Sismo na Indonésia faz pelo menos 20 mortos

Pelo menos 20 pessoas morreram depois de um sismo de magnitude 6,5 na escala de Richter que atingiu esta quinta-feira o arquipélago das Molucas, no leste da Indonésia.

“O número total de pessoas mortas no terramoto é 20”, indicou Agus Wibowo, porta-voz da agência, em comunicado, acrescentando que “pelo menos 100 pessoas ficaram feridas e duas mil foram retiradas”.

O terramoto danificou vários edifícios, incluindo uma universidade, e causou deslizamentos de terra, informou a Agência de Gestão de Desastres local.

Num anterior balanço, as autoridades locais indicavam que três pessoas tinham morrido e outra estava desaparecida.

O terramoto de magnitude 6,5, de acordo com o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS), ocorreu às 08h46 locais e o seu epicentro foi detetado a 37 quilómetros a nordeste de Ambon, na província das Molucas.

Foi seguido por dezenas de tremores secundários, provocando pânico entre os moradores que fugiram para locais mais altos.

“O impacto foi sentido em Ambon e nos arredores”, disse Rahmat Triyono, funcionário da Agência Meteorológica, Climática e Geofísica (BMKG).

“Parecia um camião a passar ao lado de casa, os candeeiros começaram a balançar”, disse o mesmo funcionário.

As imagens captadas em Ambon, uma cidade com cerca de 400 mil habitantes, mostram partes de muros caídos, entulho e rachaduras em prédios.

O responsável local da agência de gestão de desastres indonésia, Oral Sem Wilar, pediu à população para se acalmar. “As pessoas entraram em pânico e começaram a deixar algumas localidades, mas dissemos que não há motivo para entrar em pânico, porque não há alerta de tsunami”, disse Wilar à agência de notícias AFP.

A Indonésia, um arquipélago de 17 mil ilhas e ilhotas que foi formado pela convergência de três grandes placas tectónicas (indo-Pacífico, australiano e eurasiano), está localizada no Anel de Fogo do Pacífico, uma área de alta atividade sísmica. O arquipélago tem mais de 100 vulcões ativos.

No ano passado, no final de setembro, um terramoto de magnitude 7,5 seguido de um tsunami na ilha de Celebes devastou a região de Palu e deixou mais de 4.300 pessoas mortas e desaparecidas.

Em 2004, um tsunami matou 220 mil pessoas na região do Oceano Índico, incluindo 170 mil na Indonésia, logo depois do Natal, tendo sido desencadeado por um sismo de magnitude 9,1 na costa de Sumatra.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.