Francisco Assis quer criar “linha de orientação” para autárquicas. Membros do PS criticam presidente da Câmara de Alpiarça por cortar apoios escolares a alunos com “sinais exteriores de riqueza”.
Sónia Sanfona, ex-deputada e presidente da Câmara de Alpiarça, em Santarém, fez aprovar um regulamento sobre atribuição de apoios escolares. O documento exclui alunos cujo “agregado familiar exiba sinais exteriores de riqueza não consonantes com a declaração de rendimentos apresentada”.
Outros membros do Partido Socialista, entrevistados pelo Público, demarcam-se deste discurso, e garantem que este “não caracteriza” os valores do PS.
Francisco Assis defende a criação de uma “linha orientadora” interna para evitar estas situações nas autarquias. “De outra maneira, corremos aqui o risco de, em nome do PS, se produzirem as declarações mais contrárias aos princípios e às linhas de orientação do PS e isso não pode acontecer”.
A situação acontece após Ricardo Leão, presidente socialista da Câmara de Loures, ter também emitido um discurso em outubro em que defendera os despejos “sem dó nem piedade” dos inquilinos de habitações municipais, após uma recomendação do Chega para emitir ordem de despejo a inquilinos municipais que cometam crimes.
A autarca, para defender a sua posição, deu ainda o exemplo de uma família que conduz um “carro de alta cilindrada, que custa 30 ou 40 mil euros e depois tem o filho a pedir um escalão A”, que “tem um iPad, um iPhone que custa mil e tal euros“.
Também entrevistada pelo Público, Ana Gomes, do PS, defende que o discurso da autarca foi “uma tentativa de ir a reboque da agenda do Chega“, correspondendo “a uma ideia preconceituosa em relação a algumas famílias de alguns grupos étnicos”.
Já o ex-ministro da Educação João Costa diz que “é preciso não ceder à tentação de aderir a uma retórica que se vai infiltrando subtilmente a partir dos discursos populistas“.
Eurico Brilhante Dias também diz que estes comportamentos “não representam, de todo”, o seu pensamento. “Aquele tipo de intervenção não caracteriza os socialistas. Não faz parte do nosso património”.
Já agora deviam investigar o que se passa com a SIC, canal do sistema (cheio de avençados wokes da extrema esquerda) anda a receber centenas de milhares de EUROS dos contribuintes, através de entidades públicas (turismo, cultura..) e da câmara de Lisboa.
Ver festival tribeca Lisboa, investiguem. Portugal não é só Lisboa, papalvos do zé…
Sinais exteriores de Riqueza?! Mais outra grande “inteligente” que abunda no País.
Então a Sra. não sabem que o tuga está quase obrigado a “vestir bem, carro bom, asseaduo, manicure e penteado (como a Sra. certamente faz) porque senão é imediatamente posto de parte na Sociedade, mal-vistos, marginalizado.
O tuga vive apertado, quase não pode pagar a vidinha, mas tem de manter as aparencias. É assim, infelizmente.
Ou será que a Declaracao de Rendimentos é falsa, ou não sabem Ler?
É assustador esta gentinha que abunda por todos os cantos a fazer “julgamentos” assentes em NADA, só são fruto da sua imaginação, a pre-indisponibilidade para com os outros , e fazem-no proque foram “eleitos” e já se julgam investidos de “todos” os Poderes e da Inteligencia.
Estes “julgamentos ” à queima roupa, também sei de Sra. Dra. da Seg. Social que “funcionam” assim, gente com o ódio patologico e irracional contra o necessiatdso, só demonstra o nível e grau de Educação e Instrução que essa detem. Acho que é melhor meter camponeses, pelo menos sabem o que custa trabalhar e compreeendem as dificuldades melhor.
A mania de bitolar tudo e todos pela “esquerda/direita” . Porque razaão não se deve aceitar um opinião razoavel, só porque, presumiveimente, vem do outro credo? Mesmo sendo de esquerda ( mas cada vez menos sabendo o que isso vale) acho lógiga a proposta desta senhora, alegadamente conotada com idéias Venturescas. Deixa ver se eu entendo. Um puto é despejado na escola por um Mercedes SLR300, abanando um telelé iPhone 15Promax da maçã, calçando um par de Nikes Air Max, e vestindo outros apetrechos de só quem pode, e mesmo assim reclama apoios escolares subtraidos a quem verdadeiramente precisa…???