Devices inventou um sistema com sensores de temperatura, um software especial e uma película de grafite que protege o papel eletrónico contra o aquecimento.

O YotaPhone 2, em comparação com o seu antecessor, tem várias vantagens: consumo mais baixo da bateria, ecrã principal maior, e ecrã traseiro completamente táctil, podendo agora até ser utilizada como principal.

A Yota Devices acredita que também que o YotaPhone 2 reduz o nível de stress – uma grande vantagem, no público alvo do dispositivo – porque os utilizadores não precisam de estar constantemente a ligar o ecrã.

Além disso, quando a bateria do telefone fica com pouca carga, as informações essenciais do aparelho permanecem no ecrã.

Segundo a RVR, quase um mês antes do seu lançamento oficial, na cúpula da APEC, o presidente russo Vladimir Putin ofereceu um YotaPhone 2 a Xi Jinping, o presidente da China. Não era um telefone vermelho – o YotaPhone 2 tem apenas modelo em preto.

O aparelho está à venda em Portugal, no site da Yota Devices, por 699€ – apenas 350€ por ecrã.

 

ZAP / RVR

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Parlamento espanhol chumba investidura de Pedro Sánchez como primeiro-ministro

Pedro Sánchez precisava do voto de 176 dos 350 deputados, mas só teve o sim da própria bancada parlamentar. Agora tem até quinta-feira para fechar um acordo com o Podemos. O Congresso dos Deputados espanhol (parlamento) …

China não deu ouvidos aos EUA e recebeu milhões de barris de petróleo do Irão

Apesar de os EUA terem imposto sanções a todos os países que comprem petróleo ao Irão, há uma nação que parece não ter dado ouvidos à Casa Branca. Há petroleiros iranianos a descarregar milhões de barris …

"Não se pode brincar com a saúde". Costa em rota de colisão com Ordem dos Médicos

Está o caldo entornado entre o primeiro-ministro e a Ordem dos Médicos (OM). A organização profissional reage com "estranheza" e muitas críticas às palavras de António Costa que acusou a OM de restringir a concorrência e …

O salário médio de um português compra 645 litros de gasolina. O espanhol compra o dobro

Com um salário médio, é possível comprar 645 litros de gasolina em Portugal, bastante menos do que podem comprar os habitantes dos países vizinhos nas mesmas condições, mostra um relatório desenvolvido pelo Picodi. De acordo com …

Helis de combate a incêndios em terra por falta de inspecção. A culpa é da burocracia

Há helicópteros de combate a incêndios impedidos de voar devido à falta de inspecção. Uma situação polémica que surge numa altura em que os fogos regressaram em força a Portugal e que é culpa da …

Trump garante que ganharia a guerra com o Afeganistão numa semana. "O país desaparecia em 10 dias”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu esta segunda-feira, na Casa Branca, que ganharia a guerra com o Afeganistão, que dura desde 2001, em apenas "uma semana". "Poderia vencer essa guerra numa semana. Só …

Pedrógão. Misericórdias juntam-se a processo sobre reconstrução de casas

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai ser assistente no processo crime sobre as irregularidades na reconstrução de casas em Pedrógão Grande. O Ministério Público alega que várias entidades foram enganadas por autarcas. Há sensivelmente um …

Oficial: Carrillo deixa Benfica e assina por quatro épocas com Al Hilal

O futebolista internacional peruano, que estava vinculado ao Benfica, foi contratado pelo Al Hilal para as próximas quatro épocas. "O contrato de Andre Carrilo é de quatro anos. A assinatura decorreu no local de estágio da …

Temperaturas de 37ºC, trovoadas e granizo deixam alguns concelhos sob aviso

Os distritos de Bragança, Guarda e Vila Real estão, esta terça-feira, sob aviso laranja devido à previsão de aguaceiros, trovoada e granizo. Segundo a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Norte …

Espanha em risco de novas eleições. Sánchez falha acordo para formar Governo

Os planos de Pedro Sánchez para formar governo parecem estar a desmoronar-se. O PSOE ainda não chegou a acordo com o Unidas Podemos e a abstenção do PP e do Ciudadanos parece longe de se …