Smartfone russo YotaPhone 2 é a inovação do ano para a Forbes

Yota Devices

-

A revista norte-americana Forbes considerou o novo smartphone russo YotaPhone 2 a “inovação do ano”. Alguns especialistas acreditam que o smartphone é mesmo o mais interessante no mercado, e até o líder chinês, Xi Jinping, já tem um.

O  YotaPhone 2, o “telemóvel que tem duas frentes”, é desenvolvido por uma empresa russa privada, a Yota Devices, especializada no desenvolvimento e fabrico de equipamentos e meios de comunicação inovadores.

O YotaPhone 2 é um smartphone Android topo de gama que a revista Forbes considerou “excitante, interessante, inovador – o mais disruptivo smartphone de 2014”.

Yota Devices

-

Ao desenvolver o novo smartphone, os seus criadores procuraram construir um dispositivo essencialmente novo. A principal característica distintiva dos dois modelos existentes do YotaPhone são os seus dois ecrãs – o primeiro smartphone do mundo com um ecrã de cada lado.

Um dos ecrãs é bastante comum, táctil, um 1080p AMOLED. O segundo ecrã, instalado na parte de trás do dispositivo, usa tecnologia de “tinta electrónica” E-ink, comum nos livros eletrónicos.

O ecrã E-ink traseiro é usado para mostrar informações adicionais, como as horas, eventos perdidos ou lembretes. Podem também ser transferidos para o ecrã de trás algumas aplicações do écrã principal.

A vantagem do ecrã adicional é estar ligada permanentemente e praticamente não consumir energia.

Os engenheiros russos tiveram que trabalhar duro para criar o ecrã adicional.

Os painéis traseiros dos smartphones são normalmente usados para dissipar o calor. Mas a tinta electrónica “borra-se” com flutuações de temperatura.

Para contornar o problema, a Yota Devices inventou um sistema com sensores de temperatura, um software especial e uma película de grafite que protege o papel eletrónico contra o aquecimento.

O YotaPhone 2, em comparação com o seu antecessor, tem várias vantagens: consumo mais baixo da bateria, ecrã principal maior, e ecrã traseiro completamente táctil, podendo agora até ser utilizada como principal.

A Yota Devices acredita que também que o YotaPhone 2 reduz o nível de stress – uma grande vantagem, no público alvo do dispositivo – porque os utilizadores não precisam de estar constantemente a ligar o ecrã.

Além disso, quando a bateria do telefone fica com pouca carga, as informações essenciais do aparelho permanecem no ecrã.

Segundo a RVR, quase um mês antes do seu lançamento oficial, na cúpula da APEC, o presidente russo Vladimir Putin ofereceu um YotaPhone 2 a Xi Jinping, o presidente da China. Não era um telefone vermelho – o YotaPhone 2 tem apenas modelo em preto.

O aparelho está à venda em Portugal, no site da Yota Devices, por 699€ – apenas 350€ por ecrã.

 

ZAP / RVR

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …

“Opaco” e “mal estruturado”. Pilotos criticam plano de adesão voluntária da TAP

Esta segunda-feira, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) definiu o programa de medidas voluntárias da TAP como “mal estruturado”, “absolutamente opaco” e com “deficiências de informação”. A direção de recursos humanos da companhia “revela-se …

"Bolsonaro pode estar a preparar guerra civil", temem politólogos

Politólogos ouvidos pelo DN temem que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, possa estar a preparar uma guerra civil. "Deseja armar a população, confia em poderes paralelos e estimula a indisciplina dos escalões mais baixos …

PRR: PSD quer que Governo conheça todos os contributos entregues na consulta pública

O PSD pediu acesso esta segunda-feira, através do parlamento, à documentação relativa a todos os contributos decorrentes da consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Num requerimento entregue segunda-feira no parlamento e dirigido ao …

Líder do Volt é candidato à Câmara de Lisboa

Tiago Matos Gomes anunciou a sua candidatura à Câmara Municipal de Lisboa. É a primeira vez que o Volt Portugal vai a votos. O líder do recém-criado Volt, Tiago Matos Gomes, é o cabeça de lista …

Tribunal não consegue notificar informador do caso Tancos conhecido por "Fechaduras"

O Tribunal de Santarém não conseguiu notificar a testemunha Paulo Lemos, conhecido como "Fechaduras", para esta segunda-feira ser ouvido no processo de Tancos, onde chegou a ser arguido. No início da sessão, a decorrer no Centro …

“Ajudar o presidente a encontrar mulheres”. Deputada do PSD vai enviar lista de candidatas disponíveis para as autárquicas

No sábado, o líder do PSD Rui Rio afirmou que o partido tinha dificuldade em encontrar candidatas mulheres para as eleições autárquicas. Em resposta, Lina Lopes, coordenadora das Mulheres Social-Democratas, diz que não faltam mulheres …

Chega vai questionar Governo sobre "despesas supérfluas" da presidência da UE

O deputado único do Chega anunciou, no domingo, que vai questionar esta segunda-feira o gabinete do primeiro-ministro acerca das "despesas supérfluas" da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Em comunicado, André Ventura, que foi reeleito …