SIRESP exige ao Estado mais de um milhão de euros

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa

A entidade gestora do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) tem quatro processos pendentes em tribunal, onde exige ao Estado indemnizações de mais de um milhão de euros por atrasos na atribuição de terrenos.

O Diário de Notícias avança que estes processos movidos pelo SIRESP contra o Estado português respeitam a 2007, 2008, 2010 e 2013.

Em causa estão pedidos de reposição de equilíbrio financeiro, fruto do atraso do Estado na atribuição de terrenos para a instalação de estações-base do Sistema de Emergência.

O jornal conta que, em apenas dois dos quatro processos, o SIRESP exige mais de um milhão de euros em indemnizações.

A queixa com o pedido mais elevado respeita a 2010 por causa do atraso na cedência de terrenos para a instalação de bases na rede de Metro do Porto, conforme relata o DN, frisando que estão em causa 805 mil euros.

O processo de 2008 envolve 429 mil euros de indemnização e terrenos na zona de Leirosa, no distrito de Coimbra.

Quanto aos processos de 2007 e 2013, não são conhecidos os valores em causa, mas referem-se a terrenos em Tomar, Alverca do Ribatejo e Mafra.

Os quatro processos continuam pendentes no Tribunal Arbitral do Centro de Arbitragem Comercial da Câmara de Comércio da Indústria Portuguesa e estão assinalados no Orçamento de Estado de 2017 e nos boletins da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos (UTAP), uma vez que podem ter impacto orçamental.

O diário conta que, em 2016, o Estado gastou 41,2 milhões de euros com o SIRESP que tem estado na ordem do dia depois das falhas que revelou durante o incêndio em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria.

O Governo já anunciou que vai aplicar multas à gestora do Sistema de Emergência, fruto das falhas de comunicação. Podem estar em causa valores entre os cinco mil e os 200 mil euros por cada infracção apurada.

ZAP //

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. Isto é mesmo o país dos BANANAS. Então o SIRESP é que falha indecentemente e eles é que ainda entrepõem processo ao estado?? RUA c/ eles… p/ este género de trabalho NÃO. Andam a roubar os Portugueses c/ impostos e + IMPOSTOS para quê? Para este tipo de gentalha??

  2. NÃO EXISTE NENHUM ORGANISMO QUE EU POSSA ADERIR PARA ACABAR COM ESTA “TRAFULHADA” TODA?
    O estado (nós) pagamos uma quantia milionária, por intermédio de Ricardo salgado E Duarte Lima, para termos SIRESP, agora temos que pagar o que já esta pago, em indemnizações porque alguém não recebeu dividendos?!??!? Bem algo me diz que os fogos tiveram a mão do SIRESP, Qque por falta de pagamento “quis ver o circo a arder”… E o Povo que se F***
    O que fazer num país tão corrupto e injusto como este pequeno calimero chamado Portugal?

  3. Eu sou da opinião que o povo português deveria processar igualmente o Estado e todos os seus governantes desde o 25 de abril… sempre.

  4. Estas entidades só podem mesmo estar mal habituadas, processam a “vaca” que os tem “amamentado” de forma tão generosa.
    Gostava de saber quantos foram os milhões que já pagos ao SIRESP através de estes e outros malabarismos, para manter a “pança bem atulhada” enquanto nós somos extorquidos até à ultima migalha de pão, até à ultima gota de suor e até ao ultimo sopro de vida, por causa destas negociatas indeléveis que nos sugam até a nossa própria humanidade.

  5. É pá, isto foi mesmo um bom negócio que o senhor Costa fez enquanto ministro! Depois desta desgraça toda ainda lhe exigem mais dinheiro, eu agora fico a aguardar pela reacção dos parceiros governamentais e do próprio PS tão eficazes sempre a aconselharem o fim das relações com certas empresas, estou para ver se esta agora será uma boa empresa!.

      • Olha este!
        Estás a querer dizer que não foi o António Costa que cancelou o contrato assim que chegou a ministro da AI, para poucas semanas depois ser ELE a voltar a assinar exactamente o MESMO CONTRATO com O MESMO CONSÓRCIO, com AS MESMAS CONDIÇÕES, excepto que cortou 35 milhões nas baterias, num contrato de 700 milhões/ano, a troco de agora o SIRESP poder dizer que “foram tomadas decisões que limitaram a autonomia do serviço”?
        Estás a brincar?
        Alguns de nós não usam os neurónios só para mandar areia para os olhos dos outros, também os usam para guardar informação, sabes?

  6. Este Eu! ao vivo é provavelmente ainda mais palerma do que aparenta pelos comentários. Não tem um qualquer argumento válido. Só diz disparates e pronto… é feliz na sua ignorância.

RESPONDER

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …

Sem ganho económico e muitas mortes. O que dizem os dados da controversa estratégia sueca

A estratégia relaxada da Suécia contra a covid-19 gerou várias críticas. Os números mostram que tanto a nível sanitário como económico, o país saiu a perder. O Governo sueco não impôs um confinamento à população e, …

Irão diz que avião ucraniano foi abatido devido a erro humano

Um erro humano relacionado com um mau ajuste do radar militar foi a causa do acidente com o boeing ucraniano abatido em 8 de janeiro perto de Teerão, Irão, provocando 176 mortos, concluiu o relatório …

Mais seis mortes, 291 novos casos e 252 recuperados

Portugal regista este domingo mais seis mortes e 291 novos casos de infeção confirmados de covid-19 por comparação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o boletim diário da …