Site da Worten esteve a ser usado para minerar criptomoedas

Quem visitou o site da Worten, na passada terça-feira, teve o seu computador a ser usado para extrair criptomoedas em benefício de terceiros. A Worten nega que tenha sido alvo de um ataque informático e fala apenas em “acesso não autorizado”, garantindo que “nem os clientes nem a plataforma” foram afectados.

A situação ocorreu durante parte da tarde de terça-feira e foi denunciada por vários utilizadores da rede social Reddit.

A instalação de um software malicioso no site da Worten permitiu a alguém utilizar os computadores dos visitantes da página para gerar moedas digitais. Este processo de produção de novas moedas ou de “mineração”, como é conhecido, permite ao proprietário do software gerar criptomoedas sem gastar os seus recursos, designadamente a memória de processamento do seu computador e energia eléctrica.

A “mineração” exige elevados gastos, em termos energéticos e de processamento. Assim, quem visitou a Worten na terça-feira terá arcado com esses custos no lugar do autor do software malicioso.

As pessoas que foram vítimas da prática sentiram os seus computadores mais lentos, e quem usou tablets ou smartphones para aceder ao site ficou sem bateria mais depressa.

A Worten garante que a situação “não configurou um ataque informático, mas um acesso não autorizado“, conforme declarações citadas pelo Observador.

“A situação foi imediatamente detectada e resolvida com celeridade, não tendo afetado nem os clientes nem a plataforma”, assegura ainda a empresa.

Há cerca de três meses, o site do Dinheiro Vivo foi alvo de um software semelhante e, em Outubro de 2017, também o site de Cristiano Ronaldo foi utilizado para extrair moedas digitais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.