/

Sindicato Nacional da Polícia apresenta queixa-crime contra António Costa

4

José Coelho / Lusa

O Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL) vai apresentar queixa-crime contra o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Administração Interna (MAI), José Luís Carneiro, por “declarações caluniosas”.

No último fim-de-semana, numa entrevista à SIC Notícias, o presidente do SINAPOL, Armando Ferreira pôs em cima da mesa a possibilidade de um boicote às eleições antecipadas do dia 10 de março.

Tais declarações foram feitas na sequência do adiamento do jogo Famalicão versus Sporting, devido à ausência de agentes da PSP suficientes, no local, para garantir o policiamento e a segurança do evento

Tais declarações merecem também a repreensão do Ministério da Administração Interna, que logo determinou à Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) a abertura um inquérito de averiguação sobre as declarações do responsável sindical, sobre o transporte de urnas de votos.

Durante esta semana, numa carta dirigida ao Sindicato Nacional de Oficiais de Polícias (plataforma que agrega os vários movimentos), António Costa repudiou as palavras de Armando Ferreira.

Na carta, o primeiro-ministro começa por assinalar que às forças de segurança “compete assegurar a legalidade democrática, sendo inadmissível o recurso a qualquer forma de protesto que extravase os limites da lei por parte de quem serve Portugal numa força fardada e armada”.

Nas declarações à SIC, Armando Ferreira afirmou: “Eu temo que se calhar o senhor primeiro-ministro não vai ficar em funções só até 10 de março”.

“Conhecendo bem os homens e as mulheres que servem nas nossas forças de segurança, é minha profunda convicção, e acredito ser também a de todas as cidadãs e cidadãos, que jamais as forças de segurança perpetrariam um ato tão grave de traição à nossa democracia”, escreveu António Costa.

Queixa-crime contra Costa e Carneiro

Após os acontecimentos suprarreferidos, o SINAPOL anunciou, esta quinta-feira, que vai avançar com uma queixa-crime contra as “declarações caluniosas” do ministro da Administração Interna e do primeiro-ministro, que o acusaram de apelar ao boicote às eleições legislativas.

De acordo com o advogado do sindicato, Alexandre Zagalo, a estrutura sindical avança com a ação judicial contra várias pessoas, incluindo o MAI e o próprio primeiro-ministro, pela interpretação que fizeram das suas declarações e pela alegada associação de Armando Ferreira a movimentos extremistas.

Na tal entrevista à SIC Notícias, o presidente do sindicato disse que não só os jogos de futebol estão em risco, como também podem estar as eleições legislativas, porque são os polícias que transportam as urnas de voto.

“Pode haver essa possibilidade (…) quem transporta os boletins de voto são as forças de segurança”, concluiu Armando Ferreira.

ZAP // Lusa

4 Comments

  1. Os polícias e seus sindicatos sentiam-se como peixe na água, em roda livre de disparate em disparate. Obviamente não lhes agradou serem postos no lugar.
    Daí a considerarem esta ação, própria de acéfalos inconsequentes, vai o disparate em toda a sua dimensão.
    Endoidaram de vez, com tanto entusiasmo à solta.

  2. Parece que quem vai ser posto no lugar, vai ser o seu amigo Costa, mais uma vez, a Sra. parece nao ter lido a noticia, ou se leu…, sera mais uma Acefola.

  3. Pode crer, Rui
    Vai ser uma “rezada Acefola”, e nem vai haver cadeias que cheguem para tanta gente! O Primeiro Ministro, o Ministro do MAI, todos os jornalistas e comentadores de todas as televisões, como disse o “advogado” (?) do sindicato dos polícias… Vai ser muito duro!
    Aqui para nós, eu sei que estão todos borradinhos de medo, e que o único tranquilo é o que “borrou a pintura” , mas não diga a ninguém, está bem? (Hehehe)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.