Site do IEFP usado por máfia de Leste para lavagem de dinheiro

José Sena Goulão / Lusa

-

A Polícia Judiciária já está a investigar o caso que estará na origem de um grupo da “máfia de Leste” com intenções de fazer lavagens de dinheiro.

Alguns inscritos no IEFP começaram a receber, na semana passada, mensagens de texto com uma alegada oferta de emprego e com o remetente NetEmprego, o portal do IEFP, à qual deveriam responder via email para “pt@duparex.eu”, conta o Jornal de Notícias.

Embora o domínio do e-mail leve para uma página de uma suposta empresa sediada em Valongo, uma pesquisa da morada revelou que, no endereço indicado, só existe uma bomba de gasolina.

O site NetEmpregos, com um nome muito semelhante ao outro portal, começou a ser erradamente associado a esta fraude.

“Começámos a receber queixas de pessoas que diziam que tinham recebido mensagens nossas, quando nós não pedimos os números de telemóvel das pessoas”, explica Rui Encarnação, o diretor do site que nada tem a ver com o portal de emprego do IEFP.

“Pedimos que nos enviassem imagens das mensagens e os e-mails que receberam em resposta, com o contrato de trabalho proposto, e verificámos que se tratava de esquemas de grupos organizados do Leste que procuram angariar mulas de dinheiro”, acrescenta.

Face a confusão lançada pelos utilizadores, foi a própria empresa privada a lançar o alerta junto das autoridades.

“Já há algum tempo que trabalhámos em conjunto com a PJ em casos deste género, até porque esses grupos já tinham tentado registar-se no nosso site, para colocar ofertas semelhantes”, revela Rui Encarnação.

Uma “mula de dinheiro” serve, nestas ocasiões, como cúmplice de cibercrimes que permitem lavar dinheiro. O criminoso faz transferência de dinheiro para uma série de “mulas”, oferecendo-lhes uma comissão para que transfiram o dinheiro recebido, via Western Union, para o autor do crime.

Desta forma, as autoridades têm dificuldade em seguir o rasto do dinheiro e identificar o criminoso. Já a “mula” pode ser chamada a responder por esse desvio e ser até condenada pelo crime.

O IEFP chegou a bloquear a pesquisa de currículos no site, mas tornou a abri-la ontem, referindo que “não foi detetada qualquer falha de segurança ou situação anómala no funcionamento” do portal.

Fonte do IEFP explicou ao JN que “os utilizadores têm a possibilidade de optar pela disponibilização pública ou privada da sua informação, item a item”, descartando responsabilidade na exposição dos dados usados neste esquema.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …