Guerra: novas anexações, electricidade mais cara na Europa, sirenes em Moscovo

4

Evgenii / Flickr

Moscovo, capital da Rússia

EUA indicam que a Rússia prevê anexar mais territórios da Ucrânia. Preço da electricidade voltará a subir, no Inverno. Moscovo realiza verificações.

A Rússia deverá repetir a sequência de 2014, quando anexou a Crimeia, para anexar mais territórios da Ucrânia.

O aviso foi dado na noite passada pelos Estados Unidos da América, cujos Serviços Secretos prevêem que os russos vão tentar anexar Kherson, Zaporíjia, Donetsk e Lugansk.

Os planos de Vladimir Putin deverão passar por referendos simulados, colocar representantes escolhidos por si, impor o rublo como moeda oficial e obrigar cidadãos ucranianos a mudar de nacionalidade.

No terreno, a Rússia continua a avançar no Donbass, mas com “avanços mínimos”, de acordo com o relatório diário do Ministério da Defesa do Reino Unido. Os ucranianos têm conseguido resistir.

Em Kherson, que está controlada pelos russos, as forças da Ucrânia atacaram nesta terça-feira a Ponte Antonovskiy, no rio Dnieper – que é um dos dois pontos de passagem sob o rio que a Rússia utiliza para abastecer e retirar as suas tropas.

Na manhã desta quarta-feira, em Kharkiv, terão morrido três civis, incluindo uma criança, num bombardeamento russo.

Zelenskyy e Putin

Volodymyr Zelenskyy anunciou que vai ser criada uma comissão parlamentar para controlar a utilização das armas fornecidas pelos países do Ocidente, apesar de garantir que as forças ucranianas nunca utilizaram indevidamente o armamento.

“Os nossos parceiros estão totalmente informados sobre como usamos as armas fornecidas. Mas, para eliminar qualquer manipulação por parte de propagandistas russos e daqueles que os ajudam na Ucrânia, começará a funcionar uma ferramenta adicional de escrutínio parlamentar”, informou o presidente da Ucrânia.

Zelenskyy reforçou a ideia de que a Rússia é um “Estado terrorista” e classificou um ataque com mísseis em Odessa como sendo “só terror”, porque atingiu apenas zonas agrícolas.

Vladimir Putin indicou que a Ucrânia nunca demonstrou intenção de cumprir os termos do acordo estabelecido em Março, logo nas primeiras semanas de guerra.

“O resultado final depende da vontade das partes em implementar os acordos alcançados. Hoje vemos que os poderes em Kiev não têm esse desejo”, declarou o presidente da Rússia.

Electricidade mais cara

A Agência Internacional de Energia avisou que, no próximo Inverno, os preços da electricidade vão subir novamente na Europa.

Reino Unido, Alemanha e França deverão ser os países mais atingidos pelas consequências da invasão russa à Ucrânia – o continente é muito dependente da energia proveniente da Rússia.

As previsões para o Inverno não se ficam pelo aumento de preços: pode mesmo faltar abastecimento do gás, se a Rússia realmente interromper o seu fornecimento.

Para tentar precisamente reduzir a utilização de gás, a Comissão Europeia vai publicar nesta quarta-feira um plano para os seus 27 países – uma proposta de prevenção que terá de ser aprovada por todos.

Sirenes em Moscovo

Entretanto, na capital da Rússia, as sirenes tocaram na manhã desta quarta-feira. O complexo económico municipal de Moscovo avisou que iria testar o sistema de alerta de emergência.

O alerta soou em diversos pontos da cidade, durante alguns segundos, enquanto se ouvia a mensagem nos altifalantes: “Atenção a todos!”. As mensagens de alerta apareceram também na rádio e na televisão.

Esta é a primeira verificação do sistema de alerta de emergência desde que a guerra começou. A inspecção anterior foi realizada em Outubro do ano passado, em diversas cidades da Rússia.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

4 Comments

    • Já está a responder, AT!!! O bloqueio económico, financeiro e comercial é bem forte. O garrote está já bem apertado. Nunca a Rússia conseguirá sobreviver durante muitos anos com um garrote destes. Pode aguentar algum tempo mas no longo prazo é totalmente impossível. E não se esqueça do apoio em material bélico fornecido à Ucrânia. E as sanções aos oligarcas russos um pouco por todo o mundo. Muito já foi feito. Obviamente que outro tipo de ações não são possíveis, nomeadamente um conflito direto NATO / RÚSSIA dado que isso iria necessariamente terminar num conflito nuclear à escala planetária (com a entrada da China, Coreia do Norte).

      • Sem querer adjetivar o que está já a ser feito mas indo ponto por ponto:
        1. O bloqueio económico, financeiro e comercial – Não vai desviar a Rússia do objetivo que traçou até porque sabe que passados 2 ou 3 anos de ter anexado a Ucrânia as relações com a União Mercantil que é a Europa, se vão lentamente normalizar.

        2. Nunca a Rússia conseguirá sobreviver durante muitos anos com um garrote destes – Sim. Conseguirá. O dito garrote não vai afetar a estilo de vida dos muito ricos e poderosos dentro da Rússia. Quanto aos restantes, vão culpar o Ocidente e esperar por dias melhores. Já aconteceu e voltará a acontecer.

        3. O apoio em material bélico fornecido à Ucrânia – Apoio morno. Apoio apenas e só para manter o paciente vivo mas ligado às máquinas. Desde que a guerra começou e tanto quento me recordo, nunca a Ucrânia recebeu o que disse ser necessário para retomar os territórios perdidos e começar, de facto, a ganhar a guerra.

        4. Sanções aos oligarcas russos – Dentro da Rússia não há sanções. Acha que isso afeta o seu estilo de vida lá? No limite eles ficam na Rússia uns tempos a viver como Reis. Que chatice.

        5. Muito já foi feito – Sério? Resultados do muito que foi feito?

        6. Obviamente que outro tipo de ações não são possíveis – ‘Obviamente’ para quem? É precisamente com isso que o Putin sempre contou e conta. Ele joga com essa nossa crença de que se sequer respirarmos para cima da Rússia descamba tudo numa guerra nuclear e vai fazendo o que lhe apetece.

        Em conclusão:
        – O Ocidente como um todo não fez o que podia e devia. Deixamos os Ucranianos à sua sorte a defenderem-se contra probabilidades que sabemos à partida serem impossíveis para o lado Ucraniano. Ou há dúvidas de como isto vai acabar?
        – A Europa, como União Mercantil que é liderada por Eunucos, ataca a bolsa da Rússia por achar que é aí que dói mais (não é!).
        – Se acha que A Rússia vai parar por aqui está enganado. O Putin vai continuar a manipular os políticos fofinhos que temos a mandar no mundo Ocidental e a fazer o que lhe apetece.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.