Sistema de reboque de aviões promete economizar combustível (e emitir menos CO2)

Normalmente, é preciso colocar os motores dos aviões a funcionar para os movimentar ao logo da pista. Agora, um novo sistema de reboque elétrico no solo oferece uma alternativa mais eficiente e ecológica para o efeito.

O Aircraft Towing System (ATS) está a ser desenvolvido pela empresa ATS World Wide, sediada no Oklahoma, nos Estados Unidos, e promete revolucionar a indústria da aviação.

Segundo o New Atlas, a tecnologia conta com longos canais instalados longitudinalmente no meio das pistas e cobertos com duas placas de aço. A lacuna entre as placas é coberta com uma junta de borracha.

Dentro de cada canal há um dispositivo motorizado, chamado pullcar, alimentado por trilhos elétricos que correm ao longo das laterais do canal. Através da fenda entre as placas, a parte superior do vagão é presa a outro dispositivo, denominado “engate de reboque”, que fica exposto na superfície da pista.

Os motores da aeronave só são acionados para deslocar o avião até ao dispositivo. Depois de ter sido movimentado através do sistema de reboque, e uma vez no local pretendido, os motores voltam a ser ligados para mover as rodas para fora.

Além de permitir poupar combustível, é possível diminuir as emissões de carbono com esta nova tecnologia mais amiga do ambiente.

Como o sistema é automatizado, os pilotos não precisam de conduzir as aeronaves, o que também diminui a probabilidade de as aeronaves colidirem umas com as outras na pista.

Configurar este sistema nos aeroportos implicaria uma fatura muito cara a pagar – que rondaria os 150 milhões de dólares. Para recuperar o custo, os aeroportos poderiam cobrar uma “taxa de pouso” às companhias aéreas, o equivalente a cerca de 50% do custo do combustível que cada aeronave economizaria usando o sistema.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …