Site do IEFP usado por máfia de Leste para lavagem de dinheiro

José Sena Goulão / Lusa

-

A Polícia Judiciária já está a investigar o caso que estará na origem de um grupo da “máfia de Leste” com intenções de fazer lavagens de dinheiro.

Alguns inscritos no IEFP começaram a receber, na semana passada, mensagens de texto com uma alegada oferta de emprego e com o remetente NetEmprego, o portal do IEFP, à qual deveriam responder via email para “pt@duparex.eu”, conta o Jornal de Notícias.

Embora o domínio do e-mail leve para uma página de uma suposta empresa sediada em Valongo, uma pesquisa da morada revelou que, no endereço indicado, só existe uma bomba de gasolina.

O site NetEmpregos, com um nome muito semelhante ao outro portal, começou a ser erradamente associado a esta fraude.

“Começámos a receber queixas de pessoas que diziam que tinham recebido mensagens nossas, quando nós não pedimos os números de telemóvel das pessoas”, explica Rui Encarnação, o diretor do site que nada tem a ver com o portal de emprego do IEFP.

“Pedimos que nos enviassem imagens das mensagens e os e-mails que receberam em resposta, com o contrato de trabalho proposto, e verificámos que se tratava de esquemas de grupos organizados do Leste que procuram angariar mulas de dinheiro”, acrescenta.

Face a confusão lançada pelos utilizadores, foi a própria empresa privada a lançar o alerta junto das autoridades.

“Já há algum tempo que trabalhámos em conjunto com a PJ em casos deste género, até porque esses grupos já tinham tentado registar-se no nosso site, para colocar ofertas semelhantes”, revela Rui Encarnação.

Uma “mula de dinheiro” serve, nestas ocasiões, como cúmplice de cibercrimes que permitem lavar dinheiro. O criminoso faz transferência de dinheiro para uma série de “mulas”, oferecendo-lhes uma comissão para que transfiram o dinheiro recebido, via Western Union, para o autor do crime.

Desta forma, as autoridades têm dificuldade em seguir o rasto do dinheiro e identificar o criminoso. Já a “mula” pode ser chamada a responder por esse desvio e ser até condenada pelo crime.

O IEFP chegou a bloquear a pesquisa de currículos no site, mas tornou a abri-la ontem, referindo que “não foi detetada qualquer falha de segurança ou situação anómala no funcionamento” do portal.

Fonte do IEFP explicou ao JN que “os utilizadores têm a possibilidade de optar pela disponibilização pública ou privada da sua informação, item a item”, descartando responsabilidade na exposição dos dados usados neste esquema.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Peter 2.0. Cientista com doença terminal quer transformar-se no ciborgue mais avançado de sempre

Peter Scott-Morgan, cientista britânico do ramo da robótica, está em fase terminal da doença do neurónio motor, uma doença degenerativa. Mas ele não quer visto como o homem que morreu daquela doença, mas sim tornar-se …

Estados Unidos vão transformar aeronaves obsoletas em "aviões arsenal"

Os Estados Unidos preparam-se para transformar algumas das suas maiores e mais obsoletas aeronaves em "aviões arsenal", que funcionarão como plataformas repletas de armas, revelaram fontes do Governo norte-americano. Foi em 2016 que esta ideia veio …

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …