Para Siza Vieira, a pandemia é uma “oportunidade única” para repensar a indústria

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, considera que a pandemia de covid-19 é uma “oportunidade única” para repensar a indústria.

Pedro Siza Vieira admitiu, esta terça-feira, que “a recuperação económica vai ser mais demorada” do que o esperado, mas sublinhou que a pandemia de covid-19 é “uma oportunidade única para repensar a realidade industrial” da União Europeia (UE).

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, que discursava na abertura da quarta edição dos Dias da Indústria da UE, lembrou que “a pandemia trouxe impactos profundos e muito assimétricos em diferentes países e setores económicos”. “A recuperação vai ser mais demorada do que desejávamos e do que prevíamos nos últimos meses”, afirmou Siza Vieira.

O governante garantiu, porém, que a presidência portuguesa do Conselho da UE está comprometida em “ajudar a combater a crise e apoiar a recuperação”, tendo por base três prioridades principais – “promover uma recuperação europeia através da dupla transição digital e ecológica, implementar o Pilar Social da UE, um elemento-chave para garantir a transição justa e inclusiva, e reforçar a autonomia estratégia da UE no mundo”.

De acordo com Siza Vieira, os 27 Estados-membros do bloco comunitário estão a “construir um consenso em torno da estratégia europeia da reindustrialização”, dado que, “nas últimas décadas, a liderança da indústria europeia tem sido desafiada” pelo “desenvolvimento de outras regiões mundiais e de novas tecnologias. Por isso, “é necessário garantir uma autonomia estratégica europeia que mantenha esta liderança” no ecossistema industrial, defendeu.

“No futuro, a indústria vai ter de se adaptar a um novo paradigma, enquanto mantém a sua liderança”, apontou o ministro, acrescentando que a reindustrialização deve ter em consideração a descarbonização e a eficiência energética.

Para Siza Vieira, é importante que a UE se concentre no desenvolvimento de tecnologias e de processos para a produção industrial, de modo a ser “produtora de tecnologia e não uma seguidora e compradora de tecnologias produzidas por outros”.

Segundo o ministro, a Comissão Europeia irá lançar, “nos próximos meses”, uma atualização da estratégia industrial europeia que deve ser discutida pelos 27. Siza Vieira defende que esta atualização “deve refletir a importância do mercado único europeu, a coesão e as pequenas e médias empresas (PME), que são a ‘espinha dorsal’ da economia europeia”.

Sobre as PME, o político garante que serão “uma questão transversal essencial” da presidência portuguesa do Conselho da UE, dado que “nenhuma estratégia industrial europeia pode ter sucesso sem a participação das PME na transformação industrial”, defendeu.

“Apoiamos, por isso, a criação de alianças estratégicas industriais dado que podem contribuir de forma significativa para este processo de inovação e ajudar a integrar as PME nos ecossistemas industrial”, concluiu.

O ministro Siza Vieira discursou na quarta edição dos Dias da Indústrias, o principal evento anual da UE sobre a indústria, organizado pela Comissão Europeia. Esta edição, que decorre pela primeira vez em formato digital, incidirá sobre a aceleração da dupla transição ecológica e digital e as alterações do panorama competitivo global.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Orbán vai rejeitar dinheiro do fundo de recuperação se tiver de revogar lei anti-LGBTQI

O primeiro-ministro húngaro assegurou, este sábado, que o país não vai aceitar o dinheiro do fundo de recuperação se tiver de ceder perante Bruxelas e revogar a lei anti-LGBTQI. Segundo a agência Europa Press, Viktor Orbán …

Avaria em rede europeia causou "apagão" parcial em Portugal e falhas no 112

O incêndio que queimou, este sábado, 500 hectares de vegetação no sudoeste de França esteve na origem dos cortes de energia em Espanha e Portugal, segundo a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Elétrica …

Um tumor e duas fraturas nas vértebras dificultaram a vida deste dinossauro (mas não o mataram)

Quando foi descoberto na década de 1980, na Argentina, este hadrossauro foi diagnosticado com uma fratura no pé. Porém, uma nova análise agora mostra que este tinha um tumor, bem como duas fraturas nas vértebras …

Morreu Otelo Saraiva de Carvalho, capitão de Abril

O capitão de Abril morreu, este domingo, aos 84 anos, no Hospital Militar, confirmou o presidente da Associação 25 de Abril. A notícia foi confirmada ao jornal online Observador pelo presidente da Associação 25 de Abril, …

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …