Smartfone russo YotaPhone 2 é a inovação do ano para a Forbes

Yota Devices

-

A revista norte-americana Forbes considerou o novo smartphone russo YotaPhone 2 a “inovação do ano”. Alguns especialistas acreditam que o smartphone é mesmo o mais interessante no mercado, e até o líder chinês, Xi Jinping, já tem um.

O  YotaPhone 2, o “telemóvel que tem duas frentes”, é desenvolvido por uma empresa russa privada, a Yota Devices, especializada no desenvolvimento e fabrico de equipamentos e meios de comunicação inovadores.

O YotaPhone 2 é um smartphone Android topo de gama que a revista Forbes considerou “excitante, interessante, inovador – o mais disruptivo smartphone de 2014”.

Yota Devices

-

Ao desenvolver o novo smartphone, os seus criadores procuraram construir um dispositivo essencialmente novo. A principal característica distintiva dos dois modelos existentes do YotaPhone são os seus dois ecrãs – o primeiro smartphone do mundo com um ecrã de cada lado.

Um dos ecrãs é bastante comum, táctil, um 1080p AMOLED. O segundo ecrã, instalado na parte de trás do dispositivo, usa tecnologia de “tinta electrónica” E-ink, comum nos livros eletrónicos.

O ecrã E-ink traseiro é usado para mostrar informações adicionais, como as horas, eventos perdidos ou lembretes. Podem também ser transferidos para o ecrã de trás algumas aplicações do écrã principal.

A vantagem do ecrã adicional é estar ligada permanentemente e praticamente não consumir energia.

Os engenheiros russos tiveram que trabalhar duro para criar o ecrã adicional.

Os painéis traseiros dos smartphones são normalmente usados para dissipar o calor. Mas a tinta electrónica “borra-se” com flutuações de temperatura.

Para contornar o problema, a Yota Devices inventou um sistema com sensores de temperatura, um software especial e uma película de grafite que protege o papel eletrónico contra o aquecimento.

O YotaPhone 2, em comparação com o seu antecessor, tem várias vantagens: consumo mais baixo da bateria, ecrã principal maior, e ecrã traseiro completamente táctil, podendo agora até ser utilizada como principal.

A Yota Devices acredita que também que o YotaPhone 2 reduz o nível de stress – uma grande vantagem, no público alvo do dispositivo – porque os utilizadores não precisam de estar constantemente a ligar o ecrã.

Além disso, quando a bateria do telefone fica com pouca carga, as informações essenciais do aparelho permanecem no ecrã.

Segundo a RVR, quase um mês antes do seu lançamento oficial, na cúpula da APEC, o presidente russo Vladimir Putin ofereceu um YotaPhone 2 a Xi Jinping, o presidente da China. Não era um telefone vermelho – o YotaPhone 2 tem apenas modelo em preto.

O aparelho está à venda em Portugal, no site da Yota Devices, por 699€ – apenas 350€ por ecrã.

 

ZAP / RVR

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …