/

Há um novo simulador online para escolher água e luz mais baratos

A nova ferramenta lançada pela ERSE permite aos consumidores compararem as mais de 200 ofertas comerciais de energia existentes no mercado.

Esta terça-feira, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) lança um novo simulador de preços da energia, que permite às famílias e empresas comparar todas as ofertas comerciais de eletricidade e de gás natural em Portugal continental.

O comparador de tarifários carrega mais de 200 ofertas comerciais de energia, incluindo eletricidade e gás.

Pedro Verdelho, diretor de tarifas e preços da ERSE, defendeu que “o exercício de escolha deve ser feito com frequência pelo menos anual“, adiantando que em Portugal a taxa de ‘switching’ (mudança de fornecedor) é superior a 30%, o que significa que em média há uma mudança a cada três anos.

Este simulador é uma versão melhorada do simulador disponibilizado em 2007. “É altura de melhorá-lo, torná-lo mais fácil de utilizar para facilitar os consumidores na sua escolha de comercializador no sentido de pagar menos“, adiantou à Lusa o responsável.

O desenvolvimento do mercado retalhista de eletricidade e de gás natural alargou a escolha dos consumidores, existindo “uma assimetria de informação entre o lado da oferta e o lado da procura, o que justifica que tenha que haver muita informação ao consumidor”.

Este novo simulador permite uma comparação conjunta da eletricidade e do gás natural. Reúne o ofertas para famílias e empresas com consumos até 41,4 kilovoltampere (kVA) e permite aos vários agentes do setor terem acesso à base de dados com informação relativa a todas as empresas e a todas as ofertas, uma vez que os comercializadores têm obrigação de enviar todos os elementos ao regulador.

O simulador permite dois tipos de simulação para o tipo de oferta, quer seja eletricidade, gás natural ou eletricidade e gás natural: uma simulação rápida (basta escolher entre os três casos pré-preenchidos) e uma simulação personalizada, em que são utilizados os dados retirados da fatura do consumidor/empresa.

Com este simulador, a ERSE quer contribuir para baixar a iliteracia energética em Portugal.

Em novembro, foi lançado o portal Poupa Energia, gerido pela ADENE – Agência para a Energia, que também permite comparar as ofertas de eletricidade e de gás natural existentes no mercado e contratualizar a proposta pretendida.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.