/

Sistema de segurança transparente foi feito para dificultar a vida aos ladrões

Para que um ladrão não tente manipular um sistema de segurança, o mais importante é que este seja discreto e de difícil acesso. Por isso, um grupo de cientistas suíços desenvolveu um teclado com código de acesso totalmente transparente.

Criado através de uma colaboração entre o instituto de pesquisas Empa, a EPFL e o Instituto Paul Scherrer, o dispositivo protótipo consiste num substrato de polímero fino e transparente, sobre o qual estão botões numéricos impressos a jato de tinta e circuitos feitos de tinta transparente. A tinta contém nano partículas de óxido de índio e estanho e é eletricamente condutora.

O processo de produção passa por tingir a película de azul, uma vez aplicada a tinta. Um processo de irradiação de luz de alta energia é então usado para sintetizar os botões e circuitos – esse processo torna a tinta consideravelmente mais condutora do que antes.

A coloração azul auxilia o substrato a absorver a luz, mas depois esta acaba por desaparecer como parte do processo de irradiação, deixando a película transparente novamente, refere o New Atlas.

O produto final pode aderir a qualquer superfície perto de uma porta, cofre ou outro lugar com acesso restrito – desde que tenha uma fonte de alimentação disponível. Tal como acontece com os sistemas tradicionais, digitar o código correto irá fazer com que a porta abra.

Apenas as pessoas autorizadas deverão saber onde o teclado está localizado e que botões devem ser pressionados.

Como os botões não são visíveis, um display eletrónico, localizado perto, deverá ajudar no processo, uma vez que mostra aos utilizadores quais são os números que estão a ser selecionados no momento.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.