Slimani no Sporting, Semedo no FC Porto (e muitos mais fecharam o mercado)

Tiago Petinga / Lusa

Edwards também assinou pelo campeão. FC Porto anunciou três reforços. Benfica (muito) discreto no mercado de Inverno.

Islam Slimani e Rúben Semedo foram destaques nas últimas horas do mercado de Inverno em 2022, no futebol português. Slimani é reforço do Sporting, Semedo jogará pelo FC Porto.

Sporting

Slimani deixou o Lyon e vai voltar a jogar pelo Sporting. Slimani rescindiu contrato com o Lyon nesta segunda-feira e regressa a Alvalade, depois ter saído rumo a Leicester em 2016, na altura por 30 milhões de euros. Cinco anos e meio depois, regressa a custo zero (excluindo eventual prémio de assinatura). Deverá assinar contrato até Junho de 2023.

Os detalhes deste negócio não foram revelados mas a transferência de Marcus Edwards teve direito a comunicado oficial. Edwards também é reforço para o ataque do Sporting, deixando o Vitória de Guimarães. O clube minhoto anunciou que o Sporting paga 7.67 milhões de euros por metade do passe do inglês – a outra metade pertence ao Tottenham. O contrato é válido até 2026.

Esta mudança de Marcus Edwards envolveu ainda a ida de três futebolistas do Sporting para Guimarães: com efeito imediato seguem Bruno Gaspar regressa ao Vitória a título definitivo (estava cedido ao Vancouver Whitecaps) e o jovem Geny Catamo segue para o Minho por empréstimo. E o acordo ainda envolve Gonzalo Plata, que vai jogar pelo Vitória a partir da próxima época; ou Plata, ou outro jogador do Sporting, caso não haja acordo com o futebolista que está no Valladolid, por empréstimo.

O ataque do Sporting sofreu alterações nesta recta final do mercado: saíram Jovane Cabral (Lazio, por empréstimo), Tiago Tomás (Estugarda, empréstimo) e Geny Catamo – que jogava mais pela equipa B; entraram Slimani e Edwards.

FC Porto

O Dragão também esteve agitado no último dia de transferências. Rúben Semedo vai mesmo jogar pelo FC Porto. O defesa deixa o Olympiacos por empréstimo e há opção de compra no final da presente temporada, que deve rondar os sete milhões de euros. Semedo tem aparecido diversas vezes em tribunal, ao longo da carreira; no episódio mais recente, há menos de um mês, foi acusado de violência doméstica.

Para o ataque, Sérgio Conceição passa a contar com Wenderson Galeno. Depois da saída de Luis Díaz para o Liverpool, registou-se mais um regresso nos «grandes» portugueses – Galeno esteve no FC Porto entre 2016 e 2019, embora só tenha jogado quatro vezes pela equipa principal, passando por dois empréstimos. Estava no Sporting de Braga.

O FC Porto anunciou também a contratação de Roko Runje. Roko é guarda-redes e é filho de Vedran Runje, treinador dos guarda-redes no clube. Tem apenas 20 anos e jogava na segunda divisão nacional da Croácia. Deverá integrar a equipa B.

Para fechar as actualizações portistas: Fernando Andrade. O avançado brasileiro, que estava cedido ao Al-Fayha, lesionou-se e tem estado em Portugal nos últimos meses a recuperar. Foi inscrito na Liga Portugal.

Benfica e Gaitán

O Benfica foi, de longe, o clube mais discreto nestas movimentações finais (e em Janeiro, no geral). No último dia inscreveu Yony González, o avançado colombiano que foi emprestado ao Ceará no ano passado. Chegou à Luz há duas épocas mas nunca jogou pelo Benfica.

O Sporting de Braga, além de ter ficado sem Galeno, também viu sair Raúl Silva nas últimas horas. O defesa foi cedido ao Estoril.

Um clube que mexeu muito no plantel foi o Famalicão, incluindo a chegada de João Carlos Teixeira, ex-FC Porto, que saiu do Feyenoord. Jhonder Cádiz foi cedido pelo Benfica, Diogo Queirós regressou e Ivan Dolcek é reforço, proveniente do Hajduk Split.

Também a Norte, destaque para Nicolás Gaitán. O argentino vai representar um clube português pela terceira vez – desta vez a aventura é em Paços de Ferreira.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.