Sistema de bike-sharing em Lisboa a partir da primavera

SlowFast Cycles

-

A frente ribeirinha de Lisboa acolhe, a partir da primavera, um sistema de bicicletas de uso partilhado, da responsabilidade de uma empresa privada que quer, com este projeto, ligar a zona da Expo ao Guincho, em Cascais.

Inicialmente, o sistema vai abranger um itinerário de 11 quilómetros, com 12 estações espalhadas pela zona ribeirinha de Lisboa, disse à agência Lusa Martim Mayer, um dos fundadores da SlowFast Cycles, empresa responsável por este projeto de ‘bike-sharing’.

Os utilizadores “terão duas formas de aceder às bicicletas”, uma das quais será através de um registo no site do projeto.

“Depois de se registar, o utilizador recebe um cartão. Além disso, vai poder também fazer ‘download’ de uma aplicação que permite aceder ao sistema através do ‘smartphone’. Quando me dirijo a uma estação, encosto o cartão a uma doca de parqueamento, para a libertar [a bicicleta]”, explicou Martim Mayer.

Para os utilizadores ocasionais, que não estejam registados no site, haverá nas estações “postes com leitor de cartões de crédito e de débito”.

Depois de feito o pagamento, “o utilizador recebe um ‘ticket’ que lhe permite desbloquear bicicletas em qualquer estação, para uma viagem ou um dia inteiro de utilização”.

As estações estarão colocadas em Santa Apolónia, no Terreiro do Paço, no Cais Sodré, junto ao bar Meninos do Rio, na Doca do Espanhol, na Doca de Santo Amaro (duas), na Estação Fluvial de Belém, na Doca de Belém, na Doca do Bom Sucesso (duas) e na Fundação Champalimaud.

A SlowFast Cycles, garantiu Mayer, está a fazer “um grande esforço para fazer a inauguração a 21 de março de 2014”.

“Neste momento, achamos que vai ser difícil cumprir essa data. Mas, ao longo de abril o sistema estará a funcionar”, referiu.

De acordo com o responsável, “para os utilizadores frequentes, cada utilização pode acabar por custar alguns cêntimos”. Já as “utilizações pontuais deverão custar, em uniformidade com o que acontece no resto da Europa, 15 euros por dia”.

A empresa estima, segundo Martim Mayer, que “o pico da utilização seja de lazer/fim de semana”, mas lembra que este “percurso inicial poderá ser utilizado por quem vive nos arredores e trabalha em Lisboa”.

A ideia da SlowFast Cycles é estender o ‘bike-sharing’ a uma área maior.

“Numa fase de máximo crescimento, o projeto poderá vir a ligar a zona Expo [em Lisboa] ao Guincho [em Cascais]” e, assim, “integrar toda a zona da Marginal, que é uma zona turística por excelência e de valor publicitário forte, dado que esta é uma das premissas para se poder implementar o projeto sem dinheiros públicos”, disse.

Este projeto surgiu da concessão da exploração da Associação Porto de Lisboa (APL) de ‘bike-sharing’ na frente ribeirinha de Lisboa.

A SlowFastCycles venceu o concurso público lançado pela APL e tem a concessão por sete anos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vitória em Lisboa dá novo fôlego a Rio. Rangel mantém tudo em aberto

Os resultados eleitorais deste domingo, e sobretudo a vitória de Carlos Moedas em Lisboa, deram a Rui Rio novo fôlego enquanto líder e mais margem de manobra para lidar com os rivais internos. Os resultados das …

Sporting tenta redenção em Dortmund, FC Porto recebe carrasco Liverpool

Sporting e FC Porto têm hoje duelos de elevado grau de dificuldade na segunda jornada da Liga dos Campeões de futebol, com os ‘leões’ a viajarem até Dortmund e os ‘dragões’ a receberem o Liverpool. Na …

Sem sucesso na Europa, Olunga é o diamante de Luís Castro (e leva sete golos em dois jogos)

Com uma passagem sem sucesso pelo Girona, Michael Olunga é um marcador prolífico na Ásia, onde é treinado por Luís Castro e onde leva sete golos em dois jogos. O jogo entre o Al-Duhail e o …

Nuno Freitas demite-se da presidência da CP

Nuno Freitas irá deixar o cargo de presidente da CP a 1 de outubro, sexta-feira. O engenheiro, que terminava o mandato dentro de três meses, pediu à tutela para sair mais cedo da empresa por …

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …