Site na Índia promove casamentos entre pessoas com VIH

BBC

foto: BBC

foto: BBC

O projecto, que já formou dezenas de casais, é financiado por um funcionário público com dinheiro do seu próprio bolso.

Quando Nisha viu a seringa a ser preenchida com o seu sangue, mal imaginava que a agulha na sua veia também estava a sugar a sua esperança e dignidade.

Grávida, Nisha estava num hospital em Parbhani, no Estado de Maharashtra, no oeste da Índia, a fazer um teste de rotina. Mas o seu mundo desabou quando descobriu que era seropositiva.

Os resultados do teste confirmaram a suspeita de que fora o seu marido a transmitir-lhe o vírus. Mas foi Nisha quem acabou por ser culpada pela família, e expulsa da própria casa.  O seu maior temor acabou por se tornar realidade quando o filho nasceu: ele também era seropositivo.

Depois do divórcio, Nisha conta à BBC que perdeu a vontade de viver.

“Eu queria matar o meu filho e matar-me a mim mesma”, diz ela. “Queria casar de novo, mas não sabia como encontrar um parceiro seropositivo.”

Depois de alguns anos de muito sofrimento, Nisha soube do PositiveSaathi.com, um site na internet para pessoas seropositivas que querem casar. Saathi é a palavra hindi para “parceiro” ou “amigo”.

Hoje, aos 42 anos, Nisha tem uma vida tranquila, depois de encontrar um novo marido, também seropositivo, que lhe dá apoio e ao filho de 11 anos.

“O site veio como um raio de esperança no meu momento mais escuro”, diz Nisha.

Este sentimento é partilhado por mais de 5 mil pessoas com HIV positivo que estão registadas no site.

Anil Valiv fundou o PositiveSaathi.com in 2006 (foto: BBC)

Anil Valiv fundou o PositiveSaathi.com in 2006 (foto: BBC)

Rejeição pela família

Anil Valiv, um funcionário público de 43 anos, está por trás da iniciativa. Fundou o PositiveSaathi.com em 2006.

Apesar do seu trabalho desgastante no departamento de Transportes do Estado, Valiv encontra tempo na sua vida para ajudar pessoas que sofrem com as consequências do HIV.

Valiv começou o seu activismo promovendo exames de HIV entre motoristas de camião – um grupo de alto risco na Índia. Foi assim que conheceu um homem que queria muito casar-se, mas que se sentia impedido por causa do vírus.

“Essa pessoa contou ao médico que, se não encontrasse uma pessoa com HIV em breve, casava-se com uma mulher saudável sem revelar o seu status de HIV. O médico teve um dilema. Isso me fez perceber o quão difícil é para as pessoas nesta condição encontrarem parceiros.”

Valiv também acompanhou de perto o caso de um amigo que contraiu o vírus nos anos 1990.

“Ele foi rejeitado pela própria família. Não consigo esquecer-me do seu olhar esperançoso de achar uma família e ter filhos. O estigma da infecção é tão grande que quando ele morreu, em 2006, o pai recusou-se a acender a pira no funeral, que estava praticamente vazio.”

Vavil diz que as pessoas com HIV são tratadas de forma desumana, e que quando não recebem ajuda ou apoio podem acabar por espalhar a doença, desesperadas para preencher necessidades físicas e emocionais.

Quase dois terços das pessoas registadas no site são de áreas rurais. Esse número é surpreendente, considerando-se que o acesso à internet nestas zonas é difícil.

Algumas dezenas de pessoas têm conseguido casar devido não só ao site mas também a encontros promovidos por Vavil.

Em 2010, 22 pessoas que usaram o site fizeram um casamento coletivo em Pune. Valiv conta que mais de 20 casais que ele ajudou a formar geraram filhos sem HIV.

Valiv está agora a montar um site que agregue doações para ONGs que apoiam órfãos seropositivos.

“O HIV”, diz Valiv, “não devia tirar às pessoas o direito de sonhar”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …